sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Resumo Elaborado do Livro A HISTORIA DA VIDA PRIVADA AS REFORMAS DEVOÇÕES COMUNITÁRIAS E PIEDADE PESSOAL Entregue nas “Faculdades Integradas Ipiranga". Curso: Licenciatura em História. Turma LHN02. Aluno: Sebastião Pereira Viana Júnior.



                                                                                                                                     
RESUMO: A  HISTORIA DA VIDA PRIVADA[1] AS REFORMAS  DEVOÇÕES COMUNITÁRIAS E PIEDADE PESSOAL
FASCÍCULO DA FACULDADE  IPIRANGA –PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTEGRADAS – EIXO DE FORMAÇÃO COMUM,  BeléLebrum, In Chartier Roger (org.).  François Historia da vida privada: da renascença ao século das luzes tradução: Hildegard Fiest. São Paulo: Companhia das letras (p. 76-112) 
m, PA, 2015. – Disciplina: a Construção da Modernidade – Unidade 1-

Sebastião Pereira Viana Júnior[2]



INTRODUÇÃO

O principio básico da reforma protestante  e a leitura. Portugal e Espanha e suas colônias toda a América ibérica, e saxônica o disparato é muito grande. Qual a característica básica do cristianismo? Ele é pessoal, mais é também coletivo. A relação do individuo e a ordem em torno da Igreja o Cristianismo se desenvolve e se adapta a estrutura moderna.
Essa mudança permite o maior controle sobre os seus fieis, que é pelo sacramento batismo, crisma e eucaristia, casamento e a extrema unção, nesse momento ela mantém o controle no sentido no sentido do catolicismo.Da contra reforma católica.  Para o católico tem a relação com deus através do sacramento  e do clero, para o protestante é direto com Deus.A igreja passa a rever os seus dogmas.a critica de Lutero pode levar uma cizão do cristianismo diversos estados querem romper com o catolicismo.
Qual é o momento em que nos podemos ver essa contradição dentro da Igreja católica? Entre o coletivo e o pessoal! E a missa o momento da expressão. A missa é a contradição acontecia que o fiel não entendia nada o que ele estava fazendo ai. A missa é esse espaço, mas o sujeito expressa a sua forma espiritual. Mas a missa era uma forma de controle do fiel, existia o dia que eles não podiam faltar que era o domingo.
Não vai a missa se pensar logo que está virando protestante. A reforma realmente começou com Lutero, mas varias pessoas contestavam os dogmas da igreja como mas nenhum consegue modificar a estrutura como Lutero, não era que ele seja o primeiro, começa a crescer o mundo de hereges. A conjuntura rompe com a estrutura católica, no século XVI, possibilitou esse rompimento. Sergio Buarque de Holanda fala que Lutero não queria criar uma nova religião, ele quer reformar a igreja, foi excomungado, e essas teses vão interessar a príncipes na Germânia..
“A maior senhora feudal da época era a igreja católica”. E daí, se desdobra para Calvino, após o concilio de Trento ela vai passar a reformular a missa e seus sacramentos, conhecidos como a contra reforma. Modificado o latim para diversas línguas, mas não é na mesma lógica da reforma protestante. A reforma protestante tem  varias vertentes e corrente. Muito diversificada de região para região.
Ela se deu a cena da Bíblia. Os católicos não dão o acesso a Bíblia, o maior medo é não possibilitar o domínio da Bíblia porque eles temiam e acreditavam na subversão aos dogmas da igreja, os dogmas poderiam ser contestados. Possibilitar aos fieis uma participação maior no culto, possibilitar isso aos fieis era possibilitar o maior controle sobre os fiéis. Os sinais ocorrem hoje, e ontem, mas o Clero que decide quais as partes que vai ser lida para manter o controle. 
IGREJA CATOLICA: Usura condena é o lucro a igreja condena o lucro ele é gerado, não utilizado, para as pessoas. Sem tem um casa e recebe para  alguém morar lá não é pecado, não é usura. Se vende comida também não é. Mas se empresta dinheiro e recebe os juros é usura é condenável.
Agora se tem 50,0. Empresta 25 e vai querer 30,0, isso é pecado, a pessoa não come ouro. A salvação de católicos está na igreja o padre é o entre posto entre a salvação e o elo de ligação entre o sujeito e deus e a Igreja.
CALVINO: A usura  já não é problema, o trabalho quando fica rico, é porque ele é predestinado. Quando alguém contestar eu trabalho  mas  não conseguir a ascensão é porque faltou a predestinação. Ou seja os elitos de Deus quem trabalha e produz a riqueza são os leitos.

                                                                                                






As Reformas  Devoções e Piedade Pessoal 


O cristianismo é uma corrente que chama para a convenção da fé, e ao mesmo tempo ela parece divididas entre duas tendências, inconciliáveis. “filha tua fé te salvou” Pedro é pedra, e através dele construirei minha igreja, tranca-te no teu quarto para orares. A contradição está no âmago do cristianismo. Assim como a IGREJA INSTIUTIÇÃO  e IGREJA CORPO MISTICO,  é essa as tendências inconciliáveis.
Acredito a igreja instituição se identifica como uma burocracia, com regaras e conceitos a seguir. A igreja Corpo Místico corresponde ao significado de ser católico, e até onde ele pretende levar os seus fieis, esse é o corpo místico da igreja.
  A estrutura hierárquica da igreja, pouco se estabeleceu com os bispos, são os chefes da Igreja. Em Roma é o sucessor de Pedro. Os cenolitas praticam junto o exercício da vida ascética, mas isso não impediu o fluir  de uma vida que se pudesse chegar a estágios místicos.
A igreja sempre desconfiou e espiona o comportamento de ricos e aventureiros, espirituais. Por isso é importante estudar o papel da Igreja a partir da reforma do século XVI, no comportamento da vida privada, a essência do fórum  intimo  da vida privada ou seja o comportamento a mudança de mentalidade daquelas pessoas. “Em que medida Igrejas protestantes e igreja romana favoreceram ou frearam essa emergência? É a pergunta que se coloca.”.
Se consolidou uma oposição de pensamento entre cristãos católicos X protestantes. Cada um com o seu aparelho ideológico. Para agregar fieis bitolados, pelo lado católico eles reforçaram os sacramentos, e o papel da Igreja e do sacerdócio como intermediários, entre o fiel e deus.
Os protestantes ficam com o papel de livre leitura e conhecimento para chegar a deus  sem excluir o papel da família e da comunidade.percebemos em ambos mecanismo ideológicos de dominação.

DO LADO CATOLICO AS GRANDES PRATICAS COLETIVAS E O INDIVIDUO

Nesse momento nos séculos XVII e XVIII, a igreja tende a valorizar as mais variadas formas de culto e outras adorações.

A PARTICIPAÇÃO NA MISSA

Era fundamental participar na missa por parte do fiel, na Igreja romana. Mas no século XVII os fieis são espectadores passivos, que nem vêem o que acontece no altar, não é necessário ver o celebrante nem ouvir a voz de padre, rezar o terço era expressar apenas uma devoção (explicação familiar, do evangelho do dia ou de algum ponto de moral cristã para a instrução e a edificação das pessoas).
Também se fazia orações pelos mortos, para Ave Maria, Credo, e o mandamento de Deus e da Igreja. Mas segundo metade do século XVII, por ter intermediado dos padres do oratório. As coisas evoluem, concluem que a missa não é  um simples exercício de devoção, individual. Alguns pensamentos, corrompiam sobretudo ao desejo de tomar o culto mais vivo.
No catolicismo existem a publicação de minas, com texto litúrgico em latim e ao lado a tradição proporcionaram uma facilidade do fiel também surgem “ exercícios para a Santa Missa.”. O objetivo desse exercício é entrar numa seqüências de preces e orações, sem entrar- mos     no sentido de tudo o que o padre diz.
No entanto esses missais esbarram no grande índice de analfabetismo. Em 1686 -90.71% dos noivos e 86% das noivas não assinam seu contrato de casamento. E o problema que a maioria dos fieis não se interessa por folhetos, coisa que eles não conseguiriam ler. E também o que adianta os fieis ouvirem as rezas ou preces, mesmo numa língua  que eles não entendem.
No século seguinte a situação pouco se modifica pois ainda era obrigado a presença dos fieis na missa, aos domingos. Também houve uma mudança significativa, como: assistentes a missa deixaram de ser uma devoção.

