quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trabalho de: “Linguagem e Meio de Comunicação ” Professor Raimundo de Araujo Tocantins; Turma: LHN 02 (LBN 30) (Faculdades Integradas Ipiranga). ler o texto e fazer uma pesquisa inicial Walter Beijamin e fazer uma pesquisa comentada.









LINGUAGEM E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR RAIMUNDO

ATIVIDADE: ler o texto e fazer uma pesquisa inicial Walter Beijamin e fazer uma pesquisa comentada.

Hoje é uma era completamente diferente, hoje é digital.
CULTURA DE MASSA: meios de comunicação meios de mídia, radio, televisão, cinema  é a chamada “mídia de massa”, se aceitarmos música americana, foi reinventado tudo o que foi o cinema, não é só cultura de massa, mas é digital também.

MIDIA E MEIO DE COMUNICAÇÃO: na década de 70,80,não tinha o domínio, o filmes tinham que esperar passar na televisão, para quem não ia no cinema, pelo menos até a década de 90 ainda era assim.
No radio programas jornalísticos novelas, show, teve   a era do radio, em São Paulo e assistia os vídeo as pessoas, em Belém  teve também os artistas que cantavam radio, tinha a radio marajoara  etc.  
Sempre teve os Assinantes, quando surgiu no Brasil ela surge aos moldes doa rádios. A Record na década de 70, ela mostrava os shows o radio tape, quando muda o instrumento muda a forma de comunicação nessa era, nos éramos apenas espectadores.
O youtube é uma oportunidade antes ficava só na mão dos donos dos meios de comunicação, primeiro passava nos cinemas depois passava na televisão, na década de 90, ai veio a quebra, da questão do vídeo K7, já foi quebrado o conteúdo não ficou mais não dele,  tinha os direitos autorais mas fugiu  ao controle deles.
Depois começaram a copiar ocorre a crise mo conteúdo a ser distribuído para todos, depois veio o CD e o DVD  e a pirataria. Com muita força, e hoje e a questão da digital basta um só site  e assiste online o filme, entre a crise, os grandes empresas mas acabaram sobrevivendo.
Eles passam como uma questão de crime sobre a pirataria, na época do CD foi bem curta, as pessoas não estão mais assistindo televisão, como antes mais estão no meio digital serve uma crise em vários sentidos, estão começando a pensar a Tv interativa, na rede social, pode discutir com Willian Bonner, não dá pra discutir como está esse modelo hoje.
A REDE SOCIAL MOSTRAVA UMA COISA, A MIDIA MOSTRAVA OUTRO Lado, na rede social é a opinião das outras pessoas. Compreendo o texto além do material  verbal, década de 80, políticos no palanque depois foi os comícios, nas ruas a questão mudou depois ele não ia mais para o palanque, eles iam para o estúdio.
O Ipiranga bloqueia o face, porque eles acham  que o FACEBOOK só é brincadeira o problema hoje não é  a falta de  informação é saber selecionar a informação.
            No Brasil sofremos influencia da cultura erudita, exemplo: teatro da paz não vai ser o carimbo vai ser  a musica clássica, e por outro lado tinha a cultura popular exemplo:   a cultura indígena a musica a vestimenta, os negros de dis tudo é macumba, isso é cultura popular.




Cultura é ? Se pensa que o filme europeu teatro e o grupo suburbano (acredita que não  e nossa visão da elite). As pessoas tem um olhar das elites, a visão  ainda é muita européia, nos temos um olhar colonizado. Escola musica, em Inglês, mas não entendemos nada , isso é herança da cultura de massa.
A nossa cultura hoje é uma mistura não pode um autor dizer que ele inventou isso, tem que ver o que tem por trás.Antes tinha A CULTURA popular e erudita, hoje ocorre uma hibridização começaram a se misturar se a pessoa não tiver antenado com as coisas da sociedade, ela tem que entender que ficar a frente da televisão é alienação. Toda a cultura ficou misturada “Hibrida”.
As culturas das mídias vão começar a dialogar entre si, o Jornal nacional mostra uma noticia, a gente sabe que é falsa, hoje nos podemos mostrar para outras pessoas eu isso não é o que está passando no jornal.
Muitos livros tiveram suas vendas alavancadas por filmes, geralmente as pessoas viram o filme e não leram o livro, depois chegou a internet e quebra  com essa tendência, eles lançaram  o filme baseado nos,livros o ideal seria ver os dois no filme tem a imagens as vezes não vêem o próprio livro esta escrito.  Qual a importância  e o impacto dessa cultura na gente, e mo sujeito contemporâneo de hoje?
            O curso é formado de professores não é técnico, se não é licenciatura, tem  que estar  ANTENADO, ele não pode estar no contexto sem estar antenado na sociedade. Discutir  a mídia é uma formação interdisciplinar, A globo passa o conteúdo de interesse sobre cultura mas as 4:00 é difícil alguém assistir; ( mas é isso que eles querem que os jovens não assistam).


MIDIA=> media, de mediação

















EU
Cultura também é tudo aquilo que o homem produz. Cadeira, livros, teorias. armas guerras etc.


EU
A Mídia na verdade  é um mecanismo ideológico capitalista burguês, provêem de uma cultura imposta, que é jogado em cima da cultura popular,  os ideais de beleza, consumismo, individualismo, sexualidade envolve todo esse contexto ideológico, cabe  anos avaliamos primeiro que é de um acultura elitizada, a realidade deles não eá  mesma da nossa.



(LIVRO O QUE É CULTURA. Jose Luiz dos Santos tem em PDF)

É uma preocupação contemporânea, os caminhos que conduzimos os grupos humanos, as suas relações presente e as perspectivas para o futuro,  a humanidade está maçada por contatos, conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social.
            É por meio da cultura é as características que vão marcar cada indivíduo ou grupo social, seja em qual sociedade que elas vivem, atual,mente  e a sociedade capitalista.
            Assim a cultura caracteriza a humanidade como um todo e ao mesmo tempo individualiza a sociedade, a grande questão e o trabalho do educado e entender essa cultura
            Ao longo de seu processo de desenvolvimento a humanidade se adaptou a natureza, produzindo cultura e se desenvolvendo, também tem as questão da biológica, características , cor, etc, se formou os grupos a qual consiste em grande parte a sociedade hoje 





REFERENCIAS:


SANTA Ella Lucia. “Cultura e Artes pos humano”, da cultura das mídias a cyber cultura. Paulos, 2003

SANTOS José Luiz. O que é Cultura, brasiliense, 2009












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário