sexta-feira, 16 de junho de 2017

PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA O 1º ANO ESTAGIO



02/12/2014





FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

DISCIPLINA : PRÁTICA PEDAGÓGICA II - EXTENSÃO-100H

PROFESSORA ANDREA DA SILVA PASTANA


PLANEJAMENTO  ESCOLAR PARA O 1º ANO







SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR







































Trabalho de PRÁTICA PEDAGÓGICA II - EXTENSÃO-100 H.Apresentado Ao curso de História das Faculdades   Integradas Ipiranga Como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Historia. Orientado pela Professora Andrea da Silva Pastana.










Data ____________________________________
Resultado_________________________________

BANCA EXAMINADORA                            

Andrea da Silva Pastana 
Faculdades Integradas Ipiranga

Assinatura_____________________________________________                                                                                               

























SUMÁRIO



INTRODUÇÃO ........................................................4

OBJETIVO; geral, especifico....................................5

METODOLOGIA ....................................................6

AVALIAÇÃO............................................................6

CRONOGRAMA......................................................7

CONTEUDO..............................................................8

REFERENCIAS........................................................10
























INTRODUÇÃO



Começaremos abordando o movimentos das grandes navegações, que será abordado como um  fator essencial  no processo de globalização e de expansão do capitalismo. Os motivos, as justificativas que fizeram esses países se lançarem numa busca por mercado consumidor, desencadeando a chegada em novas terras.
O pensamento político do Renascimento, o surgimento desse novo homem independente desprendido da igreja católica, onde se difundiu esse pensamento, em que circunstâncias os artistas viviam, eles dependiam da igreja de reis para serem retratados?
A reforma religiosa e protestante, esse embate sangrento, as ideias de predestinação, a ideia das teses de Lutero. O perda do poder da hegemonia da igreja católica,e  a separação do estado da igreja.
O estado absolutista e a ideia de mercantilismo e  da balança comercial favorável nesse momento o capitalismo tem por ideia a de que é rica a nação que acumular riqueza.    
            Com o processo das revoluções burguesas, o pensamento de John Lock, em fim dos iluministas e seu liberalismo. A derrocada do feudalismo   os Despotismo Esclarecido, todo o aparato teórico e os acontecimento para o desenvolvimento e formação da sociedade  capitalista.
            Concluindo com a luta dos operários no século XIX, os pensamento dos socialistas utópicos e cientifico, nesse processo de revolução industrial, e a consolidação da ordem burguesa, e a resistência a essa ordem, nos pensamento dos Marx. 

























OBJETIVO:

Identificar os principais fatores que contribuíram para a mudança da sociedades feudal para a capitalista. Atentar para o pensamento iluminista que eram feitos por burgueses inconformados com os impostos cobrados pelo Rei. Colocar as claras os movimentos revolucionários burgueses e religiosos, suas verdades seus objetivos financeiros.
            Analisar os processos históricos que são anteriores a formação da atual sociedade, que é capitalista, entender como esse processo de pensamento foi construído ao longo do tempo na historia. Os pensadores, as lutas sociais, e a problemática que é entender a sociedade capitalista como um processo de dominação por uma elite. 
            Em o estudo da obra; O Manifesto do Partido Comunista; temos por objetivo apresentar uma dinâmica diferenciada, uma vez que essa obra é apresentado apenas trechos, e em alguns casos. Analisar o contexto histórico da obra, e fazer uma comparação coma realidade social hoje, e os traços que a obra trás de atual.

Geral

  • Entender o processo, a transição da sociedade capitalista nos seus primórdios para a atual, e lançar criticas a esta sociedade.

Específicos

  • Entender o processo do desenvolvimento do conhecimento e dos pensadores da fase de transição do capitalismo

  • Lançar criticas ao capitalismo e dar ao aluno a consciência da lutas de classe, assim que entrarmos nesse contexto
























METODOLOGIA


Aulas explicativas com debate e estimulando uma visão critica sobre a historia. Que faz parte do contexto histórico da humanidade e adotando a corrente MARXISTA  como modelo de visão histórica da humanidade. Ou seja a historia das lutas de classe como motor central da historia.
Ao longo das aulas serão feitos testes, exercícios, estimulando a troca de ideias, o método é estimular o debate ideológico entre professor e alunos. Os testes serão feitos ano final de cada capitulo, podendo ocorrer testes entre esse tempo, se achar que há necessidade.
Serão 8 Tópicos estudados, ao longo do 1º semestre, referente a Idade Moderna. Sendo que o trabalho de Intervenção, será o estudo do documento histórico  “ o manifesto comunista”, expostos no cronograma com os dias.
Em o estudo da obra O manifesto Comunista, procuraremos elaborar um texto temático, minuciosamente em vista da dificuldade da leitura em Marx. Procuraremos analisar, o que se aplica e não se aplica hoje na obra.





RECURSOS:

Textos (material digitado do livro) quadro magnético e pincel. 





AVALIAÇÃO:

Continuada, podendo ocorrer testes durante as aulas. E exercícios e trabalhos para fazer em casa.


















CRONOGRAMA


Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho
1-As Grandes  Navegações
Introdução




2- O Renascimento





Estudo da Obra o Manifesto Comunista
3-Reformas Religiosas






Estudo da Obra o Manifesto Comunista
4 - O Absolutismo ou  Estado Moderno





Estudo da Obra o Manifesto Comunista
5-Revoluções Burguesas

6-O Iluminismo







7-A Independência dos EUA

8-Revolução Industrial


















CONTEUDO:


ALUNO: Sebastião Pereira Viana Júnior
DSICIPLINA: História
DIAS DA SEMANA: Segunda, terça e quarta.
TURNO: Manhã
HORÁRIO: 7: 30 as 9: 45   SÉRIE: 1º ano
PROJETO: Idade Moderna  PERIODO:  24 de Janeiro  A 28 de Maio de 2015


1-As Grandes  Navegações
Introdução
1.1-O pioneirismo português
1.2-Navegações Espanholas
1.3-Navegações Inglesa, francesas e Holandesas
1.4-Navegações Chinesas
1.5-Navegações Vikings 
1.6- A Questão dos negadores Cabral e Cristovão Colombo
1.7- A Convivência na nau Capitania
1.8- Afinal Quem Descobriu a "América".

2- O Renascimento
2.1-O Pioneirismo italiano
2.2-O Renascimento nos Países Baixos
2.3-O Renascimento na península Ibérica
2.4-O renascimento na Europa Central

3- Reformas Religiosas
3.1-O desencadeamento da Reforma Luterana na Alemanha
3.2-A Reforma na Suíça o Calvinismo
3.4-A Reforma na Inglaterra e na Escócia.
O Anglicanismo e o presbiterianismo
3.5-A Reforma Católica ou contra Reforma

4 - O Absolutismo ou  Estado Moderno
4.1-O Mercantilismo
4.2-A Colonização

5-Revoluções Burguesas
5.1 Século XVII na Inglaterra
5.2-Século VXIII na França

6-O Iluminismo
6.1-Principais teóricos
6.2-O Despotismo Esclarecido

7-A Independência dos EUA

8-Revolução Industrial
8.1-O pioneirismo da Inglaterra



















































BIBLIGRAFIA:

 SCHNEEBERGER Carlos Alberto. Minimanual Compacto de História Geral Teoria e Prática. 2003. 2º Ed. São Paulo – Ridel.

MARX. Karl. O Manifesto do Partido Comunista 150 anos depois. 2006 


Obs: tem uma bibliografia que não foi possível citar porque, a referencia se perdeu ficando apenas com o conteúdo.












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