quinta-feira, 12 de junho de 2014

Outra prova elaborada em 2009 pela UEMA. Com pensamento da época










Respostas
“Mesmo assim, não abro mão do trabalho em grupo”. e de provas longas.

____/____ /_____
Aluno 1_______________________________________Nº_______
Aluno 2_______________________________________N°______
Aluno 3_______________________________________Nº______
Serie 6º ou 7º ano               Turma:________ ______________________________________________________                                             
                             3º Avaliação de História
O RENASCIMENTO:  Marque a resposta certa.
1º) Quem  denominou, os movimentos culturais de sua época de “O Renascimento”.
( a  ) Padres, realeza e  camponês
( b  ) Cientistas, padres e  realeza
( c  ) O povo, o burguês e os escravos
( d  ) Escritores, pintores e  cientistas
2º) Afinal o que foi o renascimento?  
( a ) O renascimento foi um movimento político, que procurou centralizar o Estado a favor do Rei.
( b ) O renascimento foi  uma revolta popular que deu certo, assim eles conseguiram a igualdade social.
( c ) O renascimento foi um movimento artístico e cientifico que floresceu na Europa nos séculos XIV, XV, XVI,
( d  ) O renascimento foi um movimento cultural que ocorreu no Brasil
3º) Corresponde aos valores Renascentistas? 
(a ) O corpo é fonte de pecado, e todas as pessoas consideram-se membros da cristandade, valoriza-se o espírito de associação de  coletivismo.
(b ) O tempo pertence a Deus, é pecado emprestar dinheiro a juros, ou seja, cobrar pelo tempo em que o dinheiro estiver emprestado.  
(c ) O homem está no centro das atenções, (antropocentrismo). O corpo é fonte de prazer e beleza. Há valorização da originalidade  e do talento de um artista do  que é marca pessoal do individuo.
(d ) Deus está no centro das atenções, (teocentrismo). E o homem num segundo plano por existir já o coloca em condições de pecador.
4º) Onde se originou o Renascimento?  
( a  ) Grécia  Antiga
( b  ) Norte da Itália
( c  ) Portugal
( d  ) Espanha
5º) O que era um Mecena ?  
( a ) O homem rico comerciante, banqueiro príncipe ou Papa que financiava um artista era chamado de mecenas, isto é protetor das artes e da ciência.
( b ) Os mecenas correspondiam tantos aos homens que tinham dinheiro como as classes populares, independente  de condições financeiras para pagar artistas.
( c ) Eram os camponeses, os mais pobres, que financiavam artistas para retratar as imagens da época.
( d  ) Os mecenas não eram poderosos, nem tinham  condições de financiar artistas.
Coloque (v) verdadeiro  ou (f ) falso
( V )  Os humanistas estudavam autores gregos, e romanos conhecê-los e inspirar-se neles a fim de criar algo novo. Os humanistas tinham em comum com os gregos e os romanos, a crença na capacidade de ação do homem, sua liberdade de agir e participar da vida de sua cidade. 
( F ) Galileu Galilei, é considerado o criador da física moderna, foi um dos mais brilhantes cientistas que o mundo já conheceu, descobriu os  satélites de Júpiter, os anéis de saturno manchas solar, e também que a velocidade da luz é maior que a do som. Diante dessas descobertas, ele  conseguiu admiração da igreja.
(  V  ) Nicolau Maquiavel, é considerado o fundador da política como ciência, escreveu o príncipe que recomendava, por exemplo, como um governante  deve agir para conquistar  e manter o poder. Foi o criador da idéia  de que “os fins justificam os meios”, ou seja, qualquer meio é valido, fingir, trair, enganar e até matar quando o objetivo é o poder.  
 (  V  ) Romeu e Julieta uma das mais conhecidas histórias de amor de todos os tempos, ganhou inúmeras adaptações, para a TV e o cinema, inclusive adaptação em quadrinhos protagonizados pelos personagens  da turma da Monica, entre outras provando  que as artes do passado estão presentes no nosso dia a dia.  
REFORMAS RELIGIOSAS: Marque a Resposta Certa.
1º) Faz parte da conduta da Igreja católica na idade media?     
( a ) A Igreja não tinha muita participação política ideológica na vida do povo e dos lideres de estado, as pessoas não eram convocadas para as cruzadas, ficando assim a igreja com a função de apenas levar a palavra, e seus membros eram bem preparados.
( b  ) A Igreja não tinha por função nenhuma de interferir  na vida do povo, deixava eles buscarem a ascensão profissional, e não  condenava os empreendimentos da burguesia, fazendo assim, com que todas as classes se mantivesse livre para fazer o que  queria de sua vida.     
( c  ) Os bispos, abades e cardeais possuíam feudos, enormes e muitos servos, os Papas tinham muita força política convocavam pessoas para participar das cruzadas, celebravam acordo entre países, interferiam na escolha dos reis, os coroavam, muitos de seus membros não tinham preparação  etc.     
( d  ) A Igreja  não mantinha um pode paralelo ao governo, ainda sim quem mandava era o Rei, fazendo assim com que a sua função única e exclusiva fosse a de administrar a vida do povo, para o bem material da população.     

Fale sobre a  sua religião












Nenhum comentário:

Postar um comentário