terça-feira, 18 de outubro de 2016

Memorias 1










MEMÓRIAS





·         Passagem Rui Barbosa
·         Escolas
·         Escolinha de Futebol
·         Atletismo
·         Faculdades; UEMA,"Faculdade  Ipiranga", e outras tentativas.





































Infância

Sonhos e lembranças do cotidiano, brincadeiras de adolescentes, se perderam no tempo, aquelas pessoas já crescidas, as vezes se encontram, e se lembram das brincadeiras  das coisas da infância.


Lembranças Sonhos e Amigos

Ao longo do tempo, tantas pessoas passam na nossa vida, que nem percebemos que eles vêem e vão, q1ue eles foram importantes na nossa vida,para nos que por um período curto, somente depois que nos separamos, percebemos que perdemos grandes amigos na escola, na nossa vida, na escola na rua, a família, são todos ,elementos que trazem sentimentos para nos.
Na escola  amigos que nem damos importância passam, logo esquecemos, depois em nossas lembranças eles vêem, em nossa memória, nunca mais o veremos, dificilmente encontramos um entre milhares de pessoa. Um aqui, e ali raramente, são muitas historias, problemas e dificuldades  que são compartilhadas entre nos.
Pensamentos, ideologias, religião, tudo vivemos e discutimos, na escola, quando concluímos, os estudos, quando crescemos vamos atrás de emprego, cuidar da família, dos interesses particulares, os amigos ficam para trás, e nem percebemos.

ESCOLA

 Amigos da escola vêem e vão, alguns realmente marcam a gente, a irmã, as gêmeas, kleiton o coelho,doutor Gores,cesso,Erasmo,Marcilio,cangatal,Lidiani,Josiane madeira,  Rose,Cris,e tantos outros que já esquecemos. Rimos, choramos,muitos partiram no meio no meio do caminho, nunca mais aquela geração  se encontrará novamente os mais variados destinos cada um teve.
Hoje em 10.08.2016, reencontrei uma amiga da escola Tiradentes, ela ainda está no ensino médio, depois que sai dessa escola por volta de 2002, fui para o Zacarias, e nunca mais  vi ninguém de lá, quando retornei para estudar como ouvinte, na escola Frei Daniel encontrei ela.Hoje já estou formado em historia.



Trabalho:

Hoje sonhei que voltava a distribuidora, iria jogar no time deles, e exigia que eles jogassem cada um na sua posição, falava isso para o Sergio, queria que eles jogassem iguais os profissionais.


Faculdade Ipiranga

Sonho do Adeus: hoje tive um sonho que  ele tentou passar a idéia  de que amizades vêem e vaso, ficaram as amizades,  da UEMA, nunca mais encontrei nenhum deles,  parece que tudo  se perde, depois que passa aquela emoção das amizade, tudo se perde no tempo, e no espaço.Foi assim com o pessoal da UEMA, parece que vai ser assim com o Ipiranga, mas ao contrario das UEMA, que na época só tinha o celular, não se falava no At zapp, o pessoal do Ipiranga está todo conectado, no zapp.
Pelo menos a maioria, alguns não. Agora penso, porque será que não consigo falar do meu ex trabalho,o liberal, eu via com muito profissionalismo, e pouca amizade, seja em todos os aspectos, o tempo, consome qualquer coisa, o tempo acaba com o calor da amizade, tudo acaba, o grupo se desfaz cada um parte para seu lada, ficando o vazio do que um dia foi uma amizade calorosa. 



Passagem Rui Barbosa anos 90


Recordo pouco da Escola Bento XV, mas pouco depois dessa época tinha uma turma, que era antes que eu estudei na Amália, que fazia da rua um campo de futebol, nos jogávamos bola na rua esburacada mesmo; Lembro-me do ronrom, Cocota, Val, Bill, Cra, Júnior (da titeca) rival do Crá, Denis e seu irmão Dalmo que era encarnado pelo Chana com ter sido estuprado e o manduca dizia de novo, dedeco (coroga) uma vez esse coroga foi mergulhar no poço, ai esconderam a short dele ele tentou chamar o irmão era, mas por ele encarnar muito nele, ele falou “a vai te pra merda” pra sair de lá ele pegou um jornal velho e saiu correndo, todo mundo riu. Marco (amarelo), Marcio (louco ou cabeça iluminada), Marcelo, dadinho (beiçola, beiço de sola ou Cirilo do carrossel) manduca (beição) e seu irmão João, da Lua ou só Lua, Nelson, Wagner, Fernando (bunda de moça ou só bunda). Uma vez esse bunda se invocou comigo quando chamei disso, ele pegou um pau e queria me bater. E mais o, Jonhata (kiko), Uilber, Davi (homem cobra), Caio, Marcos Gileno (orelhão, relha de abano ou abelha), Ita, Lucio (ploc monstro ou monstro boll), cidinho, e seu irmão vadinho,Gugu, Denis, Zibigue, Fabio, Rodrigo (cabeção), Gleidson, Dede, Péricles, Maicon e suas irmãs Joyce e Monique, do visuarte, e também tinha a  Daniele (tiquinha), essa gostava de brincar comigo de varias coisa até com um disco que ela ganhou de presente, Leni, Neide, Jose, Gisele, Renata, que brincava com a turma e tinha uma menina que jogava bola. Já a galera mais adulta era o Magno (magnésia),Gago( touro indomável)  Cesar (Morte) Sergio, Claudio, Caveirinha, Marcelo (cabeção), Alexandre (Zeca urubu), Julho, Lobão, Dinho, esse Dinho uma vez pegou pesado com um cearense a brincadeira foi tão pesada que não pode ser contado aqui, Periquito, Nenê, o caveirinha esse que pescava no rio Guamá para a  sua avo.
Uma vez jogando bola, esse Uilber achou muita graça de um moleque que se bateu sozinho, achei interessante como ele tinha facilidade me rir das coisas desajeitadas das pessoas. 
Nos jogávamos jogo de botão na casa do Fernando eu não jogava muito era difícil foi poucas vezes fui campeão uma vez jogando eu o Fernando o Wagner e o Nelson. Cheguei a ter um campo e alguns times mais depois terminei com eles. 
 Existia mais, só que não me lembro, era uma turma da brincadeira. A galera curtia Spectreman, depois He-Man, Jaspion Changeman, a flor das sete cores, pica pau Ton e Jerri. Pernalonga etc. Em 2012, o Dalmo falou que eu tinha um boneco interessante que ele gostava que fosse possível mexer. Uma vez o Rodrigo cabeção, eu e o Marcio estávamos brincando de bola no quintal, ele mexia com o Marcio e chamava de psicopata, mongo, pegava e agarrava-o, eu dizia pra ele não fazer aquilo, e largar o moleque, Quando derrepente a Nazaré e a Nelma chegaram, e deram porrada no cabeção. E depois foram embora, com o Marcio. Recentemente me recordei das meninas neguinha irmã do Val e Rosana que brincavam com a gente, atualmente a Rosana anda pela Rui Barbosa ainda, mas não fala comigo a neguinha foi embora da vila da dona Antonia e nunca mais ouvi falar. Esse pessoal da ex vila da dona Antonia tinha um jeito diferente de ser e falar digamos que eles eram tudo um linguajar bem paraense mesmo, me lembro do Wilber com seu jeito ele ria muito e falava diferente.
Na época do atletismo, recentemente em Junho de 2012 lembrei da professora Sandra Malcher, e a mãe se emocionou “olha, ele ainda está lá, me lembro quando eu fui lá e entreguei o Junior pra ela ta aqui é seu” se referindo em entregar para os trinos naquela época não havia apoio do governo. Hoje ainda tem alguma coisa.
Uma vez Na Escola Amália Paungartten um moleque queria me encarnar, eu chamei logo ele de petróleo, assim, “Sai daí petróleo”, ele ficou caladinho, a galera riu,principalmente o Barbosa e seu irmão barbosinha ou Kangatal, depois o cesso e o picolé começaram a falar e o picolé falou que eu tirei esse apelido do moleque que também chamado assim na popular, mas eu falei, mas serve pra ti também, depois o cesso falou pra ele é serve pra ti também rindo.
Foram muitas brincadeiras impossível de relatar todas, entre elas estavam chamar de psicopata, contaminado, mongo, retardoido, de correr popular, pira ajuda, garrafa, garrafão, pira se esconde e a inventada pira quadrado etc.            
Uma vez nos brincávamos de uma espécie de cemitério no terreiro, o que se chama de queimada. A primeira vez que eu ouvi falar nesse terreiro em que se podia jogar bola, foi quando eu estava andando na frente dele e eu só ouvia as pessoas jogando bola o Magno, dedeco ou coroga, Fabio e outros só depois eu fui jogar. Teve uma galera que chegou depois, eram quatro filhos filho de cearense, eles eram quatro, uma vez nos estávamos brincando um deles deu uma balada no outro irmão chega ele se arriou chorando quando eles me falaram fiquei intrigado quando aquele que sofreu o impacto ainda disse é assim mesmo o jogo. Antigamente tinha o terreiro que tocava aquelas musica brega, e as pessoas iam pra lá dançar se divertir, e dançar na verdade tocava de tudo lá. A turma brincava de uma espécie de pira quadrado que consistia em desenhar um quadrado no chão e quem estivesse dentro não poderia ser pego, surgiu a parti da pira ajuda porque quem era pego também tinha que ajudar, eu que inventei.
Me lembro que cheguei a trocar com o Rodrigo cabeção uns jogos de botão por um Holkman que eu ficava escutando musicas foi o meu primeiro contato mais profundo com as musicas , na época era os houses, mas isso foi antes do Atari e mega drive.
Uma vez esse Magno chegou e nos estávamos jogando bola eu não queria brincar com ele, ai eu mandei o Marco pegar a bola e entrar, mas ele não deixou e ficou naquela arrumação de tentar e ele impedir até que nos conseguimos depois quando nos entramos a mãe falou e ai fugiram de campo.Mas nos entramos rindo muito na chamada popular sacanagem.
Outro episodio hilário envolvendo as minhas imaginações e o pequeno Marco  foi quando  nos estávamos estourando bombas, pagaram uma lata de sardinha os moleques um pouco maior, e estouraram ela ficou igual um casco de jabuti cheguei com o Marco e disse olha isso serve para a gente brincar de boneco e mandei ele pegar e correr pra casa, quando ele fez isso após o outro estouro um grande foi mais ágil que ele e pegou da mão dele e disse é pra cá pra onde tu vai já, eu achei graça e disse deixa isso pra lá só me restou torcer para que ele agüentasse  os estouros no final caio em cims do telhado do dono do som Luck Som pai do coronga.
Coisas misteriosas; Essa historia da cabeça iluminada foi o seguinte: Um dia o Marco viu na construção do visuart seu Antonio (criptônio) uma espécie de cabeça que saia do chão ela emitia um brilho, que ele dizia ser iluminado, ele foi chamar a gente para ver, me lembro que foi eu e o Marcos do carica quando nos chegamos lá realmente, uma espécie de cabeça que saia do chão, Essa cabeça não chegava ser do tamanho  de uma pessoa, era  um pouco menor  me lembro de ter jogado uma pedra, e ela partiu um pedaço no rosto  no dia seguinte ele me chamou pra ver as cinzas  no chão. Ai ele contou essa história pro Marcio e mais alguns no outro devido ter ficado tão impressionado ele sonhou com uma cabeça iluminada, e falou pro Magno esse que espalhou pra turma que ele tinha sonhado com uma cabeça iluminada e todo mundo ficou dizendo “egua cabeça iluminada”. Até o Chana uma vez encarnou “cabeça iluminada” Foi essa a historia que me lembro. A Nazaré uma vez me chamou e disse olha o Magno inventou isso, mas não, foi esse contexto que desencadeou isso.
Outro fato mediúnico foi quando eu vinha entrado em casa pela construção do visuart, eu vi uma sombra que fazia um barulho, mais não liguei e entrei assim mesmo, um minuto depois o Marco viu uma sombra, e chamou eu a Lucinha pra ver o Marco hoje em 2001 alega que eu fui ver e joguei uma pedra que partiu a sombra, mas pra mim  a pedrada foi na cabeça iluminada.
Uma vez estava eu o Marco e o Bill, estava, os na frente da casa do seu Antonio e falei que o apelido dele era pra seu criptônio, a filha dele chegou a Joyce O marco começou a falar do seu criptônio ela perguntava quem é seu criptônio, depois ele falou é o teu pai e ela falou; Olha deixa  ele ouvir ai o Marco gritou seu “Antonio o teu apelido é criptônio, então ela falou  tu tem sorte dele não saber quem é ai ele falou sou eu o Marco que ta falando, ai ela falou que ele não estava ai, mas foi tudo muito rápido, depois o Bill falou pra ela como um cagueta olha foi ele que inventou. 
Naquelas épocas nos costumávamos sair um dia fomos para o bosque eu Marco e a Renato lá nos mergulhamos naquele chafariz junto com outras crianças. Lembro-me que usei as causas do Marco, ele ficou de cueca. 
Antigamente eu ia pra casa da titia Lélia, tinha a Lucinha, Luciana, loca tatá, só depois veio o Rafael. Lá foram as mais variadas brincadeiras, isso era na época do Jaspion, changeman, etc. Lembro que passava muitos heróis dessa época. E quando começaram esses seriados, ela me chamou e mandou eu assistir , já estava enjoado e não fiquei fui bater papo com  elas.
 Tinha umas brincadeiras que a gente subiu na laje, costumávamos chamar uns paras os outros de psicopata, retardoido, contaminado ou (cagaminado). Isso era na época que passava aquele filme Enigma do outro Mundo. Era uma sangueira só. Brincadeiras na construção, na laje no terreiro etc. Uma vez a tica levou eu e o Marco  para a praça da Republica, lá nos ficamos correndo, brincando de pega. Faz muito tempo isso eu devia ter uns 14 anos.
            Teve um episodio envolvendo o Felipe e o Fernando, antigamente, por volta de 2002, quando eles ainda eram mais criança eu ia pra lá com eles, e ficavam na brincadeira, o Felipe começava logo com um chutão no Fernando e daí pra frente as mais diversas brincadeiras, e a Tânia ficava com raiva, e eles gritavam etc. Cheguei a fazer um desenho para eles que dizia Felipe e Fernando uma dupla da pesada, e pra Isabela beua e Iasmin que era a smigol (nicole) também. 
            A primeira vez que o Marco me levou para ver o super Nintendo foi na perdição como chamavam uma antiga casa que alugava por hora os jogos de vídeo game era o Super Nintendo fiquei muito impressionado, perto do atari que eu tinha, o jogo era o street fighter olhei pouco e fui embora, e também tinha a personagem Chun Li que ficou marcado.
Um dia eu vi o Rodrigo cabeção com um fone no ouvido e um radio, era um olkman, depois troquei pelos meus jogos de botão ai  a mãe me falou que tudo o que eu queria eu conseguia se referindo a posse do aparelho já que ela tinha programando comprar um desse no natal, depois ganhei um desses no natal. Mas Tarde o Marco ganhou um mega drive, depois do atari.      
Mas para cá tinha uma galera maior que chegou, na verdade foram dois como o Clauber e o Jeferson e sua esposa Gracinete, o cluber eu dizia que era o corno do brega porque ele era metido a cantar, mas ele dizia que era o romântico do brega .Foi muitas brincadeiras, me lembro que uma vez eu estava revoltado com a mãe e eu falei algumas coisas tipo roubar etc., o Jeferson me chamou e disse “E Junior para com isso o que tu falaste a tua mãe ficou muito triste, eu disse que foi da boca pra fora e não ia fazer isso”. Esse Jeferson e Gracinete e até o Clauber foram pessoas que participaram de muitas brincadeiras nas décadas de 90, como quadrilha piadas festas etc.
            Algumas brincadeiras de antigamente das crianças, era só de perversidade como afirma o Lua, como por exemplo, um cartucho de desodorante, e um balão para dar balada nas pessoas, e entre eles mesmos, cano com canudo com espinho. O campo propiciava essas brincadeiras, pois havia muitos quintais grande na década de 1990, hoje 2012 não tem mais só o asfalto onde alguns meninos atualmente brincam de bola. O lua disse que eu não participava, mas gostava de ficar rindo das armações.  Outras eram com carro feito de lata cheia de areia, peteca,piras fura fura consistia em ter um pedaço de pau um ferro na ponta a ter que acertar que ele fique em pé na areia e assim ir fazendo as linhas, consistia em trancar os outros participantes. Também teve uma época que a turma desenhava encabeçada pelo Marco, Rup e até o Lua desenhava na casa com a Cíntia. Me lembro quando se formava os grupos. Chegava até ter uma galera da popular e uma que passava aquela encruzilhada da passagem com a popular.        

