quinta-feira, 24 de abril de 2014

Proliferação de Armas Atômica







A algumas décadas, EUA e URSS respectivamente mundo capitalista, e mundo socialista, depois comunista. Fizeram do nosso planeta o inferno, entre os paises mais fracos, cada um fortalecia o lado a qual  era favorável, caso fosse atacado pelo inimigo capitalista ou comunista.
Alguns historiadores, sustentam a tese  que o conflito atômico, entre os dois era  levado ao extremo do limite do perigo, de propósito, para manter os outros paises sob controle, e a população mundial  aterrorizada. Assim as potencias mantinham o controle ideológico e o mercado sobre eles.
Lógico, os subordinados não podiam contestar a autoridade ideológica, se não sentiriam o peso bélico dessas potencias, exemplo de Cuba, Vietnã... A guerra fria,  custou caro para as duas potencias. O bloco comunista era  pequeno e fraco, mas crescia, principalmente com a aproximação de Cuba da URSS. Que despertou a  preocupação dos EUA, que precisava frear a  ascensão dos comunistas.
Do ponto de vista econômico, a guerra fria funcionava assim: As potencias ajudavam financeiramente seus aliados, em troca eles renegavam o inimigo seja, ele capitalista ou comunista. Muitas vezes esses paises ajudaram a reconstruir os derrotados da 2º guerra.
 Mas o desgaste, e o custo foi grande demais, mesmo para duas potencias resistir. E acarretou a elas  sérios prejuízos. A URSS, não resistiu  50 anos, patrocinando e comprando produtos de seus aliados, que  muitas vezes eles nem precisavam.
Os EUA, perdeu o controle sobre seus aliados, e possibilitou o ressurgimento de novas potencias,  Japão e a própria  Alemanha. Sorte dos EUA, em seu Estado democrático possuir a propriedade  privada, que traria de volta a sua hegemonia.   
A  brincadeira atômica, a ascensão bélica de qualquer pais, é benéfica a economia dos EUA, vamos pegar o exemplo de Cuba, quando tinha  uma relação amistosa  de mercado com os EUA, em pleno século XIX. Eles vendiam,   a sua produção agrícola por um preço baixo, e tinha que comprar ela industrializada por um preço extremamente alto, isso arrebenta com qualquer economia, e mantém  esse  pais sempre subdesenvolvido. Essa relação, de cobrar imposto em cima de sua atividade industrializada, mas querer manter as coisas assim, sem contestação, sem deixar que o País que vende o produto a preços baixos, e paga caro por ele na volta, foi o fator motivador que fez com que os EUA, lutassem por sua Independência, quando era colônia da Inglaterra.
Então percebemos que o pacto colônia que havia entre EUA e Inglaterra e o mesmo entre EUA e  Cuba em pleno século XIX, antes da revolução de Fidel Castro, foi a contestação que motivou os acontecimentos, uma  economia dependente e que não podia ser contestada.      
Como Cuba não tinha pode bélico para enfrentar os EUA que aumentava a ameaça, e os patrocínio de golpe, eles abraçaram a URSS, mas Fidel na verdade queria manter as relações com os EUA que acabaram sendo rompida.
É esse pacto que fez   a história do Portugal, curiosamente, os revolucionários daqui não estavam interessados em quebrar o pacto colônia, a não ser manter a sua integridade, as unidades portuguesas foram mantidas. O tempo passou, e o Brasil mantém um relação democrática com alguns paises  tipo: É obrigado a desmatar a Amazônia,  plantar soja, exportar  para a Europa  alimentar os porcos, e vender e importar poços mais caro do que vende.
Com todo esse poderio terreno que o Brasil tem, ele poderia fazer essa relação interna e até suplantar o europeu. Sabemos que o Brasil é o seleiro Norte Americano, a tecnologia quando vêem já a muito está defasado lá, exemplo da esperteza Norte  Americana. Quando terminou a 2º guerra eles tinham estocado  milhares de aparelho lelevisores, preto e braço, e venderam para nós em quantidade vultosa, só depois ficamos sabendo, e usando tecnologia de sucata dos Norte Americano.  A teve de plasma sabemos que foi uma experiência que não deu certo, mas empurraram para o Brasil vender. 
Então, o mundo capitalista entre as economias das nações é assim, esperteza, e quem começa a contestar, essas relações democráticas. Se torna o eixo do mal, só para ter um idéia, se o Brasil pegasse as armas Norte Americanas,  bélica que estão estocadas num certo deserto, para reformas, fora o contingente que eles mantém em plena atividade,  nos tornaríamos uma potencia bélica na hora, daí podemos sentir, o quanto é forte essa democrática nação
Por isso por, isso ninguém pode brincar com energia nuclear, pode se tornar um inimigo em potencial para os nossos querido Norte americanos. Porque os pactos coloniais, não são mero acaso da história, e de livros, mas está presente na economia mundial hoje, é por isso que a cada novo governo brasileiro, eles assinam um acordo e não proliferação de armas nucleares, assim eles continuam pagando pouco por nossos produtos, e o pacto colonial continua atual.    



Sebastião pereira Viana Júnior
oi(91) 88693808



Nenhum comentário:

Postar um comentário