quarta-feira, 23 de abril de 2014

Relatorio do Frei Daniel (não conclui o curso)






UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA













ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL




SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
















BELÉM
2008








UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

















ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAI



Relatório referente à atividade de Estágio Supervisionado no Ensino fundamental, como requisito para obtenção na disciplina Estágio Supervisionado I ou II no  primeiro ou segundo semestre de 2008

Orientador (a) : Ronald Mascarenhas

 
 











Local de Realização: ÁREA METROPOLITANA DE BELE´M
Escola de Ensino Fundamental e Médio “Frei Daniel”
Período: Setembro e Outrubro de 2008  e Abril e maio de 2009









BELÉM
2008




SUMÁRIO




1.
2.
2.1.
2.2.
2.3.
3.
4.
5.
6.
Introdução.....................................................................................................
Campo de Estagio  ........................................................................................
Aspectos Físicos da escola ...................................................................
Aspectos Administrativos da escola ............................................
Aspectos Pedagógicos da escola .....................................................
Atividades Desenvolvidas  ....................................................................
Considerações Finais ...............................................................................
Referencias bibliograficas ................................................................
Anexos................................................................................................................
3
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9



































 
Introdução

A escola é um campo privilegiado de aprendizagem. Nela, o currículo, a formação dos docentes, a administração do tempo, do espaço, o material didático estão planejados para ajudar a construir um campo de aprendência. Ela tem muita valia para o fim a que se propõe (BIANCH,2002). Foi pensando nisso que as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem cursos de licenciatura, adotam as escolas como ambiente de aprendência para os acadêmicos de licenciatura.
A realização do Estágio Supervisionado, nos cursos cujo currículo escolar permita e/ou demande Estágio, encontra amparo legal na Lei 6.494/77, regulamentada pelo Decreto 87.497/82, com as modificações introduzidas pela Lei n° 8859/94 e MP 1.726 e 1.709-4 de 1998, MP 1.952-26 de 26/7/00. O parágrafo 2° do artigo 1° da Lei acima referida define que:
Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.
Com o objetivo de expor a Universidade Estadual do Maranhão, com intuito de preparar os seus académicos dos cursos de licenciatura para a docência, disponibilizou em sua grade curricular, o Estágio Supervisionado, para os mesmos colocarem em prática a teoria aprendida durante o curso e demonstrar ao mercado de trabalho e à comunidade que sua universidade está formando docentes que contam com um referencial teórico-prático que os levará a exercer, com qualidade, a docência.

 
Assim, o presente relatório tem por objetivo apresentar uma visão geral do estágio desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Honorato Figueiras, bem como, o campo de estágio, as atividades desenvolvidas, as problemáticas do cotidiano da escola e as contribuições para a docência adquiridas ao longo do estágio.






















O Campo de Estágio

O campo de trabalho que serviu de suporte para desenvolver, as atividades do estágio supervisionado no ensino fundamental. foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Daniel,  Localizada no Bairro do Guamá, em termos de segurança ela está localizada próximo a delegacia da Policia Militar,  entre outras escolas próximas e uma Praça “Benedito Monteiro”, bem enfrente que possibilita fazer alguma atividade com os alunos.
As atividades desenvolvidas foram em turmas de 5º serie  do ensino médio  durante o período de Novembro  Dezembro de 2008. Com continuidade em Abril e Maio  de 2009

Aspectos Físicos da escola

A Escola Frei Daniel  possui  uma área ótima, é grande e bem tratada por seus dminstradores, possui um prédio de três andares com XX salas divididas em suas respectivos turmas e turnos, uma área de lazer ótima com quadra e areal, estremamente espaçosos  aproximadamente XXX alunos matriculados e,  divididos em 3 turnos, manhã, tarde e noite,sendo o turno da manhã com  6 turmas de 5a serie divididas em dois  turnos, manhã e tarde, e  XX  turmas de 6a e XX  turmas de 7o XX  turmas de 8º divididas em manhã e tarde como na quinta série. A Noite fica por  turmas de 1º ,2º e 3º ano e Eja.
Na Escola os professores, trabalham em condições boas, pois possui vários recursos como retro projetor, laboratório de informática, entre outros, a escola só possui uma TV e um aparelho de DVD, com exceção um laboratório de ciências. Infelizmente as salas não são climatizadas, mas os professores já estão se mobilizando para isso.






