Tucurui anos 80

Lembro-me que uma vez fui dar uma volta no quarteirão quando encontrei umas crianças brincando, eles me chamaram pra participar eram umas cinco crianças brincando num pátio fiquei por algum tempo e depois peguei a bike e voltei pra casa, eles estavam me procurando. Essas bicicletas mais tarde já em Belém foram roubadas do quintal.
Outro dia eu fui dar uma volta com o meu pai no quarteirão falei emir veloz e ele foi mais depois parou. Em Tucurui tinha os Escoteiros e a Escola Plácido de Castro onde eu estudava.
Eu andava muito de bicicleta na época, tanto que uma vez quando dei uma volta para um colega minha perna estava dormente, entre os amigos estavam o Ricardo Ellen os que me lembro.
Tinha uma turma da brincadeira nessa época, uma vez nos estávamos brincando de se embalar na rede, quando foi aminha vez de embalar foi com tanta força que as crianças caíram da rede a mão só ouviu aquele estrondo quando veio ver todas no chão e eu em pé se não me engano estava o Marco Silvia Tânia e mais outros que não recordo o nome, mas depois a mãe foi ver o punho da rede, ela tinha saído da escapula tamanha foi a força. O Marco era criancinha na época  
Uma vez no quintal. Nos brincamos de dar bolada nas pernas de cada um, u ficava de costas e o outro dava um chute na bola com toda a força nas pernas co colega, se não me engano era o Beto e o Ricardo, mais o Marco e eu.

Bento XV anos 90

Recordo pouco dos fatos, mas me lembro que às vezes eu voltava pra casa em um carro alugado. Tinha um Nilton, Marcio; Uma vez fui com o Nilton jogar fliperama na Barão fomos a pé de lá fui pra casa. 
Nos dançamos quadrilha, eu fazia par com uma  menina que não me lembro, mas acho que era uma menina que mora na Rui Barbosa até hoje as vezes eu encontro ela. A morena que levava enfeite de natal para arvore caixa de fósforos enrolado em papel laminado. Nessa escola, tinha uma menina que eu chamava de peteca pra ela porque ela estava com umas petecas e jogava, com ou outros meninos.    

Amália Paungartten 1993-1994-1995

Quando eu estudei nessa escola, tinha muitas figuras, mas me lembro da Marly, Liliani, uma menina loira essa que cheguei a ver ela mais tarde no cursinho átomo vestibulares, que fiz para prestar vestibular. E o Edivaldo (cesso) e o Arnaldo (parente), Erasmo, Davi e seu irmão maior, Tinha o Marcilio (Homer Simpson) Nessa época era o primeiro episodio dos Simpsons. Jackson, e um que a gente chamava de doente porque ele costumava chamar as pessoas assim. Wilhamis, o Marcio Feitosa um menino que desenhava revistas em quadrinho, também desenhava mulher nuas na capa dos nossos cadernos. Tinha a Xingu uma menina que era chamada assim também de caveirinha por ser bem magra, todos na quinta serie, esses os que mais me recordo. Tinha o Janderson que era de outra turma, mas falava com a gente, e tinha um que a gente dizia que ele era o Pablo Escobar porque uma vez nos pulamos o muro pra fugir da vacina quando nos pulamos, ele já tinha sumido.
Pense numa cadeira sendo arremessada e se chocando violentamente contra a parede, ou o quadro verde,  aos gritos e berros de palavrões citando o nome dos professores, principalmente o de matemática, esse era eu que comandava a galera. Nos gritávamos o nome do professor x e tacava lhe a cadeira na parede e falava vai te f.. Professor X.
Ficamos nisso alguns dias sempre após os chamados recreios e após a saída. Um grupo de alunos de maior idade, deu essa ideia de ficar jogando as carteiras, mas eu já tinha feito isso antes. Eles falavam que a onda braba era na nossa turma. Um dia eu disse vou jogar essa cadeira nova eles falaram essa não ela está boa,  mas eu disse mas eu  vou quebrar.
Joguei a carteira violentamente, e sem piedade na parede, eu devia ter uns 11 anos, foi um  estrondo que me deu medo mas ela não quebrou. Os três alunos que era nossos amigos ficaram impressionados, até hoje falo com eles e ficamos lembrando  do passado.  
Quando cheguei em casa falei pra minha mãe o que eles fazíamos mas falei que eu não fazia,  ela disse que era vandalismo, coisa de ladrão. No outro dia eles me chamaram pra continuar a fazer essas coisa,  mas eu expliquei não eu perguntei pra minha mãe e ela disse que é vandalismo eles não sabiam o que era isso eu disse que é quebrar coisa fazer o que estamos fazendo. Ai  nos paramos, na nossa turma. 
No outro dia a turma x dos amigos maiores,  os alunos quebraram as cadeiras, foi um escândalo diretor e demais apoiadores foram nas salas, e na nossa as meninas falaram aqui eles fazem isso por sorte não tinha cadeira quebrada, nos jogávamos as quebradas velhas. A supervisora disse a informação não confere.
Foi por um triz depois disso nos paramos de fazer essas coisas. Mas já tínhamos parado antes, com a ideia dos maiores era uma época em que não tinha divisão por idade nas salas tinha até moça com agente.    
O cesso imitava o costinha e uma vez eu fiz o mesmo e o cara falou pra mim “um olha tu fica imitando o costinha ele é viado”. Eu não sabia o que era viado e olhei para o  cesso e ele disse é balançando a cabeça, me lembro que quando cheguei  em casa perguntei pra Tica o que era aquilo e ela explicou é homem que ser mulher, ai eu entendi.
Tinha uma galera de outra turma que a gente andava não recordo o nome mas entre eles tinha o Pablo Escobar que nos ajudou a fugir da vacina quando nos pulamos o muro ele já tinha saído.    
Também teve o episodio das cadeiras jogadas na parede quando deu uma bronca, eu e o Idivaldo paramos para não pegar pra nos depois umas meninas um pouco maior pediram pra gente jogar porque elas achavam engraçado, “joga” dizia ela. Mas nos não obedecemos, principalmente por causa da bronca que deu que uns alunos quebraram as cadeira  de uma turma. A primeira vez nos fomos motivados pelo Pablo Escobar e outros meninos um pouco maior. Nessa escola.
Costumávamo-nos jogas as cadeiras quebradas na parede eu e o Edivaldo depois que um grupo de alunos grandes deu a idéia. Depois que os alunos de outra turma quebraram as cadeiras, e foi uma bronca em toda a escola, depois nos paramos com isso, essa era a época do Black Kamen Rider.
Nessa época, tinha a perdição uma casa que a gente jogava vídeo game por hora, era o super Nintendo a febre do momento era o Street Fighter em 1994. Eu tinha um Atari        que já era ultrapassado mesmo para essa época. O Marco ganhou um mega drive mais tarde.
Tinha o professor Frankin (frango) de geografia Sonia Arruda de português Elcimar (elcin) de matemática Horlando (Horlan) de ciências. Certa vez eu falei brincando com um aluno que ia pegar ele depois, ele chamou a turma, e o Janderson me ajudou vamos embora quando nos íamos andando um menino deu um murro na costa dele ele falou não foi eu ai acabou ai; ele falou que ia agarrar esse moleque.
Outra história era a do Davi, que nos brincava ele queria dar uma de cagueta e nos mandava ele para longe. Quando a turma se separou e cada um foi para outras escolas os dois irmãos armaram para pegar a gente e de fato pegou o Edivaldo quando ele estava lá na frente do Novotel eles mandaram me chamar o marco estava com ele e falou “Junior vamos lá que o Davi o (homem cobra)  e o irmão dele estão querendo rever os amigos de antigamente”. Mas tudo era uma armadilha ele viu que eu não fui então pegou um pau já guardado e começou a dar paulada nas pernas do Marco e Edivaldo, o Marco correu o outro não. Depois do ocorrido eles foram me dizer o que aconteceu ele disse que nos mexia com ele, mas pra mim tudo era brincadeira. Depois ele mandou eu tomar cuidado pois ele podia me pegar.
Não recordo se foi antes ou depois que esses dois me encontraram e disse era tu mesmo que eu queria pegar e iam escolher um pedaço de pau para bater, quando percebi, mas alguma coisa me disse corre e acabei escapando, a segunda foi quando eu estava tomando banho na chuva, com a Mita, ele veio logo querendo dar cascudo, e a Mita falou e não bate nele ele parou e foi desconfiado. Esses dois eventos pode ter sido antes do ocorrido com o Marco e o Edivaldo, por três vezes eu escapei dessas figuras.  

Escola de Educação Física 1995-1997

Por volta de 1997, e até antes quando eu tinha uns 13 anos eu fui para essa escola o primeiro professor foi o Skillis, parei pelo futebol, mas depois voltei em 1997, fazia parte de uma turma de atletismo, me lembro da Ana Claudia, Marcio, Juraci, professora Sandra Malcher, Professor Abelardo, e um aluno conhecido como bomba entre outros, outro que chamávamos de Claudinei Quirino (mendigo). Íamos para outeiro treinar, e as mais variadas corridas.
Uma vez fui competir no salto em distancia à mulher passou na frente na hora em que ia pular e tirou todo o impulso acabei perdendo a chance de ganhar uma medalha de ouro.Tinha a Guamá uma menina que morava nessa bairro por isso ficou assim conhecida.


Catecismo anos 90 e a crisma em 2010

Catequese  anos 90

Hoje, 2013, mas nos anos 1990 eu ia para o catecismo, e Eles cantavam assim: E é tudo o que me lembro Era um coral e nos cantávamos junto com eles isso é tudo o que me lembro das varias musica que tinham, em um  tempo que não volta mais

Musica da missa das crianças em Belém anos 1990 na Basílica, ou o que me lembro delas
Cachorrinho, coelinho, ovelinha,  e o peixinho do mar
Todos entram nas historia de Jesus
E os meninos e as meninas como eu também
Entram nas historias de Jesus
É por isso que eu gosto de escutar
A palavra de Jesus

Era um coral e nos cantávamos junto com eles isso é tudo o que me lembro das varias musica que tinham tempo que não volta mais, mas as lembranças são boas, as pessoas vão, e novas aparecem em nossa vida.

Crisma 2010

Voltei em 2010; Dos colegas não recordo o nome, mas uma vez nos estávamos no arraial ao dia nos brinquedos de água quando o carro do menino veio pegar ele, eu empurrei o barco mais para dentro que ele se agoniou e pisou na água mesmo para ir embora. Parei por causa do futebol. 
Depois em 2011 fiz a crisma, Dom Alberto Taveira foi quem celebrou a missa de crisma, no final teve uma festinha para comemorar. Nessa em 2011, tinha a Carla que era muito amiga minha. Ela pegou os meus contatos, mas nunca me retornou.    
Na crisma em 2010, me lembro que Dom Alberto falou  quando ele passou mo meio dos crismandos, ele disse que viu pessoas seguras, pessoas confusas, que não sabiam se era realmente aquilo que queriam, depois ele chamou para entregar o selo e o óleo de traz pra frente, ou seja ele quis transmitir que os últimos serão os primeiros e eu fui um dos primeiros.
Depois ele explicou que aquilo não era formação, era sacramento, deixou bem claro. Também ela mandou nos renegarmos ao demônio, foi um retorno a igreja, mas depois de muita turbulência na minha vida, consegui me estabilizar.

Emanuela de Freitas 1990

Estudei por um ano lá, conheci o kleiton e o coelho que é como me lembro dele, tinha uma decida, e o pessoal falava que quando chovia enchia a casa do coelho que era lá em baixo. Uma vez nos fomos jogar peteca na casa dele e ficamos até tarde jogando na frente da escola. Eu tinha um adesivo do mascote da copa de 90, mas roubaram do meu caderno. Fazíamos-nos física eu jogava bola num areal que tinha lá. Hoje 13.06.2012, me lembrei do doutor goris, (aquele do Spectreman que gesticulava). Um aluno que tinha o cabelo parecido com o dele, e por, mas só eu que pensava isso os outros não sabiam, uma vez ele tentou me encarnar, mas eu falei isso é os outros riram ai ele parou. Ema vez eu fui com ele comprar um álbum de figurinha do campeonato brasileiro foi a primeira vez que eu vi esse álbum depois comprei, mas nunca completei.

Escolinha de Futebol

Outra das atividades muito boa na minha vida, as chuteiras, meião, caneleira faziam parte do arsenal das atividades, viagens campeonatos medalhas etc. Perdi a viagem para salinas, mas fui a outras. Foram muitos os colegas, todos que mudavam constantemente.
Varias vezes nos jogamos futebol no campo da curuzu estávamos acostumados a jogar só no areal, quando terminava a bola, nos íamos para são Brás pegar o ônibus, a minha primeira medalha foi num torneio muito difícil, ganhamos a final por 1 a 0; Depois veio diversas medalhas.  
O Rodrigo cabeção pegou essa medalha e disse olha o Junior só no quebra se referindo ao desenho de dois jogadores. Eu dava o maior valor nessas coisas de medalha

Tiradentes à tarde e a noite 1996 -2002

Eu comecei lá estudando a tarde, e foi a primeira escola que eu fui para a noite
Antes do RPG, na sexta serie nos íamos jogar fliperama nos jacarama eu Bruno malabin, às vezes o loiro, Marco. Outro dia eu e o malabin fomos pra casa do Bruno chegamos lá estava o irmão dele jogando no vídeo game dele, ele tirou e disse já chega e nos jogamos era um desses de poucos bits, inferior ao mega drive, o jogo era de olimpíadas.  Com o malabin e o Marco a gente gazetava aula e ia pro shopping e ficava nas brincadeiras, também íamos ao fliperama e jogar alugado na locadora. Quando eu jogava na escolinha do Paissandu, o Bruno se matriculou também e nos fazíamos juntos. 
Uma vez o Marco foi falar sábado passado, e saiu (sábado “sabado”), nos rimos eu e o Malanbin mais uma mancada e eu estava lá.
Um dia na noite por volta de 2002 o Hanilson um colega desde a os tempos da tarde, era umas nove ou dez horas, e me convidou para sári  eu Fui com ele para a casa de um colega dele de jogos de RPG.
Chegando lá estava o Raphael, Gabriel, Rupe que era colega do Marco, Jogamos e depois foram vários encontros até se estender para o Guamá depois disso joguei por mais alguns tempo e parei de jogar. O Rupe ainda narrou muito no Guamá, mas joguei poucos dias.
Na turma da noite eu me lembro muito da Joseane Madeira ela falava que não estudava há uns anos e vendia coco no ver o peso. Ainda me lembro da Diene Alves, e da Elizangela que foram colegas da noite.  
Lembro-me da Lidiane, e da Joseane Madeira e de um que era apelidado de Alcir que quer dizer corno, ele ficava mordido uma vez chamei, ele disso. Antes tinha a uma evangélica que a gente conversava muito.
Uma vez nos encarnamos no rapaz ele estava sentado, e eu falei olha ele ais dá um beijo nele e o cara abraçou ele, e beijava, depois ele disse “um a cabeça dele é cheirosa”, os rimos muito e ele disse quando te encarnam tu não gosta, não lembro mais o nome desses dois.

Zacarias de Assumpção 2003

Essa foi a minha ultima escola, lá conheci a Rose, Cris, Rosana e outros que não me lembro. Uma vez nos fomos para o arraial, mas as duas tinham medo dos brinquedos e não iam neles, só a Cris que foi comigo algumas vezes. Essa era uma turma mais adulta. Tinha a Deusanira uma colega irmã, que queria me converter, ela queria que eu fosse para bagre com ela, mas nunca respondia.  
  




Memórias da distribuidora 2003-2004-2005-2006



Eu entrei com uma geração de quatro elementos, grilo,shokito,pato,escobidu, me refiro a apelidos, para não envolver o nome das pessoas nos escritos. Hoje em 2016, acredito que somente o pato esteja lá, sai em 2015.
Havia muito jogo sujo, cigarro, bebida, drogas, prostituição, convite de homossexuais, para as suas praticas, roubo de jornal, os chamados espertinhos que enrolavam trabalho, tinha os covardes que tinham medo de executar funções de maiores responsabilidade. Nunca me envolvi com essa corja.
Uma vez um individuo conhecido como grilo, ou cobra seca, o encarregado veio para escolher um para esquentar o mingau, outro falou, manda um bem esperto, “que era os chamados enrolões”. Esse sujeito chamado grilo disse vai lá Sebastião, o encarregado apontou pra ele e disse tu é o “enrolão”vai esquentar, moral, ele estava querendo dizer que eu era o enrolão, e acabou passando vergonha, todos riram dele.
Uma vez um individuo conhecido como enraba padre estava se escondendo do trabalho, atrás das maquinas.
Uma vez um individuo conhecido como acerola, foi dormir o jornal rodando, eu e mais dois pegamos o jornal, mesmo o encarregando mandando eu chamar ele não veio, quando acabou de rodar ele apareceu e oi embora.Esse individuo foi chamado outro dia para pegar advertência verbal.Depois de passado algum tempo esse individuo, saiu por justa causa porque roubava jornal.
Uma vez um motorista esculhambou com um encarregado  que vivia humilhando os auxiliares, ele me disse que foi pelos auxiliares quer ele  fez aquilo, e que ele ia quebrar a cara dele se ele fosse lá pra fora. 
Uma vez o tal de grilo, ou cobra seca me ofereceu droga,hoje ele se diz crente, ou seja, ele tenta  esconde trás de Cristo os seus crimes, ele viciou muitos, hoje ele está salvo, e as sua vitimas vão pro inferno.




Cursinho Átomo Vestibulares 2006

Depois me matriculei no cursinho Átomo Vestibulares onde tinha, como referencia um aluno que era o mais antigo do cursinho o Kleiton, e o pessoal tirava brincadeiras com ele. Conheci a Even uma colega que levava fotos dela para o pessoal ver, e tinha uma turma da brincadeira.  Nesse cursinho foi muito bom, pois depois dele eu havia sido aprovado no vestibular da EUMA. Eu queria mudar o mundo com a educação por isso escolhi a profissão de professor.

UEMA 2006-2007-2008-2009

Em 2006, comecei na UEMA. Foram muitos os conhecimentos adquiridos como Karl Marx e outros nessa universidade. Também tinha a Soraia, Ariadne, Joseane, Graciete Sandra, Roberto, dois Nilton. Uma vez o Nilton falou que a gente ia para o recreio, todo mundo riu, foi muito engraçado. Foram três anos e mio de convivência nessa turma nós já estava enjoado. Acabei que não conclui o curso, por causa de problemas de saúde, psíquicos, que me atrapalhou bastante.
Foram bons momentos, novos amigos tinha os conflitos, mas a professora  de metodologia cientifica uma vez falou que a nossa turma era boa de trabalhar. Eu tinha acabado de vir de um ensino médio, estava muito distante das exigência da universidade, tudo pra mim era novo, a forma como fazíamos os trabalhos, era um mundo novo pra mim.
Não é possível falar da minha formação acadêmica sem lembrar a UEMA, e os professores que também foram muito bons, na didática, na psicologia da educação sociologia filosofia e as matérias especificas. O professor Paulo Tavares, Sonia Passos, Azarias Favacho, e outros que não lembro o nome. Uma vez encontrei um professor na frente dos capuchinhos ele deveria estar indo a missa, foi bom o encontro.
Até hoje guardo o material que fez parte do meu despertar, não conclui o curso, indo mais tarde para a faculdade Ipiranga onde hoje 04/04/2014, estou no   terceiro semestre. Mas ficou o legado da UEMA na minha formação,na minha militância junto ao PCdoB.    

ONG Napeconha 2009

Eu dei aula de história nessa ONG, foi uma experiência muito gratificante. Conheci professores como a Joyce Botelho, Bruno, Tay Portal a pedagoga Ângela e a Juca dona da ONG, também tinha o Klaus funcionário do governo que tinha medo de questionar o governo. Eu ia aos sábado e domingo ministrava aula de história. Historia Moderna das grandes revoluções do iluminismo até a industrialização e o marxismo   
A ONG Napeconha foi pra mim uma  mudança no modo de ver o mundo, e que nos tínhamos que participar de movimentos sociais, me deixou muito feliz  fazer parte dessa casa, onde aprendi realmente a ser um professor de verdade onde nos íamos para a pratica, ali tinha gente que estava procurando melhorara de vida também.  A professora Jucá era muito atenciosa com as pessoas se ela visse alguém na rua, ela convidava para estudar.

Estagio no Frei Daniel 2009

Ainda cheguei a dar aula no Frei Daniel com o professor Raimundo Ana Cecília e Henrique e outra. Lembro-me das alunas Daiane Katerine, Yasmin, Sara que mais. Na sala dos professores,aconteciam muitas brincadeiras. Cheguei a passar uma prova elaborada por mim, foi muito bom. Os professores faziam brincadeiras, cheguei a fazer parte na sala dos professores. Entre eles tinha o Henrique historia Ana Cecilia, Raimundo Historia, e um que uma vez um aluno chegou na sala e ficou na porta quando ele chegou ele segurou o professor e disse algo relacionado com o Clodoviu, porque ele era parecido com ele um professor que estava comigo riu, esse aluno era chegado a falar sobre as entidades da umbanda.   

Nos eventos de atual, nos fomos correr na chuva eu Marco e um tal de Fernandão ex participante da quadrilha da Silvia (vica),  passando pó um boca de rua encontramos outro grupo que também ia correndo, um home gritou heee, e nos respondemos. Estamos resgatando o antigo mega drive com jogos que nos nunca imaginaríamos ter naquela época como o gynoug e o street fighter, hoje nos estamos conseguindo através do mercado livre, e pelos camelos do comercio nos fomos lá um dia, e tinha uma moça que se matava no vídeo game, chega ela estava de boca a Berta ela atendeu muito bem a gente, quando eu pegue o Mario para jogar e morri ela disse hee morreu não agüentei e ri.  Pelo mercado livre em Junho eu falei com um vendedor que disse ter um monte de vídeo game antigo, que não tem mais tempo, mas não vai se desfazer do mega drive, ele foi bacana me vendeu um acessório para o mega mas vai manter o seu para jogar as vezes.   



UNIP  e IPIRANGA -2012

Essa foi interessante, fiz em 2010 e passei para estudar no colégio opção perto da basílica, mas não deu para iniciar o curso por motivo de trabalho, deixei de lado fiz novamente o vestibular uma redação e passei para fazer no entroncamento, a noite das 20: 20 as 22: 00. Tranquei no Ipiranga, pois não me adaptei com a metodologia todo dia um professor, mas conheci muitas pessoas lá. Cheguei a fazer à tarde, mas mudei pra noite a turma eram ótimos muitos hospitaleiros, chamava a gente para fazer parte da turma principalmente para mim que era novato. Mas acabei mudando par a UNIP, que eu já observava a algum tempo.  Tinha uma professora que eu não suportei a metodologia dela, toda semana era uma pesquisa, e ela fazia perguntas e mandava explicar. E ainda queria saber a fonte. Recomeço a estudar agora em 6 de agosto  na Unip.
Hoje 11/06/2012, encontrei uma grande amiga da Universidade UEMA, a Kátia quando ela me viu ela disse “não acredito”, conversamos e perguntei a ela se ela tinha concluído o curso; Ela disse não depois disse que muitos não concluíram e eu disse que ia fazer outro de historia ela disse a onde respondi que tem muitos por ai. Hoje estava me preparando para mudar de pedagogia para historia e ao encontrá-la, me sinto ainda mais  entusiasmado e motivado para voltar a ativa em historia. Depois dessa conversa realmente me sinto mais animado para recomeçar principalmente depois da alegria de rever a Kátia novamente.  
Resolvi “transferir” não porque não deu pra recuperar, tinha que recomeçar todo de novo. Meu curso de pedagogia para história na faculdade Ipiranga por ser mais comum comigo ontem 11. 06.2012 fui ao Ipiranga, mas só posso dar entrada no começo de  julho, mas fiquei feliz pois eles disseram que eu era aluno deles.O importante é que a minha vaga esta garantida para a minha alegria e eu recomeço em agosto.



Finalmente PCdoB 2014

Desde 2006 quando fui na sede quando ainda era no comercio, eles estavam em reformulação, fiquei de voltar quando tudo estivesse reorganizado, a acabei ficando 5 anos indo voltando somente no final de 2013, mas em fim me filiei oficialmente.
Hoje em 29/11/2013, finalmente fui a sede do PCdoB, e fiz a filiação, fui bem recebido por duas moças, a caráter vermelho, filiação aprovada contribuição encaminhada carteirinha a espera, e aguardando o momento para participar da vida política do PCdoB. Gostei quando ela disse “você já é nosso militante”, quando meu nome caiu no sistema do PCdoB.  “Vamos para a luta companheiro”.
Todas essas pessoas passam na nossa vida, cada uma toma o seu rumo uns ainda vemos ou convivemos outra nunca mais. Quando crescemos percebemos que foram fazes que ficaram marcadas  na nossa vida, alguns a amizade ficou, mas os rumores da vida é diferente cada um com o seu ideal e forma de se expressar na vida.
Declarei-me “JÚNIOR COMUNISTA” em 2006, mas algum tempo que criei o blog o twitter, por volta de 2012,sou conhecido assim, mas  no facebook não permitiram colocar o apelido, mas no blog consegui. 







Memória da Faculdades Integradas Ipiranga  2014-2015-2016

Eu comecei na LHN01 num processo difícil de adaptação, por causa das aulas que são seis mátrias por semana, isso no começo de 2013, mas agora em 2014 estou adaptado a esse sistema que não é por modulo.
A doença foi tratada, mas eu não podia ficar parado somente no emprego, tinha que recomeçar e chegue até procurar curso de assistente social, em vista de não ter curso de história por perto, os online era difícil para quem não tem internet em casa mas tarde  vi na Almirante Barroso a placa da faculdade Ipiranga não tinha historia no momento, me escrevi em pedagogia devido a necessidade de estudar. Não gostei tranquei e um dia vi no Jornal, que eles iam abrir o curso de historia e me escrevi.          Em 1º de agosto de 2012, reiniciei os estudos de historia nessa faculdade, já temos trabalho. A turma pode ter no maximo vinte alunos e está junto com a turma de geografia por causa da matéria que é polivalente. Está sendo muito interessantes os estudos.
A doença me fez trancar por seis meses, quando voltei fui enviado para a LHN02, uma turma boa ao contrario da anterior que brigava para tirar nota mais alta, ficava aquela briga por nota. Estamos estudando, e tem muito trabalho  para fazer, e os estudos do marxismo estão a todo vapor tem também a escola dos annales que vêem nos explicar o que são os parâmetros que o historiador precisa o que é fonte histórica, monumento e documento.
Apesar de estar na desvantagem em relação aos outros,  por sair do trabalho as 19:00 e chegar por volta das 19:20 em vista que começa as 18:30. Espero contar que alguns professores não comecem no horário certo, mas, começar 19:20, já é demais, sempre quando chego já começou a aula apesar da desvantagem nos conseguimos equilibrar as coisas com mais esforço, e escrever algumas falas dos professores.
Nos conseguimos ver que as coisas podem estar igual com as notas apesar de não ter me esforçado muito no 1º semestre mais tirei dois 10,0, e alguns já desistiram do curso como a Ana Julia.  
15/10/2013: Atualmente na faculdade, como já disse, ela caiu do céu pra mim, eu estava num momento difícil, de doença psicose, eu tinha acabado de sair da UEMA, sem perspectiva de voltar, e também atormentado por causa da doença. Em vista que a UEMA foi um projeto que não deu certo devido à displicência, mas eu gostava de lá, eu já estava dois anos sem estudar, e o meu material não tinha como recuperar.
Mas o tempo foi passando e já estou no segundo semestre do Ipiranga, é uma faculdade exigente tem que estudar no final de cada semestre tem a AMD que é uma avaliação com todas as matérias, e difícil. Eu tranquei um semestre por não ter me adaptado ao estilo do Ipiranga que é diferente da outra Universidade que estudei, mas voltei e não penso em parar a não ser concluir o curso, e fazer as especializações, que me são agradáveis.  
Hoje já estou mais habituado com o estilo dessa faculdade, e tento manter o ritmo de pois consegui boas notas na B1. Na turma teve confusão, um aluno postou que no face, sem se identificar que estavam colando na prova da ida que facilitou. A professora Ida falou que chamaram ela de idiota, e o Marcelo Vilaça também falou muitas coisas para turma.
Um grupo de aluno foi na direção reclamar da professora Maria Martins, eles dizem que ela humilhou a turma quando falou que corrigiu a prova e não viu a possibilidade da existência de nenhum historiador existir na sala, e que se fossem apresentar um seminário sobre o Karla Marx iam matar duas vezes o barbudo, isso encheu a paciência desse grupo que reclamou, ainda não sabemos qual vai ser a reação dela, entre outras coisas que ela falou, ela disse que a turma estava muito tarde para serem historiadores; isso foi acumulando e a turma não resistiu a pressão e foi na direção reclamar.
Depois de reclamarem, ele chegou na sala e reafirmou e disse que nem ele tinha condições de falar sobre o Karl Marx, imagine vocês que estão começando agora. Para o Ruy ele disse que ela tem marcação coma turma, e ela fica jogando verde com a turma, lembrando que cada professor tem a sua personalidade.
Para não ficar num contesto muito serio, na turma tem o Rosivan que a galera chama de “burrão”, também tem o Mosqueiro que ficam se chamando de burrão, é só um dar uma mancada que eles chamam um para o outro.
Um dia o professor Villaça falou para um aluno: há eu pensei que você fosse o Rosivan, ai eu encarnei, falando para o Mosqueiro tu viu isso o professor confundiu ele com o Rosivan e o Mosqueiro  falou Huuuu... E todos riram.
A professora Maria Marins corrigiu as provas e disse que ali não tem nenhum que seja realmente historiador, também que se nos fossemos fazer seminário ela ia ficar com raiva porque iam ler, e iam matar o Karl Marx duas vezes, por isso eles foram reclamar dela na direção; Três alunos foram pegos com a mesma resposta na prova o professor Villaça chamou para um conversa com os três lá fora.
            No segundo semestre na disciplina do Marcelo Vilaça foi muito interessante,aprendemos sobre o vídeo  ZEISTGEST ADDEDUM, que nos foi apresentado em sala de aula tomei conhecimento do projeto Venus de Jacque fresco, fiquei até seguido dela no facebook, isso no segundo semestre de 2013.  
16/10/2013: Apesar da faculdade Ipiranga não ter a mesma emoção da UEMA, quando eu estava por descobrir as teorias maravilhosas do marxismo e outros. Devo levar em consideração que o Ipiranga vai ser a faculdade a qual eu vou me formar, e que muitas experiência ainda estão por vir como o estagio TCC etc. E as brincadeiras com os alunos também soma para que ela tenha o mesmo grau de gosto da UEMA, a qual não posso recuperar nem o material cursado, essa realmente ficou pra trás. Agora é pensar na faculdade Ipiranga e se formar.
            Na ultima sexta feira dia 11, conversei com o Gleidson que estuda na faculdade Fibra, ele disse que “pagou ta dentro”. Mas pra mim no meu caso não reflete isso, porque eu estou estudando muito para passar na minha faculdade, no final tem a AMD que é muito exigente, realmente confesso que a faculdade é muito exigente.
Num seminário uma aluna falou que os pobres são os culpados pela degradação da natureza, da poluição, esperei a minha vez de apresentar o seminário e quando tive a oportunidade baixei o pau falando assim. Quanto a esse negocio de degradação da natureza, poluição querem jogar a culpa nas costas dos desgraçados dos pobres, a culpa a da burguesia industrial, todo mundo riu e aplaudiu  foi muito divertido, foi na disciplina da professora Ida.
Outra na aula da professora ida eu estava sem saída,todos tinham que falar em sala, eu falaram tudo sobre o texto; Como era sobre religião eu fiz uma improvisada aproveitando a sorte de um aluno que tocou no assunto e falei: Esse negocio de religião pra mim, “ela é um aparelho ideológico a serviço dos meios de produção do capitalismo”. Todo mundo riu novamente a aplaudira, a professora disse que sentiu um meio de enrolação.
Dia 10/03/2014, houve uma conversa entre eu Anderson e mais dois e o professor Bandeira, que disso vocês já viram o perfil do Sebastião, ele é marxista ortodoxo “fechado”. Todos riram e entre outras conversas. Isso tudo pra mim não é ofensa mas divertido.   
02/04/2014: Ela falou do Egildo que acertou todas as de marcar, mas quem colou dele foi no mesmo rumo. A professora Ida corrigiu 60% das provas, e disse que gostou do resultado, falou de alguns erros mas no geral ela disse que nos provamos que não estamos aqui para brincar.
Ema falou de um certo comunista que foi com as respostas muito direto, ela disse “ele escreveu é  isso, isso e isso  e acabou” coisa de comunista; Achei muito divertido. 
            A turma é muito complicada, se a direção põe disciplina online eles protestam, se o professor marca uma viagem ele s protestam, dizem que tem um que vai na direção e queima a turma, cai realmente numa turma complicada, como disse a Maria Martins é uma turma complicada 
            18/04/2014: O Rosivan não quis mais fazer o TCC do tema umbanda comigo, mas eu devo agradecer a ele porque eu arrumei três novos parceiro com um tema melhor ainda, que é “Abordagem marxista no livro didático de História”. Enquanto ele vai se matar com outro tema complicado. Gostei muito dessa temática que é orientado pela professora Andrea da Silva Pastana, outra professora boa. Pedimos uma orientação para o Sergio Bandeira  ele falou que tem que trabalhar em cima dos livros didáticos de historia. 
            A professora Pastana ia fazer uma viagem numa comunidade indígena, mas um aluno prejudicou foi falar mal e ele resolveu cancelar a viagem, muitos ficaram indignados com esse aluno que ninguém sabe quem é, deve ser o mesmo que falou no facebook sobre alunos colando em sala.
28/04/2014 Hoje adquiri um novo conhecimento na disciplina do bandeira, de gestão de saca de aula II, que foi fazer a analise do livro didático a qual nos vamos ter que fazer em algum momento da nossa profissão. Tivemos que fazer uma apresentação tipo seminário que eu nem sabia que era hoje, mas por sorte eu tinha feito a analise técnico dos livros. Vários apresentaram e mostraram que ainda existe positivismo nos livros Didático e marxismo apresentamos a deixamos o Egildo para fechar a apresentação. Ele ficou numa enrascada, fez uma enrrolação, que todo mundo riu e falou que eu sou marxista nos final até o Bandeira falou que a apresentação dele serviu para concluir que o Sebastião é marxista e ortodoxo todo mundo riu e aplaudiu.  
            Uma vez a professora Maria Martins,falou, se eu tivesse um filho do Sebastião na época da Roam antiga ele poderia falar se era dele ou não ele decidiria, ai eu falei, o nome do moleque vai ser Karl Marx,todo  riram.
            Numa aula a professora  Pastana foi abrir  o meu pendrirve,  tinha só foto de mulher, ela encarnou, mas tirei a forra outro dia quando ela falou que nos não iríamos mas apresentar o trabalho, bati na mesa e falei nos vamos fazer esse trabalho agora,  todos riram, acabamos apresentando o trabalho.
22/04/2015. Viagem pelo Ipiranga a Joanes. (Marajó). Nos dias 17,18,19, de Abril nos fomos fazer uma viagem pela Faculdade Ipiranga de pesquisa, mas é claro que todos curtiram a praia em Joanes no Marajó. As pesquisar foram divididas para os grupos,  eu fiquei com  a comunidade de Cururu Grande.
Depois de tradicional vexame que os papadinhos deram aquele escândalo de briga, no primeiro dia mesmo nos fomos par a pesquisa de campo. Cada um com o seu objeto de pesquisa.
Fiquei no quarto com Diego, Anderson e Franco, roubaram a bolacha do franco que ficou "P da vida", as brincadeiras eram constantes. No retorno no domingo, eles se conteram mais, pois estavam esgotados.
Não deu para curtir muito a praia por causa dos  trabalhos saia de manhã e voltava na hora do almoço,  e o pessoal não queria saber de praia só de beber, e eles preferiam a noite.
Andrea Pastana e Marileia são as professoras que organizam isso, elas são legais, a Pastana tirava muito comigo, era divertido, me tirou pra dançar uma vez teve o grupo de carimbó muito bonito. A professora me tirou para dançar, e a galera gritou HEEEEE, foi divertido.


Ultimas turma da faculdade 2016. Curso concluído.


Turma de Biologia

Um dia chamei a Maria Martins e apresntei o Edemir, “O Alemão”, ela encarnou muito nele e depois falei da historia que eu estava falando mal dos europeu, e ele estava só escutando era riu muito disso.
Pra finalizar o curso fiz as disciplinas restantes com uma turma de pedagogia e biologia.em biologia tinha o Alemão,Allan,Ketno e o Francisco, com quem me enturmei, uma vez no seminário da professora Sara o Francisco ficou de fora ma professora perguntou ele participou, eu disse não, ele ficou puto, e sempre falava, um dia me emputeci e falei, eu estou estudando ética não poderia mentir, ele engoliu e concordou.
Outro dia nos discutimos muito quase deu porrada eu e o Ketno, mas acabamos apresentando o trabalho, esse trabalho foi 10,0 esculhambamos com a mídia capitalista, e a criminalização dos movimentos sociais, foi um dos melhores seminários que eu apresentei.
Depois dessa confusão com o Ketno, a  menina riu de mim, quase sai porrada kkkk. 

Turma de Pedagogia

Foram bons momentos, eu sempre entrava com o argumento do capitalismo, até que uma pedagoga me chamou e disse, isso não interessa,  achei muita graça dela, foi a Jose. O seminário foi muito bom, tiramos 10,0, apresentamos um jornal, deu muito trabalho, mas valeu apena.
Foi divertido uma vez que o professor Walter estava falando do Bob Esponja, das teorias e estudiosos que levantam idéia de que ele é homossexual, eu levantei e falei, no meu entendimento  o desenho aborda a questão do capitalismo, e ele é um operário sem noção da questão das lutas de classe.Ele começou a tossir,  ai falei, caramba peguei pesado agora, todos riram, foi divertido.



Outros contos e Histórias 2014


Vocês leram um resumo das coisas mais engraçadas que recordo, e das lembranças até a afirmação da minha personalidade como comunista e revoltado contra a desgraça que a humanidade vive, que são guerras, drogas etc. a principalmente a trágica historia do Brasil retratada nos livros que li como Raízes do Brasil, Casa grande e senzala, A Formação do Brasil Contemporâneo, que revolta qualquer leitor, como pode a espécie humana ser tão desgraçada que a sua historia se passa dessa forma.    
Em 09/01/2014 reencontrei a professora que foi minha amiga no Frei Daniel, em 2009,ele foi me cumprimentar, ela que me viu, falei pra ela que tenho muita saudade daquele tempo, e que eu iria fazer concurso publico para me integrar a eles ele gostou.
Conversei com professora Jucá ela me mandou uma mensagem pelo Facebook, repondo por e-mail, por no trabalho essa rede social é bloqueada, mas como eu sou brasileiro e não desisto nunca eu descobri um jeito de de saber o que se passa no face mesmo sem acessá-lo, e meu e-mail é anexada a ele, e o meu twitter também assim se alguém cometa as minha twittadas eu recebo a resposta por e-mail que percorre pelo face já que é anexada twtter e face entendeu.
Assim a professora Juca me mandou uma mensagem, depois liguei pra ela e ela me desejou feliz natal e ano, e quer me reencontrar na ONG novamente, em 2014, e espero que esse ano seja cheio de trabalho sociais  vamos lá.













Nenhum comentário:

Postar um comentário