quinta-feira, 12 de junho de 2014

Outra prova elaborada em 2009 pela UEMA. Com pensamento da época










Respostas
“Mesmo assim, não abro mão do trabalho em grupo” e de provas longas
_____/____ /_____
Aluno 1_______________________________________Nº_______
Aluno 2_______________________________________N°______
Aluno 3_______________________________________Nº______
Série 7º ou   8º ano         Turma:__________
 ______________________________________________________                                             
                         3º Avaliação de História
SOBRE O BRASIL HOLANDES:  ( Marque a resposta certa)
1º) Qual era a principal atividade econômica no Brasil Holandês
( a ) Sal e trabalho escravo
( b )  Drogas do sertão, açúcar e  sal
( c ) Café  e Coca Cola
( d ) Açúcar e trabalho escravo
2º) Qual o rei que morreu sem deixar herdeiros em Portugal, possibilitando a chance da Espanha assumir o controle de Portugal.
( a  ) O  Rei do Gado
( b  ) O Rei Bartolomeu Dias
( c  ) O Rei  D. Henrique
( d  ) O rei Henrique VIII
3º) Qual foi a tática usada pelos habitantes da Bahia para enfrentar os holandeses.
( a ) Fizeram uma linha com frente única, de tanques com soldados atrás, fazendo  o pelotão de infantaria
( b  ) No meio da guerra, eles cavaram trincheiras e ficavam apenas atirando
( c  ) Tática agressiva, sem estratégia, a não ser a força  física  massacrando o inimigo.
( d  ) Guerra de emboscadas, divididos  em pequenos grupos, onde saiam da mata, e atacavam os holandeses de surpresa.
4º)Qual a relação que levaram Espanha e Holanda ao conflito, que gerou a independência da Holanda?
( a ) A  Espanha católica, cobrava altos impostos  dos holandeses, protestantes, fazendo assim, a insatisfação e motivando  a luta pela independência.
( b ) A Espanha era crente, e queria cobrar altos tributos dos católicos holandeses, por isso causou a insatisfação.
( c ) A Holanda era calvinista, e não admitia ser pressionada por motivos de veneração que os espanhóis queriam impor.
( d ) A Espanha  calvinista cobrava impostos da Holanda protestante, gerando uma insatisfação dos protestantes.
Coloque (f) para falso e (v) para verdadeiro
( F ) Não havia escravidão no Brasil holandês, pois eles haviam feito a revolução religiosa, e por  isso,  alcançaram um grau de ética bastante elevada isso quer dizer, eram contra a escravidão do homem, pelo homem.
(  V  ) Por ser um país  rico, e voltado para o comercio, diferente de Portugal. No Brasil  holandês, o trabalho escravo   se intensificou e suas condições de vida pioraram ainda mais para dar conta de aumento na produção de açúcar para  o exterior, os escravos trabalhavam de 14 a 16 horas por dia.
( V ) A Holanda por ser um país rico, e que aderiu a reforma religiosa protestante, conseguiu a sua independência diante da Espanha.




SOBRE O CONTINENTE AFRICANO: ( Coloque (f) para falso e (v) para verdadeiro)
(  V ) Na África, havia diversos reinos, e povos, e uma cultura diversificada.
(  F ) Holandeses Ingleses e franceses, não aderiram a pratica do trabalho escravo.
( V ) Ao contrario dos europeus,  e asiáticos, os africanos não vieram de livre e espontânea vontade.
( F  ) Os Chefes africanos não recebiam armas de fogo, e pólvora dos europeus, fato que não alimentava a guerra entre os próprios africanos.
(  F  ) A travessia era feita  em navios pequenos, e frágeis, “navios negreiros”, a viagem durava por volta de 30 a 45 dias. Mas as condições eram as melhores possíveis para  essas pessoas.
SOBRE  MINERAÇÃO
Quais  foram às condições que as pessoas que  procuravam  ouro, encontraram  ao chegar às regiões, de Minas Gerais. Qual era a realidade dessa região.  
( V  ) Não havia o que comer, onde morar o que vestir as pessoas não tinha preocupação em plantar. As pessoas chegaram a comer ratos, gaviões gatos e cachorros.
(  F ) Havia um grande atraso na região, mas as pessoas estavam bem em relação ao plantio, por isso assim que chegaram, havia o que comer e vestir.
( F  ) A região no século VXIII, já estava bastante organizada pela coroa, portuguesa, onde já havia planos para o bem da população, e o desenvolvimento da colônia.
( F ) A região já estava bem desenvolvida, e os planos da coroa já estavam em andamento, como saneamento saúde, educação.



Como  você vê a Educação nas Escolas Hoje