quarta-feira, 23 de abril de 2014

Trabalho de: “Gestão de sala de AulaI I” Professora:Sergio Bandeira do Nascimento ; Turma: LHN 02 (Faculdades Integradas Ipiranga). Fazer uma resenha ler e debater.


24/02/3014












Faculdades Integradas Ipiranga
Professor Sergio Bandeira do Nascimento
Disciplina (Gestão Educacional II)

LHN 02
Paulo Cristiano Borges dos Santos
Rosivan Almeida Pinheiro Júnior
Sebastião Pereira Viana Júnior


Atividade: Resenha, ler e debater.

Thomas More ou Thomas Morus
A Utopia
7/2/1478, Londres, Inglaterra
6/7/1535, Londres, Inglaterra
Publicada cerca de 1516

Nicolau Maquiavel
(1469-1527)
O príncipe

O homem precisa saber dominar a natureza, e suas leis para transforma-la. Eles querem transformar esse homem um pecador, em um homem santo, mas seria necessário uma nova sociedade.
Parece que a Europa estava se lançando ao mar, em busca de novas terras, levando consigo a ideias de que eles eram os povos do futuro, e transformariam aquelas sociedades descobertas, assim como transformariam aquele homem.
Maquiavel escreveu “O príncipe”, que era uma obra que defendia o absolutismo, ele faz uma discussão sobre isso. More era um renascentista, e acreditava na educação da nova sociedade,
Parece que há um embate ideológico entre More e Maquiavel, um discute o estado absolutista, o outro propõe uma republica. A Utopia levanta que o homem que é bom, será capaz de saber o que é bom, fora disso só a força bruta da lei poderá regir esse homem. Maquiavel escreve sobre leis duras, a qual o imperador deveria impor.
            Acredito que há um choque entre essas ideias, uma oposição, uma prega a democracia a educação, a outra sugere um estado centralizado, no entanto as duas sugere uma sociedade do futuro. Algo que eles não estão vivendo no seu tempo, pensaram num modelo novo de sociedade.
Thomas More em A utopia, o autor sugere  que através da analise de textos literários, podemos relacionar com diversas áreas do conhecimento, textos de assuntos como política, religião etc.
            Maquiavel não acreditava que as pessoas propriamente deveriam ser boas, as rígidas leis os fariam  andar sem cometer atos de natureza perigosa. Ele rompe com o pensamento grego. 

Conclusão

Trazendo para o dialogo com a história, e seus métodos de abordagem, percebemos que esse teóricos estão incomodados com a sociedade, que eles estão vivendo. O mundo deve estar repleto de injustiças e pobrezas. Cada um estipula a solução do problema segundo suas convicções, e segundo o seu estado na sociedade, a de Maquiavel era favorável a nobreza.
Parece que o marxismo se assemelha com essas ideias, pois projeta o futuro. Qual teórico não projeta a o futuro? Difícil encontrar um! A história teleológica , está presente aqui, podemos pegar a literatura desses homens, e abordar em sala de aula dando uma perspectiva de visões diferente  para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário