quinta-feira, 12 de junho de 2014

Encerramento dos trabalhos no estagio no Frei Daniel e na UEMA. Com o pensamento da época.









29/12/2009
CONCLUSÃO

CIÊNCIAS HUMANAS:

“Todas essas incertezas são porque estamos diante  de um fator que se chama “construção do homem”, que não pode ser  trabalhado por qualquer um, o conflito do cientista é ótimo, desde que ele  se estabilize.  Por isso é de suma importância levar  muito a serio esse trabalho. E foi o que eu fiz depois de tanto trabalho  entendi que”

Depois de três anos e meio, em que o foco principal foram voltados para  mudança no estilo de ministrar aulas. Os problemas e a realidade no campo escolar  e psico- social  de todos. Arrecadei um material riquíssimo em relações humanas, que poderão servir para futuros estudos
Em sua grande parte o professor ainda fica isolado sem recursos e em salas quentes. Os recursos tecnológicos ainda são escassos, no tempo em que estive som esses professores nenhum usou a sala de informática.  . No campo esportivo, tem quadra, mas não é o bastante ainda não se vê o esporte como profissionalismo.
A proposta acadêmica de libertar os alunos das correntes do resumo copiado no quadro, a realidade do professor “livresco” ficou mais claro quando  cobrei que eles elaborassem uma resposta pessoal sem usar o livro. 
Pelo menos nesse momento na Escola Frei Daniel, não se ensina a pensar a não ser reproduzir do conteúdo consequencia do professor livresco.
“São os professores os grandes responsáveis por garantir que a criança e adolescente tenham uma vida saudável, e colabore para a harmonia dos grupos dos quais fazem parte. De fato pais e mestres são figuras centrais no desenvolvimento moral, ou seja, no julgamento que a criança tem sobre o que é certo  ou errado”  


PRINCIPAIS PONTOS  NO CAMPO

·         Infelizmente ainda vi o famoso resumo copiado no quadro
·         A linguagem do conteúdo da seduc está correto, mas não significa que não pode incentivar a pesquisa.  
·         O espanto dos alunos quando passei questões: Ao me perguntarem qual é a pagina. “Não tem pagina, você vai criar a resposta” 
·         Cada turma tem um nível, um grau, a metodologia usada com sucesso para uma turma, não significa que dará  certo em outra.
·         Peça a opinião, mas jamais em hipótese alguma exponha conceitos acadêmicos.  
·         Também conclui que as mulheres, “meninas” além de serem mais inteligente são mais educadas que os homens.
·         Não tem estrutura para  comportar jovens com deficiência e  Homossexuais. 








              A base em pesquisa sobre a forma como os pequenos lidam com as regras em situações de jogo e dilemas  morais constatou  que a construção do sentido de justo  e injusto tem ligação com o desenvolvimento cognitivo.
Segundo  ele, as crianças passam por diferentes tipos de compreensão e relação as regras, conforme amadurecem obtém cada vez mais condições de se relacionar com elas de maneira critica. Assim constituem uma moral dita autônoma pela qual passam a considerar a intencionalidade dos atos.
            Nos primeiros anos de vida os pequenos vivem um período de iniciação as regras, e precisam da intervenção constante de um  adulto que os oriente sobre o que é  aceitável.  Não  morder o irmão  e não bater nele, pedir biscoito ao dono  do pacote em vez de tomá-los  etc.
           Com isso, distinguir o justo do injusto passou a ser visto com apenas dos muitos aspectos de desenvolvimento moral da criança e adolescente. Entre outros estudos  e pesquisas que ampliou para o desenvolvimento psíquico de outras virtudes como a generosidade, compaixão e lealdade.    
  
Jean Piaget ( 1896-7980)



Meu Conceito: As crianças com má formação se tornam adultos temerosos de responsabilidades, e escolhem empregos que não oferecem risco, como já disse, ficando assim os jornalistas e os professores de frente  para a realidade, então são eles o agente transformador. Além de não respeitarem a condição social das outras, fazendo assim,uma conseqüência no cotidiano, que são as ofensas morais, culminando assim com processos no dia a dia das pessoas.      

ERRO CONFIRMADO

Desde a 5º serie, com aquela prova ferrenha de frente e costa, e com conceitos que eles não entenderiam. O mesmo aconteceu  com as provas da 6º e 7º. Com um teor acadêmico fora dos padrões do ensino fundamental e  médio. A  prova da 8º serie, foi mais acessível, mas construtiva.   

EU TRABALHO AGORA ASSIM: 

Com tópicos, explicando de frente para os alunos, “olho no olho”. Cobro opinião própria, gosto de organizá-los em grupos (trabalho em grupo). Passo prova. O trabalho tem que ser com o nível que a Seduc estipulou,  eles estão certo,  mas deixo livre para pesquisarem em outras fontes.  

Acho que não teve ninguém da minha turma que se empenhou  tanto nesse trabalho.