quarta-feira, 23 de abril de 2014

Outro tipo de plano de aula feito por mim por fora na (UEMA)



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)
Pólo: Belém


Plano e Aula
PQD V

Professor: Marcio Corrêa










Alunos:_________________________________/_____/_______

Daniela Souza
Daniele Souza
Nilton Sampaio
Roberto Nazareno
Rosiane Ferreira vale
Soraia Ferreira
Sebastião Pereira  








SÉRIE: 2º ano
Duração: três aulas

1-ASSUNTO: Revolução Industrial

2-JUSTIFICATIVA: Mostra para o aluno a importância da revolução industrial para a sociedade capitalista, e mostrar as lutas sociais que ocorreram em protesto quanto a  implantação desse sistema, que é responsável por uma profunda desigualdade social.

3-OBJETIVO ( GERAL E PARTICULAR): Construir uma abordagem critica sobre a revolução industrial, mostrar que o capitalismo  se tornou  tão injusto quanto o antigo sistema feudal. Vamos tratar da conseqüência direta no plano ideológico dos teóricos contrário a essa revolução que será o socialismo,e  dos movimentos operários .

4- DESENVOLVIMENTO: (RESUMO): Breve avaliação dos inventos que vão caracterizar a revolução, passando pelo trabalho  da manufatura até a industrial. Da exploração da burguesia sobre os trabalhadores até os teóricos do socialismo utópico, do socialismo científico, do anarquismo Mostrar o cotidiano do trabalhador nas fabricas, lembrando os teóricos do salário mínimo que serviria para auxiliar na riqueza dos donos de fabrica. e da posição da Igreja diante da nova sociedade.que foi construída a imagem e semelhança  da burguesia.  

5-CONTEUDO (TÓPICOS):

1-Revolução Industrial: A energia física se transforma em energia mecânica. O trabalho da monocultura passa a ser feito em fabricas.
1.1-Porque a Inglaterra foi  pioneira ?
1.2-Teóricos da fase Monopolista.
Adan Smit: - A Riqueza das Nações e David Ricardo: Defensor do Salário Mínimo 
1.3-Questão Social: Porque  com a revolução industrial vai se constituir duas classes, a burguesia e o proletariado.A burguesia, proprietária dos meios de produção, maquinas
e fabricas. O proletariado que não era dono de nada, há não ser da sua força de trabalho, que é  vendida a baixos preços. Chegavam a trabalhar de 16 a 18 horas por dia. Contra essa exploração de uma classe que produz a riqueza, mas não compartilha da riqueza, que se desenvolvem as idéias socialistas. 
1.4-  Socialismo Utópico: Que vai abrir caminho para o socialismo científico.
1.5-Socialismo Científico: Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicam o MANIFESTO COMUNISTA.
1.6-Posição da igreja católica:
1.7-Sindicalismo: Antonio Labriola e George Sorei. 
1.8-Anarquismo;  Bakunin e Kropotkin:







 6- METODOLOGIA: Aula explicativa, sugerindo o debate, com especial destaque para o teórico  Karl Marx.Exaltando principalmente da teoria da luta de classe, essa parte da aula será  exclusiva com duração de 40 minutos.

7: RECURSOS DIDÁTICOS: E OU TECNLÓGICOS: Material Apostilado

8- AVALIAÇÃO / AULA: Exercício.

9- BIBLIOGRAFIA:

* Schneeberger Carlos Alberto. Minimanual Compacto de história Geral Teoria e Prática In: Schneeberger Carlos Alberto 2º Ed. São Paulo – Ridel 2003


* Singer Paul O Capitalismo In: Singer Paul 20º Ed.São Paulo-Moderna 2002.

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