CONFISSÃO INDIVIDUAL E COMUNHÃO FREQUENTE.

Existe outra obrigação envolvendo a fé antológica que é a confissão na comunhão pelo menos uma vez por ano. Quer se realize no final de Quaresma, e a confissão de culpa e absolvição, com propósitos de não reincidir.
A essência do sacramento é a penitência, e a confissão individual. Os pecados mortais só podem ser eliminados através da confissão auricular, ao padre. Em suas doutrinas católicas, pergunta-se o que fazer, para examinar a própria consciência. Ele responde que é necessário recolher –se em sua intimidade ajoelhar-se e pedir a Deus. 
No começo do século homens e mulheres passaram a se confessar não só uma vez, após ano, mais mensalmente, ou semanalmente, e passaram a escolher um confessor a sua preferência. A maioria desses diretores espirituais  e de religiosos –Jesuítas, oratorianos, dominicanos ou outras.
Mesmo com o sistema de confissão que a igreja católica adota, assim, muitos fieis tem receio de contar seus pecados ao padre, com medo de eles não guardarem sigilos. A confissão se tornou um meio eficaz de ocultamento e obriga ao fiel examinar a mente. Tem que ser feitas sem trapaça para o convencimento dos pecados.
A outra confissão é no leito de morte, que deve ser confessado como uma espécie de sumario, onde no quarto só ficava ele e o padre, desde o concilio de Trento difundiu-se entre as pessoas, a comungação moral dos fieis.    

 OS SACRAMENTOS: O RITO E O INTIMO

Os sacramentos são: batismo eucaristia, casamento, que considera os seus, o individuo em suas relações pessoais com Deus. Batismo crisma e Eucaristia são os sacramentos da igreja católica. Na comunidade invisível e da igreja universal cada cristão tem a sua própria salvação. Celebra-se no mesmo dia no recém-nascido na vida cristã, se essa criança morrer ele será colocado sob a proteção de um santo do céu, e certamente gozará da beatitude eterna.
Também cabe a igreja cobrar desse cristão o cumprimento das obrigações, logo que chegue a idade dele compreender e elevar o seu coração a Deus. Depois de estudar o catecismo a criança é levada para estudar para comungar aos 12 anos. Nos séculos XVI e XVII ainda não existia  nenhuma cerimônia particular no dia da páscoa.
O Tito de passagem ainda não tem a importância que vai alcançar no século XIX, estou falando de toda aquela simbologia da eucaristia, comunhão etc. O matrimonio constitui o primeiro sacramento na presença do padre, percebemos que a igreja católica defende a  hegemonia  da “família nuclear”, embora atualmente não há uma homogeneidade nessa constituição, existem diverso tipos de casos de formação familiar. 
Entre os sacramentos como penitencia eucaristia e a extrema unção, visa ajudar o cristão a ter uma boa morte. Os padres tem consciência da necessidade de intervir na hora da morte do cristão, uma vez que esse tão desgraçadamente abandonara a deus eles pede para a salvação da das chamas eternas, o objetivo em vez das chamas eternas é a salvação eterna.
Também é importante lembrar que a salvação não se dá de forma que ele consiga isso sozinho. Nos últimos momentos de vida do cristão, a presença do padre é ativa e  rezam com fervor para que o moribundo vença a luta contra o diabo e possa ascender aos céus, e obtenha a misericórdia do Juiz soberano.
  Tem uma diferença entre o enterro da elite e das classes populares: Cortejo desde a casa do morto, até a igreja ou cemitério. Os pobres é bastante simples, só a família de alguns amigos acompanham, as classes mais abastardas tem os privilégios pelo berço ou pela fortuna.
 Existe também  paralelamente as praticas e devoções facultativas,algumas com confrarias e peregrinações, tudo bob o controle da igreja, a adoração da eucaristia seria o Jesus Cristo.também existem muitas designações tem quem reze pelas almas no Purgatório,  e as crenças em São José patrono da boa morte, e o Sagrado Coração do Jesus. Entre outras temos a confrarias do Rosário e o culto Mariano.
Independente dos grupos e dos cultos eles tem uma característica de ajuda mutua espiritual, mas material também. Espera-se nesses cultos a salvação da alma, e que ele possa superar a sua condição de pecador, e possa alcançar a felicidade eterna. E os confrades se assistem mutuamente no leito de morte, e rezam pelo descanso da alma.  
Mesmo que um cristão não seja integrante de uma confraria e tem aqueles que pagam para entrar na esperança da salvação, esses que não são integrantes participam. Muitas vezes encontramos um sentido clássico dos oratorianos, no sentido latino, e  na primeira metade do século XVII, se repetirá na França.   
Em sua devoção os fieis não invocavam os santos apenas para a cura dos doentes, mas também para a proteção de animais e colheitas.


A VIRGEM MARIA: é considerada a mais poderosa das mediadoras, e pode se invoca-la contra toda espécie de doença,  Cada província tem seu próprio local de culto a virgem.  




As peregrinações envolvem as mais variadas formas de culto, e pedidos tanto para pedir graça, quanto para pagar promessa. Trata-se de um gesto pessoal que aspira confiança na intercessão do Santo. Essas manifestações também podem ser uma grande manifestação coletiva, isso se caracteriza pelo apega da população pela religião que pratica.


AS MISSÕES E OBRAS DE CARIDADE

As missões são um grande processo de manifestação do cristão, para renovar o espírito do cristianismo. Capuchinhos, Lazaristas, jesuítas organizaram uma missão constituía em agregar outras paróquias vizinhas, destinados a diferentes grupos entre eles crianças, mulheres e moças, homens e rapazes, domésticos etc.
O Clero vê essas manifestações como sendo  de amor ao próximo, praticas tanto individual como coletivas. A partir de 1660-80. O Estado procura encerrar nos asilos todos os pobres  e mendigos, pois não eram mais visto como uma imagem de Cristo,mais como insociáveis. Também temos toda uma consciência cristã dos leigos católicos, leigo é aquele que está engajado e participa da vida da igreja.
 A hora da morte tem toda uma preparação, ela se insere na perspectiva cristã de boa morte, onde se fala “em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”, o testador recomenda sua alma para Deus Pai todo poderoso a Jesus Cristo seu Filho único e a bem aventurada. Virgem Maria, entre outros.

ORAÇÃO INDIVIDUAL

A piedade pessoal constitui nas orações da manhã e da tarde. Isso no catecismo do século XVII. Entre o ritual estava tomar a água benta, despir se e deita  pensando na sepultura do Senhor. Os genuflexórios são pequenos oratórios no quarto e gabinetes, que na igreja aprova essa atividade.
E o direcionamento que o cristão deve ater-se a Deus, em diversas circunstancias da vida. Oração da criança antes de estudar,oração daquela que quer se casar. Algumas obras tentam responder as necessidades de cada “estado”. São variados os clamores para os Santos.   
O culto mariano no século XVII, a devoção a Santa virgem se traduz na oração do Terço e do Rosário. Por volta de 1700 toda a devoção dos humildes que não sabiam ler, limita-se a rezar o terço, e o habito de escapulário chamado de as vezes de habito de virgem.
 
EXPERIENCIAS MISTICAS

Aqui é o sentimento de alto piedade, e de conhecimento de Deus, através da instituição, existem praticas de devoção, e muitas vezes coletivas da religião. Esse misticismo é a forma mais elevada que se refere a relação do homem com Deus.
            Nos século XIV e XV, tivemos místicos renanos flamengos espanhóis,  o escritor Francisco de Sales escreve que é heresia querer acabar com a vida devota, porque aspiramos querer a vida perfeita. E pode ser um meio tão eficaz quanto a oração e a contemplação. Essa vida perfeita é a mais elevada espiritualidade.
         A partir do século XVII, a igreja condena as praticas místicas, como também pode fazer valer a sua autoridade,  e acontecer uma relação de desconfiança em relação as praticas místicas dos fieis. O aparelho ideológico da igreja católica é mais dinâmico, e agregador, ou seja mais flexível.    
           

AS PRATICAS  COMUNITÁRIAS DA REFORMA PROTESTANTE


Baseada numa espécie de autonomia do fiel em relação a sua busca pela divindade, ou seja, de Deus, suja a palavra está na Bíblia, que se deve ler e interrogar diariamente afirma Lutero. Com base no evangelho, batismo e oração dominical, é ai que se encontra Jesus.
Nesse aparelho ideológico o homem agora luta sozinho para se chegar ao destino do além, nessa doutrina todos os outros intermediários são  minimizados. Aqui se dá a salvação pela fé,
As consequências dos dogmas da comunhão dos Santos são  para o protestante  como uma crença no purgatório, o objetivo da fé protestante, é se salvar pela fé, e pelo conhecimento da Bíblia.

O  CULTO  DOMESTICO

Em seu cotidiano os luteranos e calvinistas, se engajam numa oração individual, e cotidiana, assumindo assim uma forma de culto domestico, enquanto o católico vê na Igreja o centro para  a sua devoção. O autor coloca que apesar da obrigatoriedade para aprender a ler, e da escolarização nos países reformadores, ainda sim boa parte dos fieis ainda não sabiam ler.
O prelo da Bíblia era caro, em geral cada família possuía uma. Normalmente compete ao pai da família presidir tal culto.  Ele lê alguns versículos, cabe a eles levar para que até os criados siga o caminho do bem. Mas Lutero e Calvino, estão convicto de que não se pode deixar o fiel sozinho é preciso enquadra - ló solidariamente.
 
A PRÉDICA E A CEIA


O controle tem como objetivo três fundamentos básicos 1-adoração 2-apelo a convenção 3-salvação. Os dois primeiros correspondem à prece e a leitura da Bíblia. O terceiro e mais importante é alcançado pelo sermão do pastor. Esse não pregara sem ter como tema uma parte das escrituras sagradas.
Em ambos luteranos e calvinistas a ceia é celebrada quatro vezes por ano. As igrejas protestantes que aboliram a confissão auricular privada, adotaram certos dispositivos  de substituição. Nas igrejas luteranas pratica-s e absolvição evangélica.
O batismo para os protestantes passa por um processo, e esse não tem papel determinante para  salvação, ao contrário dos católicos, as crianças são batizadas no domingo seguinte. O pai apresenta o seu filho, e pode dar-lhe o seu prenome. Entre outras celebrações temos os noivos, só o consivorcio pode romper. O matrimonio não pé considerado sacramento.

SOLIDARIEDADE E ELEIÇÃO

  
As praticas protestantes como disciplina eclesiástica, culto dominical, celebração da ceia etc. Parecem no mínimo tão comunitárias como a dos católicos, para os luteranos  e calvinistas, as praticas de culto coletivo devem ser para reforçar a fidelidade do fiel em sua forma individual e a cima de tido controlar essa fidelidade nada mais do que isso,
Os protestantes se sabem são os eleitos de Deus, o que determinou o que queria fazer com cada homem.  Essa eleição é envergada por responsabilidade com Deus que salva. O católico deve com a graça merecer a sua própria salvação, o protestante ele é liberado da angustia, da morte, e do Juízo. Acredita-se que ao aceitar a palavra foi porque Deus o elegeu.
Geralmente o protestante reza sozinho, e o católico com a comunhão da Igreja. Esse paradoxo, é marcado pela reforma de ambos os lados, o que iria acarretar uma forma especifica de bitolar e de controlar os seus fieis.  



























CONCLUSÃO


Os católicos esbarraram no índice baixo de alfabetização. No protestantismo a salvação é a Bíblia, daquilo que ele Le. Hoje nos caracterizamos  os protestantes como os evangélicos. Para a igreja católica o que  importa é o clero que possibilita a reflexão. A igreja é o instrumento mesmo com as imagens, mas ela utiliza mais ainda as missas.
O PROTESTANTISMO: Não é dialética o cristianismo é dialético, tanto protestantismo quanto catolicismo. Mas o elo de ligação no catolicismo é a Igreja,mas existe o culto nos dois. O protestantismo avança numa estrutura  de combate ao catolicismo. Era para reformar, por isso mais difícil.
CATOLICOS: na idade média essa ideia de romance que se vê em filmes não existia isso é mais para hoje. O casamento era pra procriação. Quando não  se chega a esse elo não se pode concretizar, a mulher era só para reproduzir.
CRITICA PRINCIPAL: Que é a cobrança de indulgencias, na salvação da alma, deixava para a igreja os donatários. Mas o funeral tem diferença, entre as classes tem as mais abastardas no século XIX, as famílias mais ricas com um arsenal de ritual mais elaborado.  As pessoas são enterradas dentro da igreja,. O poder público cria os cemitérios, mas as estruturas ainda ficam, constroem sepulturas, iguais as igrejas. Tem a possibilidade de uma boa morte, as peregrinações que são individuais mais também coletivos estavam vinculadas a adoração aos santos.


Características da reforma protestante:


1-Justificação pela fé
2-Sacerdócio Universal
3-Autoridade da Bíblia


O que salva é a crença em Jesus Cristo, visto dos católicos são suprimidos pela adoração aos Santos.  E hoje é motivo de conflito lembram o bispo chutando a imagem da Santa Nossa Senhora.
CULTO DOMESTICO: oração individual através das leituras  chega-se até Deus a Bíblia é da família ela e deixada como herança a leitura é organizada pelo pai, dentro da família. Se dá do pertencimento, a uma paróquia dá a possibilidade de todos poderem ser sacerdotes.
SACERDÓCIO:  É a autoridade veem de conhecimento, esse posto é essencial, porque quebra coma estrutura da Igreja qualquer um pode discutir a Bíblia, e levar a conhecimento da Bíblia.
ADORAÇÃO:  apelo a conversão o que salva é que a Bíblia ensinamentos chega a esse conhecimento o sermão do pastor se dá pela Bíblia.
DOMINAÇÃO: Percebemos também que essas religiões constituem um aparelho ideológico de dominação. Através do ensinamento controle da justificação pela fé , não deixa de ser um aparelho ideológico. O coletivo no catolicismo foi vencedor, no protestantismo não.
            Católicos e protestantes são muito diferentes em suas crenças, mas todos tem uma coisa em comum, que é igreja ou congregação como um aparelho ideológico de dominação, o fiel sustenta o sacerdote, e os senhores do colarinho branco.


















































REFERENCIA

Lebrum, François. HISTORIA DA VIDA PRIVADA.  tradução: Hildegard Fiest. São Paulo: Companhia das letras, 2009, p. 76, 112.













[1] Resumo exigido como parte da 1ª avaliação da disciplina: A Construção da Modernidade. Ministrado pelo professor: Allan Pinheiro da Silva.
[2] Aluno do curso de Licenciatura em História da Faculdade Ipiranga, turma LHN 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário