quinta-feira, 12 de junho de 2014

Outra prova elaborada em 2009 pela UEMA. Com pensamento da época








Respostas
“Mesmo assim, não abro mão do trabalho em grupo”. e de provas longas, a redação  está boa construtiva, e menos violenta .



____/____ /_____
Aluno 1_______________________________________Nº_______
Aluno 2_______________________________________N°______
Aluno 3_______________________________________Nº______
Série 8º ou   9º ano         Turma:__________
 ______________________________________________________                                             
                         3º Avaliação de História
SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL  Marque a resposta certa
1º) Alemanha Grã Bretanha e França se envolveram num conflito mundial, esses fatores podemos citar como responsáveis: (0,5)
( a ) Os países não queriam abrir o mercado, para os asiáticos e africanos, por isso qualquer ação contra as nações que desejavam manter fechado seu mercado, seria considerada uma agressão.
( b ) Os  países queriam  um mercado aberto, sobe  pena das regiões, não aceitarem a proposta podemos dizer que o conflito começou por esse motivo.
( c  ) Eles buscaram conservar ou ampliar seu império colonial, bem como seus negócios e lucros, em vários continentes, são as chamadas rivalidades imperialistas.
( d ) As grandes potências mundiais desejavam manter a sua política de mercado, aberto, contra aqueles que queriam um mercado fechado.
2º) Corresponde ao processo de unificação da Alemanha: (0,5)
( a  ) Hitler já era um cabo na 1º guerra, e foi o responsável pala unificação desse país.
( b ) A Alemanha já veio unificada no processo de mudança do feudalismo para o capitalismo, restando apenas a eles a expansão imperialista.
( c ) Os alemães queriam a unificação por isso, convocaram Napoleão Bonaparte para fundar o império.
( d ) Na segunda metade do século XIX, Von Bismark, primeiro ministro da Prússia, liderou o processo da unificação alemã com mão de ferro.  
3º) Corresponde a uma das causas da guerra. (0,5)
( a ) A Alemanha liderava, o comercio marítimo internacional e tinha como principal rival na economia, a Grã Bretanha.
( b ) Grã Bretanha, e Alemanha lideravam o comercio, marítimo e tinha como principal rival no campo econômico  França e Espanha.
( c ) A Grã Bretanha liderava o comercio marítimo internacional e tinha como principal rival no campo econômico, a Alemanha.
( d ) Alemanha e Grã Bretanha lideravam o comercio marítimo internacional e tinham como principal  rival na economia os EUA e o Brasil.
 4º) O que  era Alsacia Lorena: (0,5)
(a ) Com a política expansionista, alemã ao derrotarem a França, confiscaram essas terras  que é uma região riquíssima em minério.
(b ) Era uma modelo brasileira que passou para o lado alemão
(c ) Alsacia Lorena corresponde às terras francesas, que em momento algum foram tiradas de seus domínios.
(d ) Era uma região riquíssima que pertencia aos alemães depois roubados pelos franceses e depois retomados pelos Alemães. 
5º) A 1º guerra Mundial pode ser definida em três fases: (0,5)
(a ) Corpo a  copo, mão armada e trincheiras.
(b ) Guerras de emboscadas, infantaria e armamento pesado.
(c ) Guerrilha, infantaria e tanques.
(d ) Guerras de movimentos, guerra de trincheira e uma nova guerra de movimentos

6º) O fim da primeira guerra mundial, marcou também a transformação dos Estados Unidos, que se tornou uma das grandes potencias mundiais. Em 28 de Abril de 1919, o que foi criado por sugestão do presidente norte americano Woodrow Wilson. (0,5)
(a ) A Comunidade dos Estados Independentes. A fim de defender a integridade única e exclusivamente  da URSS.
(b ) A ONU, com sede na Alemanha, para garantir a estabilidade de todos os povos.
(c ) Foi criada a Liga das Nações, com sede na cidade de Genebra, na Suíça essa organização devia servir como arbitro nos conflitos internacionais e garantir a paz mundial.
(d  ) União das Nações  Unidas, para defender única e exclusivamente os interesses dos EUA.     
 Responda:
1º) O  que você sabe sobre a participação do Brasil na Primeira  Guerra Mundial?(1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) O mundo está em paz hoje Existe algum conflito que você ouviu falar na televisão. E o que é necessário para a paz no mundo.
( OBS: Resposta pessoal e obrigatório preencher todas as linhas)  (6,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário