quarta-feira, 23 de abril de 2014

Trabalho de: "Gestão de sala de Aula II" Professor: Sergio Bandeira do Nascimento; Turma: LHN 02 (Faculdades Integradas Ipiranga). Elaborar memeorias do seu ensino fundamental sobre as aulas de história.


11/03/2014






Faculdades Integradas Ipiranga
Professor Sergio Bandeira do Nascimento
Disciplina (Gestão Educacional II)

LHN02
Sebastião pereira Viana Júnior





Faça uma abordagem do seu tempo de estudante, como era abordagem da disciplina história?

MEMORIA

 Lembro-me da 5º série, na década de 90,que a professora mandava nos decorar as datas. E a  prova vinha com algumas perguntas para responder, e outras para colocar o ano, em determinado acontecimento da história. Também fazíamos trabalhos em “cartolinas” e ela mandava nos ler na frente da turma, um trecho do livro. Aprendi que os portugueses descobriram o Brasil, por acaso. Mas em outro momento, o professor deu a idéia de que já existia os índios aqui, me dava a impressão de que os índios não eram humanos.
Nos éramos obrigados a “decorar”, datas e trechos do livro, falar e até ler na frente da sala. No antigo 2º grau, (atual ensino médio), peguei alguns professores que criticavam e mostravam a realidade social, no ensino médio, os professores trabalhavam muito com xerox, na disciplina história, em nenhum momento nos fizemos seminário.
            Teve o professor de história que trabalhava muito com a idéia da evolução das espécies, no ensino de história do Brasil, me lembro que era muito voltado para o domínio dos portugueses no Brasil, não contavam a historia dos índios, era voltada desde que os portugueses chegavam, até falavam que escravizam e matavam os índios. Também tinha a metodologia de copiar do quadro.

Qual o modelo de Escola abordada no filme “O Novo Cezar”

MODELO DE ESCOLA:

 Acredito que o modelo de escola mostrado no filme, seja o tradicional, não que eles puniam os alunos, nem chamando o aluno de burro. Mas ainda era uma escola dividida em gêneros. No final a escola mudou, houve uma democratização dos gêneros, e cor. E a busca comercial capitalista pela busca de consumidores “alunos” foi evidente; tanto que saiu um diretor que não sabia fazer essa ponte comercial, para a entrada de um moderno diretor aos moldes capitalista, para uma nova proposta comercial da escola.
           
PRATICA DOCENTE

 A metodologia era leitura de livro, reproduzir o que já está escrito; Os recursos era o quadro negro e o livro, e uma competição no fim do ano.
           
Qual a corrente teórica que o professor abordava  no filme?


CONCEPÇÃO DA TEORIA DA  HISTÓRIA

   Referente a teoria da historia que o professor adotava, era o positivista. Porque ele abordava muito o feito dos heróis, da antiguidade, generais, imperadores etc. Não havia uma grande participação popular como o marxismo propõe, nem a luta de classe ele abordava. Ele prega o respeito, para os meninos, que também fazem parte do positivismo.
Acredito que a disciplina que eu estudava não era mais controlada pelo governo militar, pois estava terminada a ditadura. Mas se tornou uma herança maldita daqueles tempo, da má formação dos professores, da desvalorização desses profissionais. Em fim metodologias rústicas que nos possibilitaram conviver com um cotidiano triste escolar.
            O material didático não proporcionando nenhuma critica em nossa sociedade. O compendio de História do Brasil diz que; “O Brasil se faz com Flores” Que está tudo certo mas isso não é uma realidade social.
Percebemos que no referido filme, e a minha experiência no ensino fundamental, a metodologia de perguntas, leituras de texto continua a mesma. “Era bom o aluno que conseguisse decorar mais”,  num certo momento, do filme ele aborda um personagem que não está na historia que ele falava para os alunos. Mas ao seu retorno ele insiste em manter a mesma metodologia parta os alunos a mudança se diz ter acontecido mas vai depender do professor naquele momento.




CRUZAMENTO DAS MEMORIAS COM O PARCEIRO Joel Dalmacio Souza, mas foi só essa parte.

            Ele alegou que, os professores faziam uma tal de “enrolação”, professores mal preparados, que passavam dever, e ficavam sentados olhando, em fim tudo o que um mal profissional pode fazer. Eu não pensei desse jeito, mas vi um profissional e a metodologia que nos fomos vivenciando no decorrer de nossa vida como sendo fruto de uma desigualdade educacional histórica, que veio agravar na época de ditadura militar. E que essa mudança ainda está sendo construída.  
             

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