 
 

Quadro 1: Estrutura Física da Escola  Frei Daniel
BLOCO ADMINISTRATIVO
BLOCO PEDAGOGICO
1 sala de diretoria
20  salas de Aula
1 banheiro social
Duas area de recreação , quadra e areal  muito bom
1 banheiro  masculino
1 sala de informatica
1 banheiro feminino
1 sala de musica
1 copa
1 sala de Xerox
1 seposito de merenda

1 secretária

1 sala dos Professores




Aspectos Administrativos da escola


Na Escola Frei Daniel, a estrutura administrativa é formada por uma direção, duas vice-diretoras, quatro secretárias e 6 auxiliares administrativos, ainda tem um voluntário que trabalha a cinco anos ajudando a escola e os alunos.
As ações administrativas tomadas por essa estrutura, ocorrem trimestralmente por meio de reuniões,  para traçar novas metas para escola e discutir soluções aos problemas educacionais, dentro de um perspectivo sócio educativa.
Segundo a direção os objetivos dessas ações são desenvolver todos os segmentos da escola na execução e avaliação das ações proposta pelo projeto pedagógico; Revitalizar o conselho escolar; Viabilizar o processo de discussão dos problemas que afetam a vida da escola; Investir em estratégias que garantam a qualidade do processo de aprendizagem  e aprendência, através de um trabalho coletivo; coordenar todo o corpo administrativo e técnico, bem como a parte burocrática da escola para o processo de legalização de acordo com a nova lei de ensino (Lei de Diretrizes e Bases da educação). Esses eventos acorreram durante o ano, inclusive com a vinda de psicólogos e pedagogos pêra conversar com os alunos.


 
Aspectos  Pedagógicos  da  escola

Na Escola Frei Daniel, a estrutura pedagógica esta baseada em uma proposta de educação construtivista. A escola propõe em seu projeto político pedagógico, estabelecer procedimentos, critérios e metas que irão nortear as ações pedagógicas dos agentes multiplicadores da educação do ensino fundamental ao ensino médio.
A proposta principal do projeto político pedagógico é promover a integração efetiva dos segmentos da comunidade escolar. Nesta perspectiva o projeto político pedagógico, permitirá que todos os segmentos da escola indiscriminadamente construam, juntos estratégias que possibilitem a reconstrução da escola como instrumento de valorização do ser social, visando sempre o exercício da cidadania a criança cidadã consciente.





ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades desenvolvidas durante o decorrer do estágio foram variadas, como por exemplo, aulas sobre Estudos Amazônicos, Grécia Antigas, Roma Antiga, Ética e lenda com as Crianças , exercícios e revisão para as  provas.
As ferramentas metodológicas de ensino que trabalhei na instituição foram as aulas expositivas, dinâmicas de grupo, atividades dirigidas, de acordo com a realidade de cada sala e série. O processo de avaliação fundamentou-se na participação dos alunos nas aulas, nos exercícios, nos trabalhos em grupo, nas provas e nas demais atividades. Todas essas atividades foram orientadas pelo Professor Raimundo.

 
Logo, que iniciada as primeiras atividades em sala de aula juntamente com o professor, os alunos aceitaram numa boa,  pois perceberam que havia mais uma pessoa na sala que poderia ajudá-los na compreensão dos exercícios, trabalhos, entre outros.
A avaliação foi embasada na participação dos alunos nas aulas, nos exercícios, nos trabalhos em grupo, nas provas e nas demais atividades. Ao avaliar esses alunos não levei em conta somente o conteúdo aprendido por eles,  mas também as atitudes e habilidades alcançadas no cotidiano educacional, pois é através das atividades exercitadas que podemos evidenciar novas necessidades do aluno, possibilitando ao educador uma revisão dos objetivos, propostas e um planejamento das atividades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao concluir este estágio foram  detectadas as diferentes dificuldades existentes no ensino do nosso país, reconhece-se que há uma extrema necessidade de se fazer uma reflexão do trabalho pedagógico que está sendo realizado no ambiente escolar.
O estágio no ensino médio concedeu a possibilidade de ter  experiências o cotidiano da escola, analisar, refletir, estabelecer perspectivas de caminhos para a prática docente que pretendo exercitar e compreender a formação como processo continuado ao longo da vida pessoal e profissional.

























 
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OS AUTORES DEVEM APARECER NA BIBLIOGRAFIA DE ACORDO COM A CITAÇÃO NO TEXTO, O AUTOR ABAIXO FOI CITADO NA PÁGINA 3.

BIANCH, Ana Célia. ALVARENGA, Mariana. Manual de estágio São Paulo: Pioneira Thomato, 2002.

ANEXOS (OBS: é separado numa folha )

Plano de aula da 5ª série ( um em cada folha)

OBS: 
O estágio referente a 5º série da Escola  Frei Daniel,  começaram no dia  29 de Outubro de 2008, com a professora Keidelsen, mas as turmas 501,502,503,504,505,506, estavam sem professor de História a três meses, por isso ela teve que começar o conteúdo atrasado, e continuar de onde o professor Raimundo tinha parado, justamente no Império romano.   

 ______________________________________________________17 / 11/ 2008
MINISTRADO   1

Roma Antiga

A batalha que marcou o inicio do Império Romano, e o fim da Monarquia Egípcia.

Otávio                                             Marco Antônio  e Cleópatra


Depois de conquistar o poder em Roma. Otávio preocupou-se em tornar seu governo legitimo. Para isso, pressionou o senado e dar-lhe vários títulos, entre eles o de príncipe (líder do senado e o mais importante cidadão de Roma), o de Augusto  (Venerado), o de imperador comandante supremo dos exércitos  e o de Pontífice Maximo (maior autoridade religiosa)Exigiu ainda que passassem  a chamá-lo de Otávio Augusto.
Com o imperador Otávio August, teve fim a republica e iniciou-se o império (27 a.C).

PAZ ROMANA: A ascensão de augusto ao poder encerrou o período das guerras civis em Roma. Ele promoveu várias reformas , inicialmente, organizou o exercito para proteger as fronteiras do império, distribuiu terras aos soldados veteranos e cargos aos senadores e aos cavaleiros. Aos senadores reservou o governo de importantes províncias. Os cavaleiros ficaram a frente do governo do Egito (província importante por fornecer trigo a Roma) e ocuparam cargos relacionados ao abastecimento da cidade.
Augusto procurou garantir trigo a preços baixos para a população  de Roma isto significa, porém que a vida dos pobres  fosse fácil e que eles vivessem exclusivamente a custa do estado. Conforme o historiador Fabio Faversani:

“O trigo era distribuído (...)-se muito –a 0,5% da população total do império (...)Assim, é quase tão verdadeiro pensar que esse trigo matinha o povo alimentado quanto pensar que o salário –família  concedido pelo Estado brasileiro possibilite aos pais e mães trabalhadores criarem seus filhos (...)   

(FAVERSANI, Fabio. A pobreza no Satyricon de Petrônio, Ouro preto, Editora da UFOP, 1999 da UFOP, 1999, p.50.)   

Dessa forma augusto deu inicio a  política de “pão e circo”, iniciada pelo governo republicano para evitar protestos dos plebeus. Ela consistia em distribuir  trigo aos famintos e promover grandes espetáculos circenses  gratuitos, o que garantia  aos políticos  que os patrocinavam  prestigio junto a população
O governo de augusto durou quarenta e quatro anos e deu inicio a um longo período de paz, que se  estendeu e ficou conhecido como a paz romana  (14 a 235 d.C). Durante este período, as principais cidades do Império ganharam esgotos, estradas, teatros, templos, fontes, aquedutos (canais que conduziam água de diferentes lugares até a cidade) etc.
Enquanto durou a paz romana, o império viveu uma fase de grande esplendor econômico e cultural. Roma tornou-se a capital do mundo antigo e o centro de um intenso comércio entre as diferentes partes do império. Contribuíram para a expansão do comércio romano nesse período o constante  melhoramento das  estradas, a construção de pontes e portos, o uso do latim como língua principal e o progresso nas técnicas de construção  civil e naval.

PARA REFLETIR.
Os imperadores romanos eram loucos e cruéis?

Certamente você já ouviu falar dos imperadores Calígula e Nero como loucos,  cruéis e devassos. Esta é uma imagem que nos é transmitida, em boa parte, pelo cinema. Será que eles eram assim  mesmo?
Em primeiro lugar, devemos lembrar que a violência sempre esteve na política de roam imperial. Era comum a eliminação de adversários políticos e mesmo  de familiares pelos imperadores. Praticamente todos os imperadores  romanos, em algum momento de seus governos, recorreram a violência para se manter no poder. Nesse aspecto, Calígula e Nero não foram exceção . Em 65 d.C, por exemplo, ocorreu uma conspiração contra  Nero  que pretendia  colocar outro no poder. Ele reagiu violentamente, provocando a morte de vários senadores e cavaleiros.
Em segundo lugar, deve-se ter em mente que os relatos históricos  que possuímos sobre o período imperial  foram escritos, em grande parte, por senadores, como Tácito, nossa principal fonte sobre Nero. Nesses relatos, cada imperador é julgado de acordo com o grau de colaboração que estabeleceu com o Senado  durante seu governo. Aqueles imperadores, como Calígula e Nero, que buscavam reforçar seu prestigio apoiando-se nos setores populares eram duramente  criticados. Daí a imagem negativa que temos deles hoje.
Por fim, apenas um comentário sobre o célebre incêndio de Roma em 64 d.C, do qual Nero é acusado. Na verdade, não há provas  cabais do envolvimento do imperador. Provavelmente, após o incêndio circularam boatos  incriminado  Nero, que posteriormente, foram reformados por pessoas que lhes eram hostis.
Além disso, incêndio em Roma eram comuns e quase que diários, sobretudo  nos bairros pobres, onde as casas tinham estruturas de madeira e eram construídas muito próximas umas das outras. O que pouca gente sabe é que Nero realizou uma reforma urbana nas áreas incendiadas                   


_________________________________________________________19 / 11 / 2008
MINISTRADO  2

Série 5º Turmas 501,502,503

Império Romano
-Uma sociedade desigual.
-Casa dos Ricos:comerciantes, donos e escravos, família imperial
-Casa dos pobres: Era composta por pequenos comerciantes e artesãos  etc.
-O trabalhos dos arqueólogos
-Pompéia

Uma Sociedade desigual: Apesar de toda a riqueza e de todo o esplendor do império romano, e toda a fama que se atribuía ao império., mesmo em vista dos benefícios a população com:
-água encanada
-sistema de esgoto
- Iluminação noturna
-Comercio intenso e variado
Mesmo com esses benefícios, a população vivia de forma precária, enfornada em cortiços desconfortáveis convivendo entre: piolho, pulgas e ratos proliferavam por todos os cantos.

Ricos: casas com mansões luxuosas e confortáveis, são essas  as moradias conhecidas pelos arqueólogos

Elite: Ricos



Povo: pobres

O trabalho dos Arqueologos: por alguns anos eram com base  nas residências da classe rica, por isso acreditava-se que Roma era rica em todas as suas classes, sabemos que isso não é verdade por, se tratar de avaliar o império só com base nessas casas, vamosa ter uma realidade distorcida.
“Já imaginaram no futuro, alguns arqueólogos for descobrir as casas no Guamá, nosso bairro, vocês acham que  eles vão encontrar a residências feita de qualquer jeito, ou as mais sofisticadas” 

Pompéia: Descrever sobre o cotidiano romano não é fácil, parte do que chegou até nós foi por meio de uma cidade que ficou congelada no tempo, devido9 uma catástrofe natural causada por um vulcão
(ler o trech o do livro Pompéia)     



_________________________________________________________03 / 12  / 2009
MINISTRADO  3

OBS:
Essa prova foi passada para duas alunas, referente a recuperação, da 2º avaliação, elaborada por mim.  





Escola Frei  Daniel
Avaliação de História; Referente a;
Professor: Raimundo Estagiário Sebastião Júnior
Série 5º  Turma:
Aluno:
MUNDO GREGO
Deusa Atena






1-A figura acima representa uma divindade da Grécia antiga, procure saber no livro qual a sua especialidade:
R=____________________________________________________________________
2-quais os povos que deram origem ao povo grego?
R=____________________________________________________________________
3- fale sobre Atenas:
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-fale sobre Esparta:
R=_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(resposta pessoal)
5- sabemos que muitas coisas da antiguidade estão presente no dia a dia, entre gurras, idéias e modelos democráticos  vieram da antiguidade. Será que a educação das nossas crianças tem raízes no mundo antigo, você vê hoje em dias crianças roubando ou matando como as crianças espartanas era obrigado fazer,como forma de treinamento!
O que você vê os adolescentes e crianças fazendo nas ruas do Guamá ou de outros bairros?
R= ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 “A História de todas as sociedades até hoje tem sido a história das lutas de classe”

                                                                                        Karl Marx


________________________________________________________11 / 12 / 2008
MNISTRADO  4 

OBS:
esse exercício foi feito pelo professor Raimundo, mas ministrei para  uma turma  

Roma

O que o Português tem haver com nossa língua hoje? Tudo,

A História de Roma se divide em três período Monarquia,Republica, Império.
 Reis,
seu inicio teve Roma teve 7 reis
Lenda: Rômulo., após matar  seu irmão remo, passou a governar, isso porque havia muita intriga entre eles, por isso se tornou o primeiro rei de Roma.

Roma era constituida de algumas classes entre elas:
PATRICIOS: Isso nos lembra os “populares patricinhos” que tem sua origem nessa época que eram os homens mais ricos de Roma, e por isso governavam.

PLEBEUS:  Tinham pequenas propriedades, quando iam para a guerra ainda voltavam para ser escravos por dividas, quando começaram a lutar por Roma, passaram a lutar por direitos e querer participar da vida política.

REPUBLICA ; Quer dizer de todos coisa de todos

CÔNSUL:Mais poderoso, magistrados, para participar tinha que ir a guerra dependendo do poder aquisitivo ele teria mais condições  de ser bem sucedido na guerra, ao contrário de um homem pobre  que no máximo levaria uma espada contra um patrício  bem equipado com capacete, lança espada e uma armadura muito bem trabalhada, nessas condições os patrícios teriam total condições de continuarem participando das decisões políticas de Roma.Hoje no Brasil é preciso muito dinheiro para querer ser candidato a algum cargo político.

SENADO: Era uma assembléia formada por pessoas. O senado do Brasil assim como o de Roma não era para as pessoas novas., no Brasil somente a partir de anos pode concorrer, em Roma os homens que chegavam aos 60 anos, era tido como um sábio, pós depois de uma vida inteira de guerras, ele se tornaria muito experiente.

GUERRA:  Porque Roma fazia guerra,  hoje no Brasil ainda existe  guerra, urbana, homens se digladiando, com outros por vários motivos, por terras, dinheiro etc. Mas em Roma a guerra fazia a riqueza, os povos vencidos eram obrigados a dar suas riquezas, alimento, campos para plantação, muitas vezes  impostos, a riqueza mais importante era os escravos. Roma era uma sociedade escravista, esses escravos não eram nem considerados gente mas como mercadorias   igual como se compra um  boi hoje.

SOLDADOS ROMANOS: Os exércitos de Roma eram uma maquina eficiente,  de guerra, temidos e respeitados, nem o poderoso Espártacos conseguiu resistir as tropas romanas, com seus 1oo mil ou 2oo mil homens todos ex gladiadores, bem treinaqdos na arte da batalha, onde foi capturado e crucificado. Com mas 3ooo mil prisioneiros.
Podemos considerar os soldados romanos igual a tropa de choque com seus cassetetes  colete, foi uma tática desenvolvida por eles.

LATIFIFUNDIOS: Depois de muitos anos, desenvolveram os latifúndios que com o tempo passaram a governar Roma, com base em famílias grandes.            

OBS:     
Já esse exercício para preparação de prova, ministrei para uma turma, mas infelizmente não foi a turma que acabou fazendo aprova que elaborei.

EXERCICIO PARA PREPARAÇÃO DA PROVA.

A) Onde está localizada Roma?

B) Quais os povos que primeiro povoaram a atual Itália

C) Segundo a lenda quem foi o primeiro rei de Roma?

D) Quem era a rinha do Egito quando Otávio conquistou o poder em Roma.

E) depois de conquistar  o poder Otávio preocupou-se em tornar o seu  legitimo para isso pressionou o senado a dar-lhe  vários títulos entre eles:
 R=
F) Quem Otávio enfrentou para conquistar o poder total em Roma e no Egito?
R=
G) A política do pão e circo consistia em distribuir aos famintos e promover grandes espetáculos, mas qual era a real intenção do governo?
R=
H) Qual era a função do Pretor?
R=
I) Qual a função do Questor?
R=

Responda:
1º)O trigo era distribuído, se muito a 0,5% da população total do império> Assim é quase tão verdadeiro pensar que esse trigo mantinha o povo alimentado  quanto pensar que o salário família concedido pelo estado brasileiro   possibilite aos pais e mães trabalhadores criarem seus filhos “
Sobre essa frase o que você entende de sua opinião?
R=
2º) quem foi Espartacus?
R=
3º) Observe as pirâmides

                               Império Romano                              Brasil Republica

                                 Patrícios                                          Governo         
              
                                 Senado                                            Ricos





                                  Plebeus                                         Povo




Na republica  romana há 509 a.c até por volta de 33 d.C era difícil um plebeu ascender a altos cargos do governo, ao contrário dos patrícios que tinham muito dinheiro, e comandavam a republica, isso acontecia há muitos séculos. E hoje? Em nosso país, que é uma republica qualquer  pessoa pode ser candidato a alguma cargo político?

4º) Em que nossa sociedade se parece com a Roma antiga ?
R= 


____________________________________________________________12/12/2009
MINISTRADO  5

Prova

Escola Estadual de ensino Fundamental Frei Daniel
Professor:
Estagiário
Aluno:
Série:                         Turma:                              
Avaliação referente à

1º Marque a resposta certa

a) Onde está localizada Roma? 0,5    b) Quais os povos que primeiro povoaram a atual   Itália? 0,5
(    ) Península  Ibérica                            (     ) Os Italiotas
(    ) Península Itálica                              (     ) Os germanos
(    ) Península  Italiana                           (     ) Os persas
(    ) na Grécia                                          (     ) Os egípcio

c) Segundo a lenda quem foi o          d) Quem era a rainha do Egito, quando Otávio
primeiro rei de Roma? 0,5                    conquistou o poder em Roma?  0,5
(    ) Remo                                            (     ) Cléo
(    ) Romualdo                                     (     ) Cléopatra
(    ) Rômulo Maiorana                         (     ) Cléo Pires
(    ) Rômulo                                         (     ) Carlota Joaquina

e) Depois de Conquistar o poder em Roma Otávio preocupo-se em tornar seu governo legitimo, para isso pressionou o senado a dar-lhe vários títulos entre eles; 0,5
(    ) Presidente, senador e cônsul
(    ) Príncipe, Augusto (venerado) Imperador, Pontífice  Maximo
(    ) Prefeito e governador
(    ) Deputado Federal e Ministro
(    ) príncipe imperador e Pontífice

f) Quem Otávio enfrentou para conquistar o poder total em Roma e no Egito? 0,5
(     ) Roberto Carlos e Cléo
(     ) Marcos Paulo e Cleópatra
(     ) Antonio Carlos e Cléo Pires
(     ) marco Antonio e Cleópatra

g) A política do pão e circo consistia em distribuir trigo aos famintos e promover grandes espetáculos, mas qual era a real intenção do governo? 0,5
(    ) Alegar a multidão, numa festa popular
(    ) Evitar protestos dos plebeus e ganhar prestígio junto ao povo em vista das dificuldades que o povo passava, como fome e falta,e sem moradia.
(    ) Os espetáculos correspondiam  as olimpíadas, por isso não havia interesses e manobras políticas.
(     ) O espetáculo era a copa do mundo d futebol, por isso todos os brasileiros ficaram felizes.

h) Qual era a função do Pretor
(     ) aplicava as leis           (       ) Aplicava a justiça             (      ) Aplicava  agulhas
(     ) Aplicava a ordem       (       ) Aplicava as penalidades   (      ) Aplicava a injustiça

i) Qual a função do Questor ? 0,5
(    ) Cuidava da arrecadação  de impostos    (     ) Cuidava da arrecadação de verbas
(    ) Cuidava da distribuição de alimentos    (     ) Cuidava da vias publicas
(    ) Cuidava da administração da cidade      (     ) Cuidava das obras de caridade

2º Responda:_______________________________________________________

a)O trigo era distribuído, se muito a 0,5 % da população total do império. Assim é quase tão verdadeiro pensar que esse trigo  mantinha o povo alimentado quanto pensar que o salário família concedido pelo Estado Brasileiro  possibilite aos pais e mães trabalhadores criem seus filhos.
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Porque o ato da guerra era importante para Roma?
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quem foi Espártacus?
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Observe as Pirâmides e responda?
República Romana                                                 Brasil Republica

                                              Patrícios                                                             Governo
                                              Senado                                                                Empresário
   



                                            Plebeus                                                                  Povo
Na republica romana, há  509 a.C, até por volta de 33 d.C era difícil um plebeu ascender a altos cargos do governo, ao contrário dos patrícios que tinham muito dinheiro, e comandavam a republica. Isso  acontecia há muitos séculos. E hoje? Em nosso pais, que é uma republica, qual quer pessoa pode ser candidato a algum cargo político? 1,0
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Escreva em que a nossa sociedade se parece com  a Roma antiga; 1,0
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) AO ALUNO: Hoje você está na 5º série por onde eu já passei, agora estou fazendo estagio para ser professor de história. Vamos fazer um pacto de amizade e compromisso. E você? O que quer fazer para construir um mundo melhor, o que você quer ser?




Boa prova

Dados sobre a prova
Dependendo da participação na feira
da cultura eles  tinham  de 1 a 3 pontos.
29 alunos
1 aluno tirou
10,0
4  tiraram
9,0
4 tiraram
8,0
7 tiraram
7,0
3 tiraram
6,0
4 tiraram
5,0
4 tiraram
A  baixo de 5
2 faltaram
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Plano de aula da 6ª série
Plano de aula da 7ª série
Plano de aula da 8ª série

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