quarta-feira, 23 de abril de 2014

Trabalho na UEMA



(UEMA) UNIVERSIDADE ESTADUAL
DO MARANHÃO; POLO BELÉM

                              
 Licenciatura plena em História pela UEMA


“A História  de todas as Sociedades até hoje tem sido a história da lutas de Classe”
                                                                               Karl Marx



                                                                    


                                                                                                                                                                                                        



PQD   IV e V




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Belém-Pará -Brasil    
Maio  de 2009                                                                                                                                                                                                                                                                











Disciplina: História da América Contemporânea   
Professor: Noé Ferrira da Costa

EDUCADORES OU FUTUROS PROFESSORES
PQD V

1- Ana Lucia dos santos

2-Ana Solange dos Santos

3- Daniele Ribeiro de Souza

4- Daniela Ribeiro dos santos

5- Roseane Ferreira Vale

6- Roberto Nazareno  A  Silva  ( O Cara)

7-Nilton Pereira Sampaio

8- Sebastião Pereira Viana Júnior

9- Soraia Ferreira pinto,

10- Vera Lucia dos Santos  


PQD  IV

1- Franciane Nancy J Cardoso

2- Maria do Pilar M Morais

















A Guerra fria


As guerras que envolveram batalhas  sangrentas, mortos soldados são denominadas de guerra quentes, e a expressão “guerra fria”, foi utilizada pela primeira vez  por um príncipe espanhol na idade média e referia-se  as situações de tensão entre paises., mas não envolvem uma declaração oficial de guerra, sendo assim surgindo esta termo no vocabulário  político ocidental.
            A chamada guerra fria foi difundida por entre os anos por ministros, nazistas, jornalistas, mas no final de   
2º guerra mundial que o termo passou a ser usado no atrito existente entre as duas potencias mundiais EUA e URSS, de um lado o bloco capitalista e de outro o bloco comunista, ambos potencias bélicas a guerra declarada entre eles seria um verdadeiro desastre, um guerra atômica que destruiria não só os dois paises, mas também outros paises seriam afetados pela radiação.
            A guerra fria foi um conflito mundial devido a integração dos paises aliados as potencias, mas foi uma guerra camuflada, que impediu uma guerra aberta e atômica entre as duas potencias.
           



Origens do Conflito


             A guerra fria teve seu inicio em 1917 e não em 1945, pois como podemos ver ela foi um conflito entre os regimes capitalistas  e socialistas e em 1917, a Rússia devido a Revolução Bolchevique, ela passa a ser socialista e com este novo regime não haveria propriedade privada, empresas estrangeiras , etc. Tudo seria controlado pelo Estado, nem, pobres, nem ricos, iguais , o fim das injustiças sociais, segundo HARL MARX : O fim da exploração do homem pelo homem.
            Essa mudança de regime da Rússia, um pais tão grande causava um certo receio de paises como França, Inglaterra e Estados Unidos, paises capitalistas, que tinham medo da influencia que esta causaria como impactos na população, nós setores como a industria, os operários que poderiam aderir igualdade para todos deixando de achar “natural a existência de ricos e pobres, como algo impossível de se transformar, com isso para evitar este contágio” paises capitalistas invadiram a Rússia com suas tropas uniram-se a opositores  aos governos Lênin (grandes proprietários, nobres industriais). Uma luta entre o exercito vermelho (comunista) m e o exercito branco (cor da monarquia), uma guerra civil em que os mais prejudicados era o povo russo. No entanto, o exercito vermelho foi vitorioso devido a habilidade de seu organizador Leon Trotsky.
            Vitoriosa, mas fraca economicamente a URSS organizava –se quanto pais socialista, e os demais paises capitalistas deixavam de dar tantas importância a URSS, devido os problemas internos e a crise econômica e assim a guerra fria congelou-se por alguns anos e voltava-se a este embate na 2º guerra mundial.




     

           


Das Ruínas da segunda guerra ao fantasma da terceira; O apogeu da Guerra fria


Na 1º guerra mundial pouco se resolveu a cerca dos problemas entre os paises pelo contrário  eles se acentuaram. E a ascensão  dos nazistas na Alemanha era sinal de conflito pela frente.
Em 1939, a 2º guerra mundial teve inicio, as invasões dos e o suposto acordo de “NÃO AGRESSÃO” com a URSS, seu maior rival, dava inicio a guerra, mesmo com a declaração de guerra da França e Inglaterra  contra a Alemanha os nazista colecionaram vitórias conquistas grande parte da Europa e fez um ataque surpresa contra a URSS, rompendo o acordo com um verdadeiro massacre. Enquanto isso o Japão ataca o porto americano Pearl Harbour e assim os EUA entra no conflito mundial declarando guerra ao Japão, no entanto Itália e Alemanha eram aliadas do Japão  forma-se a tríplice aliança e de um lado EUA, Inglaterra e URSS tornaram-se  aliados (mesmo sendo capitalistas e socialistas) em 1943 deram um novo rumo a guerra, derrotando os alemães  e seus aliados.
A partir deste momento  com a vitória evidente, dos aliados aos EUA, a guerra fria já estava presente nos discursos do ministro da Inglaterra que dizia  que derrotando os nazistas, não entregaria  ao domínio soviético.
Com a derrota da Alemanha, onde diferenças começaram a crescer bastante, como o ataque dos EUA, as cidades japonesas Hiroshima e Nagazaki, numa pura demonstração de seu poderio aos soviéticos.



O Apogeu da Guerra Fria

Após a derrota da Alemanha, a Europa passou por profundas transformações, como crises intensas que poderiam dar inicio a uma 3º guerra mundial. Mesmo com a aliança da Inglaterra, EUA e Urss na 2º guerra mundial, após a guerra fazia necessário deter a influencia comunista, as revoluções comunistas, que poderiam abalar os paises capitalistas. Era preciso deter a “CORTINA DE FERRO” paises comunistas, com isso o presidente norte americano Harry Truman, que lançou a “Doutrina Truman”, para impedir o avanço comunista no mundo, com isso o melhor recurso era ajudar economicamente os paises atingidos pela guerra, o plano NARSHALL, ajuda financeira do EUA, era uma forma de comprometimento dos demais paises como EUA, fortalecendo os laços de dependência e o capitalismo. Essa postura hostil dos EUA e URSS, favorecia a corrida armamentista dos EUA, favorecendo aos barões da industria, expandindo sua influencia para o resto do mundo.
Contudo, as reações soviéticas foram organizar todos os paises comunistas num bloco econômico, com moeda especifica além de se organizarem através do COMECON (Conselho de Assistência  Econômica Mutua) . Assim o mu8ndo estava dividido em dois blocos, em COMUNISTA X CAPITALISTA .
            A URSS para impedir a influencia dos EUA na parte ocidental da Alemanha, bloqueou a parte oriental, se Stalin invadisse declararia guerra mas seu bloqueio significou um típico exemplo de guerra fria, em que a Alemanha era o foco de conflito. Apesar disso os EUA, continuou abastecendo a parte ocidental através de uma ponte aérea, o avião sobrevoaria a parte oriental, o presidente dos EUA , ameaçou dizendo que se o avião fosse abatido, ele não hesitaria em iniciar um guerra.



Quando a guerra fria mata a guerra da Coréia



            Além da Alemanha a Ásia  também  era uma área de tensão entre os dois blocos. O país mais populoso do mundo tinha se tornado comunista e isso assustou e isso assustou a maior potencia capitalista e todo o leste europeu estavam nas mãos dos governos comunista e todo esse desenvolvimento de modelos de governo envolveria um pequeno pais asiático a Coréia.
Em 1910, a Coréia havia sido denominada pelo Japão, mais com a derrota japonesa em 1945, o país foi ocupado entre guerra o pais dividido pois os paises bipolares não chegavam a um acordo sobre o seu destino. Surgiram assim dois países, separados por uma zona desmilitarizada..
            O governo do sul capitalista estava nas mãos de Syagman Rehee que era comandada por um guerrilheiro comunista que havia lutado contra os japoneses apoiado pelos dois países comunistas. URSS e China conseguindo invadir áreas desmilitarizadas, alcançando a Coréia do sul  até sua capital, Seul.
A parte capitalista não poderia deixar de reagir as tropas da ONU, eram predominantemente a América mais havia outros paises participantes.
            O uso da ONU em prol dos norte americanos seria lembrado muitas vezes como um traição aos princípios que deram origem a organização.

Sistemas de aliança

            A OTAN (organização do tratado do Atlântico  Norte), foi uma invenção dos paises capitalistas tendo a frente os EUA e Inglaterra  , depois outros paises foram incorporados, principalmente porque  a União Soviética era uma ameaça aos paises cabeça da OTAN.

Outros pactos foram fechados:
ANZUS: (Sigla de Austrália , Nova Zelândia e EUA)
PACTO DE BAGADÁ: (Turquia, Iraque e Irã e Paquistão.OBS: Todos aliados dos EUA)

“Essas alianças significavam a permissão para os EUA instalarem bases militares por todo o planeta”

Isso significa que os EUA poderiam ter a possibilidade de interferir militarmente em qualquer parte do mundo.

A Reação dos Comunistas:

PACTO DE VARSOVIA: Que corresponde a aliança entre todos os paises comunistas. Apesar das duas potencias se mostrarem muito superior aos outros paises, o conflito poderia ser desastroso para todos. Pos vivíamos no fio da navalha  qualquer pais aliado que fosse atacado pelo rival  capitalista ou comunista significava mexer com todos os seu aliados.
Nesse conflito destaque para a Coréia, que estava dividida e iria colocar as forças capitalistas e comunistas a prova. A Coréia do norte avançava rumo a capital .

A Questão da ONU:
Lembrando que os EUA, feriu gravemente  os princípios que deram origem a organização. O de manter paz.

Guerra da Coréia:
142 mil americanos mortos.
 2 milhões de Chineses e Coreanos

Os EUA queriam usar as bomba atômicas para evitar mais baixas de suas tropas, que com o consentimento   da ONU, partiram para a guerra, então isso nos leva a crer que a ONU  atendia e atende os interesses americanos.
            Outra fase se aproximava, o conflito ideológico de partidos políticos, sejam eles de esquerda ou direita , passaram a  ser caçados pelas potencias rivais.



A Coexistência não Pacifica



A morte do ditador da Rússia Stalin ocorrida em 08 de maio de 1953, colaborou para diminuir o clima de tensão entre os blocos e,m luta. Após sua morte assumiu o poder o grupo liderado por NIKITA KRUSCHE.
Kruschev começou diminuir a centralização da economia soviética fato que contribuiu para a redução das tenções e deu origem ao que chamamos de penódo da “coexistência  pacifica” , esse clima de paz porém seria quebrado muito brevemente, quando os paises dominados pelos soviéticos , acreditaram ter chegado a hora de mais liberdade.
Após  o ano de 1953 com a diminuição das guerra  fria que ocorreu a mais  grave crise entre EUA e URSS e a que aproximou a mundo de uma possível guerra nuclear.
Até 1959 os EUA viam Cuba como colônia de onde importavam  açúcar e charuto, só que após esse ano quando Castro tomou conta de Havana  várias medidas que limitavam o domínio econômico dos norte americanos foram afastando  Washington de Havana. Politicamente isolados no continente americano, Fidel Castro lançou-se nos braços da URSS. A cooperação URSS –Cuba assustou muito o povo norte americano.
Em 1962 o medo dos Estados unidos tinha motivo concreto. Fatos de espionagem aéreas dos aviões  do V-2. confirmaram os boatos de que os soviéticos vinham instalando bases de mísseis em Cuba. O presidente John Fitz Gerald Kennedy anunciou em 22 de Outubro o bloqueio naval de cuba. Em 28 de Outubro, porém depois de contatos pessoais com o presidente Kennedy o líder Soviético Kruschev na anunciou  que se retiraria as bases de mísseis cubanos, em troca EUA prometiam não invadir a ilha.





Guerra do Vietnã A Origem do Conflito



Durante a segunda guerra mundial, o Japão ocupou a Indochina. Os Vietnamitas lutaram contra os japoneses em especial Nguten  Tat  Tahah, poeta e professor e político, mas tarde ele ficou conhecido com Hochi Ming.
Hochi Ming. Foi membro fundador do partido comunista do Vietnã e chefe do Vietminh “ou lugar para a independência do Vietnã.
Quando o Japão foi derrotado, na 2º guerra, Ho Chi Minh proclemou a Republica democrática do Vietinã, no norte do pais.
 Os  franceses não aceitaram a independência e passaram a lutar contra os  Vietnamitas.
Os vitnamitas tornaram-se na guerrilha primeiro contra a França  depois  contra os EUA.
Em 1954 , os franceses  perderam a guerra paralelo 17, o Vietnã foi dividido em Vietnã do Norte, que seria governado pelo  comunistas e Vietnã do sul que teria governo pro EUA.
Os acordos de genebra previa eleições para os Vietnimistas do  Norte e sul mas elas nunca acontecerá.





           
A Curta Primavera de Praga


O presidente Checo Alexandre Dubceh deu inicio a uma abertura chamada de primavera de Praga, na qual o presidente anunciou o respeito do governo aos direitos civis e  libertou vários presos políticos. Era o socialismo com face humana conforme anunciou nos seus discursos.
O presidente so9freu grande repressão por parte da união Soviética foi derrubado do poder e preso, as reformas foram anuladas. O bloco comunista estava marcado para sempre pela repressão a primavera de Praga.



Guerra do Vietnã a participação Americana



O governo  do Vietnã do Sul era auxiliado pelos EUA, que oferecia ajuda econômica direta, sua ajuda ia além da economia, no governo de Kennedy, os EUA enviou cerda de 500 mil boinas verdes como “assessore  militares”, ,com outros presidentes  americanos a quantidade de soldados americanos enviadas para Indochina só crescia e com incidentes entre as embarcações dos EUA e do Vietnã do Norte no Golfo de Tonquim, a presença americana só crescia.
Os EUA lutaram contra um grupo intitulado como frente nacional de libertação do Vietnã do Sul, como era constituído por muitos comunistas, seus inimigos deram o nome  ao grupo de “Vietcong” ou comunistas  Vietnamitas . Os conflitos entre EUA e os Vietcong  se deram com utilização de aras químicas  que desfolhavam as arvores bombas de napclm e os mais prejudicados com esse conflito era a população  civil do Vietnã, com massacres de aldeias. Os Eua,eram recriminados pelo movimento Hippies e Woodstock  do Rock, além de estar também dividido num ambiente de guerra civil entre brancos e negros na década de 60. Verdadeiras passeatas eram organizadas contra as embaixadas americanas no mundo inteiro, além da pressão interna e divulgação de seus gestos como sendo imperialista, com o aumento da pressão, o presidente Johnson não se reelegeu, vencendo Nixon com suas promessas de paz, no entanto, o conflito se estendeu em 1969 para os paises vizinhos do Vietnã, mas mesmo assim os Eua não conseguiram deter o movimento Vietcong e em 1923, o secretário de estado do EUA anuncia a retirada dos EUA do conflito.
A perda de terreno no Sul do Vietnã pelo Norte era o começo da reunificação do Vietnã, com uma guerra que teve saldos irreparáveis como a morte de 2 milhões de vietnamitas, 12 milhões de pessoas refugiadas (boat peple= paqssoas do botes). A vitória de Ho Chi Minh , que morreu antes de ver a unificação do Vietnã.
Com a derrota dos EUA com sua retirada do conflito, era notável o efeito na sociedade que avaliava os feridos da guerra, filmes que narravam a dor dos soldados  americanos.

 “Com tudo nenhum filme retratou o mais prejudicado com o conflito, o povo do Vietnã e seu sofrimento”   





As Mudanças no final do Século


            O mundo bipolar dividido entre EUA e URSS começa a dar sinais de enfraquecimento na década de 70, vale ressaltar que havia também movimentos dos não alinhados não  queriam ser  “capachos” de ambos os lados.
            Os blocos comunistas e capitalistas não apresentavam uma forma tão homogênea tinham suas divisões internas. Assim a década de 70 é conhecida pela expressão francesa detente, que significava distensão diminuição da tensão.
Assim  a economia deixava de ser inteiramente controlada pelo estado e passava oferecer chances de enriquecimento para os cidadão,o tradicional “ponto negro”, da economia comunista.
O grande projeto de Gobachec era realizar uma transição lenta para uma economia de uma política  e econômica saiu do controle do governo a produção desorganizou-se e sugiram muitos novos ricos e novos pobres.
Partidários do velho sistema soviético, resolveram reagir com um golpe de estado. Os golpistas queriam anular todas as medidas da Glasnort e da Perestroika,quando o golpe foi controlado a situação a situação de socialismo era de total destruição, os golpistas conseguiram exatamente contrariar o que  queriam: aceleraram o fim do sistema soviético.
Em Dezembro de 1991 Gosbachev renunciava ao cargo de presidente da URSS, pois ela deixa de existir, surgia em seu lugar a CEI (Comunidade dos Estados independentes), que acabaria reunindo todas as republicas da ex URSS (menos Estônia, Letônia e Lituânia).




Glasnost e Perestroika na URSS




O final do governo Brejnev tinha sido de total estagnação  econômica, pois o País produzia aço, em quantidades, havia uma industria invejada e um dos melhores exércitos do mundo, mas o principal faltava para a população que era a comida,e também eletrodomésticos.
Brejnev morreu em 1982, e seu sucessor Furi Andropov, faleceu quinze meses depois de assumir o cargo o sucessor de Yuri foi Constanti Chenenko que faleceu meses depois, após os velhos morrerem chegou a vez dos jovens. O líder mais jovem foi Mikhail Gorbachev com 54 anos de idade.
            Glasmost e Perestroika foi programas lançados por Gorbachev, isso seria a chave de mudanças no mundo comunista, os velhos políticos foram substituídos   pelos reformistas, os judeus russos foram vitimas de muitas repressões, pois ganhavam o direito de imigrarem para Israel.
A perstroika foi um programa econômico que tinha o objetivo de dinamizar a tradicional economia soviética, pois muitos monopólios foram aberto a concorrência com isso as empresas passaram a ter lucros.
Com isso foram surgindo cooperativas dos pequenos produtores, pequenos comércios, restaurantes, lojas, pois a economia deixava  de ser controlada pelo estado.





O leste Europeu a rápida Transformação


Um dos aspectos mais surpreendentes da crise  do socialismo no final dos anos 80 foi a rapidez com que desabou na Europa Ocidental. Os países que há décadas estavam ligados ao domínio soviético rapidamente derrubaram o governo e transformaram sua economia. O socialismo era visto como  ordem estrangeira em países como Polônia ou a Hungria. Por isso é fácil entender que tão logo a URSS começou a anunciar uma abertura política e econômica. Na Iugoslávia , o fim do socialismo foi mais trágico, o pais ocupava –se em sete povos  diferentes. O fim do socialismo não se processou de modo tão pacifico em todos os países.











O Governo Reagon nos EUA


            Ronald Reagon foi o 40º presidente dos EUA, e foi o ultimo que enfrentou de fato a guerra fria.Nascido na Califórnia em 1911, ao assumir a residência em 198, Reagan voltou suas energias contra a política de programas sociais que tinha o governo do democrata Jimmy. Adepto do neoliberalismo, defendia que o Estado não deveria cobrar poucos impostos e oferecer pouco amparo a educação ou a saúde! O estilo político agressivo e a defesa do livre mercado em termos econômicos faz sucesso fora dos EUA  tendo como seguidor a primeira ministra da Inglaterra Margaret Thacher conhecida como a “Dama de Ferro”
            A ilha Caribenha de granada, por exemplo foi invadida porque tinha um governo pró comunista, apesar das varias ocorridos em seu governo. Reagon ficou conhecido como o presidente Teflon que nada o atingia, nem mesmo o famoso caso Irã Contras.
Para reforçar o poder militar dos EUA propôs o mais vasto ambicioso projeto militar da história, o SDI ( sigla para Stratégia Defensse inititive- iniciativa de defesa estratégica). Conhecido pelo seu apelido de Guerra nas estrelas. Esse projeto na verdade previa a construção de uma rede de satélites militares sobre o planeta, todos dispondo de raios lazer para destruírem mísseis que estivessem voando contra os EUA. Dessa maneira o poderio soviético seria anulado.
O projeto mesmo sendo desativado causou e ainda causa bastante polêmica...Para alguns nunca seria implantado, era apenas um meio de mostrar a URSS que ela deveria desistir da Guerra fria. Por não ter condições de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e militar dos EUA. Pois muitas empresas teriam que ser fundados o que geraria muitos empregos.
            O presidente Reagan foi reeleito baseado em certos sucessos econômicos (diminuição da inflação e crescimento econômico, atestando sua popularidade no final de seu 2º mandato  conseguiu eleger seu vice (George Bush) como sucessor e no governo Bush não havia mais uma URSS para enfrentar. A paz para Reagon não veio com  a aposentadoria pois ao se recuperar de um câncer e de um atentado este também fora acometido pela grave doença do mal de  Alzheimer, que faz a pessoa perder toda a memória.



A Guerra fria e o esporte

Na guerra fria  as Olimpíadas tiveram um grande destaque pois os países comunistas e os capitalistas investiam muito em seus atletas a partir de 1952 os países que eram considerados pequenos como: Cuba, Romênia e Alemanha Oriental esses países apresentavam um grande desempenho nas olimpíadas devido ao grande investimento que esses países davam ao seus atletas.
            Temos o grande exemplo da Romênia Nadia Cosmaneci que nos jogos Olímpicos de Montreal a ginasta garantiu nota 10 em todas os itens. A partir de 1976, os países do bloco comunista tratavam seus atletas coma maior regalia  eles moravam bem, e tinham vários privilégios.
            Em 1980, os EUA  liderou uma campanha para impedir que alguns países não participassem dos jogos Olímpicos, devido a invasão da URSS ao Afeganistão, tudo isso era conseqüência de uma briga política já nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984 a URSS usou da mesma estratégia dos EUA, pois tudo isso era uma disputa política que atingia o esporte.
            Só nas Olimpíadas seguintes que foi realizada na Coréia é que o confronto entre os atletas dos países comunistas e os países capitalistas, só que esse confronto foi no esporte e os mais preparados vencerão.
            Se imaginarmos a guerra fria apenas como o atrito entre EUA e URSS, os EUA venceram, as evidencias, podemos enumerar que a mesma já acabou: Guerras do Golfo, guerra da Bósnia, quando da  existência da guerra fria, se a Servia tivesse apelado para a URSS, os EUA teriam auxiliado a Bósnia, com isso afirmamos que o mundo não é mais bipolar.
            Existem países comunistas, como a Coréia do Norte e cuba, mas não seriam capazes  de desafiar hoje os EUA, e também  países como China e Vietnã formalmente comunistas comportam-se como capitalistas.
            Salientamos que a guerra fria também embatia nos atritos entre socialismo e capitalismo, após o seu termino formaram –se grandes blocos econômicos para integrar sua produção. Com a derrota do socialismo, não podemos dar todas as glorias ao capitalismo, pois existem muitos países pobres, sofrendo com as desvantagens e no comercio mundial.
             Com o fim da guerra fria podemos dizer que não houve vencedores ou derrotados, mas uma visão de se fazer política internacional.





Conclusão

Percebemos que aparentemente o bloco comunista, e as idéias socialistas  foram esmagada, pós o lado capitalista via  os comunista como vilões, e a informação que sempre chegou por toda parte do mundo realmente é essa.
            A maquina americana de propaganda é forte, daí se dizer que os comunistas eram considerados perigosos. Esses sistema em forma de estado realmente não deu certo, não que ela não possa acontecer pode sim, em qualquer lugar pode haver uma aliança cooperativa  e de igualdade.
            O fato dos países comunistas não terem resistidos se deu  a questão das guerras,  tiveram que enfrentar um inimigo capitalista que não poupava quando o termo é massacrar outros povos, e a qual quer  coisa que ameaçasse a sua expansão comercial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário