quarta-feira, 23 de abril de 2014

Roma 03/08/2008. No Frei Daniel


Roma.
O que o Português tem haver com nossa língua hoje? Tudo,

A História de Roma se divide em três período Monarquia,Republica, Império.
 Reis,
seu inicio teve Roma teve 7 reis
Lenda: Rômulo., após matar  seu irmão remo, passou a governar, isso porque havia muita intriga entre eles, por isso se tornou o primeiro rei de Roma.

Roma era constituida de algumas classes entre elas:
PATRICIOS: Isso nos lembra os “populares patricinhos” que tem sua origem nessa época que eram os homens mais ricos de Roma, e por isso governavam.

PLEBEUS:  Tinham pequenas propriedades, quando iam para a guerra ainda voltavam para ser escravos por dividas, quando começaram a lutar por Roma, passaram a lutar por direitos e querer participar da vida política.

REPUBLICA ; Quer dizer de todos coisa de todos

CÔNSUL:Mais poderoso, magistrados, para participar tinha que ir a guerra dependendo do poder aquisitivo ele teria mais condições  de ser bem sucedido na guerra, ao contrário de um homem pobre  que no máximo levaria uma espada contra um patrício  bem equipado com capacete, lança espada e uma armadura muito bem trabalhada, nessas condições os patrícios teriam total condições de continuarem participando das decisões políticas de Roma.Hoje no Brasil é preciso muito dinheiro para querer ser candidato a algum cargo político.

SENADO: Era uma assembléia formada por pessoas. O senado do Brasil assim como o de Roma não era para as pessoas novas., no Brasil somente a partir de anos pode concorrer, em Roma os homens que chegavam aos 60 anos, era tido como um sábio, pós depois de uma vida inteira de guerras, ele se tornaria muito experiente.

GUERRA:  Porque Roma fazia guerra,  hoje no Brasil ainda existe  guerra, urbana, homens se digladiando, com outros por vários motivos, por terras, dinheiro etc. Mas em Roma a guerra fazia a riqueza, os povos vencidos eram obrigados a dar suas riquezas, alimento, campos para plantação, muitas vezes  impostos, a riqueza mais importante era os escravos. Roma era uma sociedade escravista, esses escravos não eram nem considerados gente mas como mercadorias   igual como se compra um  boi hoje.

SOLDADOS ROMANOS: Os exércitos de Roma eram uma maquina eficiente,  de guerra, temidos e respeitados, nem o poderoso Espártacos conseguiu resistir as tropas romanas, com seus 1oo mil ou 2oo mil homens todos ex gladiadores, bem treinaqdos na arte da batalha, onde foi capturado e crucificado. Com mas 3ooo mil prisioneiros. Podemos considerar os soldados romanos igual a tropa de choque com seus cassetetes  colete, foi uma tática desenvolvida por eles.

LATIFIFUNDIOS: Depois de muitos anos, desenvolveram os latifúndios que com o tempo passaram a governar Roma, com base em famílias grandes.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário