quarta-feira, 23 de abril de 2014

Esse trabalho foi bem sucedido tirei 10,0. Professor Kleber Leite









 OS MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NO GRÃO PARÁ.

Para Alunos da 8º Série
        
A História da emancipação do Estado do Pará, infelizmente,   esse fato ainda não dispõe de material que narrem ou esclareça o ocorrido. A  alforria de escravos não teve o devido tratamento merecido. A falta de informações sobre a libertação dos escravos, nem os jornais da época retrataram esse fato e  pode ter provocado a fundação da SOCIEDADE PHILANTRÓPICA DE EMANCIPAÇÃO DE ESCRAVOS.
         Essa nova sociedade poderia contar com a participação de homens e mulheres, essa associação tinha como objetivo tirar os cativos, por meio de doações dos seus sócios, não importava a idade,  residindo em Belém era o suficiente para participar, e claro dinheiro.Fundadas por  Antônio David Vasconcelos Cana barro, João Batista de Figueiredo Aranha, José Theodoro Saraiva  da costa , Manoel Antônio Rodrigues.
         Onze anos mais tarde a associação começou a dar seus primeiros passos como movimento emancipa dor na Província Paraense, onde liderados pelo médico Carlos Seid, em 08/08/1869 onde reuniram - se 150 pessoas no TEATRO PROVIDÊNCIA, está já com 340 adesões de  pessoas divulgadas nos principais jornais da época. nessa oportunidade foram escolhidos os membros da mesa Administradora Provisória, e da Comissão de Redação dos Estatus,  foi oficializada sua fundação em 27/03/1870, e como feito de iniciativa libertaram quatro escravas.
         Segundo a proposta de Carlos Seid, os sócios protetores contribui raiam com uma quantia de 100$000 Réis  ou mais, e os sócios passivos seriam os escravos, sem qualquer poder na associação, segundo as leis  a forma dirigir esse conselho seria formado por 30 membros, compostos por sócios ativos maiores de 25 anos, e o poder seria escolhido entre eles e os escravos não teriam participação nas eleições, onde seria determinado os rumores para os movimentos de libertação dos escravos, quer
dizer eles continuariam a mercê dos senhores de escravos.
         Entre as idéias defendida por Carlos estava em incluir os cativos na sociedade, fazer um programa onde eles iriam aprender o necessário para viver em pé de igualdade com o resto da sociedade, como religião, ler escrever etc.
         A associação tomou outros rumos  para excluir os escravos nas decisões, e resolveram impedir que participassem da associação  mesmo como participante passivos, foi uma atitude extremamente conservadora ao não admitir qualquer organização escrava no movimento. A exclusão dos escravos do alto conselho que r dizer que eles não queria uma libertação, e temiam a fortificação da autonomia dessa  classe.
         A primeira atitude tomada foi barrar a libertação dos homens e deram prioridade as mulheres, mas na verdade não havia preocupação em melhorar a vida do cativo, eles deveriam continuar servindo seus senhores, mesmo que fosse pago uma quantia insignificante, mas não era de seu interesse educar os escravos.Essa atitude condenaria os escravos da época há ficarem condenados sem conseguir se integrar a  sociedade.
Outra proposta de Said, consistia  que os escravos "adultos", só seriam libertos se completassem o preço da alforria, pagando com trabalho

"OU SEJA OS COITADOS TIVERAM QUE PAGAR POR UMA COISA QUE DEUS DEIXOU DE BERÇO PARA O HOMEM A LIBERDADE ESTAVA, SENDO ENGANADOS  E NÃO LIBERTADOS"

ANOTE ISSO:

1-teriam que pagar a cima de 60%  e abaixo de 80% do salário

 2-Com menos de 8 anos só seriam libertos se alguém resolvesse pagar a sua educação, ou simplesmente teriam que comprar sua liberdade

3-Se a associação pagasse pra libertar o escravo ficariam sobre sua tutela, até conseguiram pagar sua divida com o trabalho.

A honrada associação conseguira  a  alforria  de 150 escravos, mas com o próprio dinheiro desses trabalhadores, o Maximo que ele faziam era administrar as duras penas dos escravos, e como sempre eles iam tirando aqueles homens do regime de escravidão mas ficavam administrando sua vidas, já estava estabelecido o controle de acordo como os SENHORES QUERIAM,pagando por sua audácia de querer a liberdade, e já de respeitar a propriedade, da elite e "pagar por tudo que eles consumiram dos senhores por anos, inclusive sua liberdade"  
         O movimento perdeu muito animo e muita falta de estrutura, a lei de 28/09/1871  ajudou a selar a desanimo dos associados, mesmo assim se reestruturaram  novamente em 188. na verdade a luta  abolicionista, estava ligado com interesses movimentos  políticos, jornais.

Principais Jornais.

                                    * Diário de Notícia.
* A Província do Pará.
* Diário do Grão Pará.

         Esses jornais fecharam as portas para  o comércio favorável ao escravismo, e começaram, sair em favor do movimento abolicionista.Tiveram uma vitória que fez a Assembléia Legislativa Provincial, aprovasse o imposto de UM CONTO DE RÉIS, sobre a importação de cada escravo entrado na província.
         O que não foi do agrado dos senhores claro, que ainda queriam se aproveitar da mão de obra do trabalho escravo, entre outras exigências estavam a extinção dos castigos e agressões físicas sofridas pelos escravos.
         Depois da reestruturação da (associação Emancipadora), surgiu duas novas sociedades autodenominadas abolicionistas. No Pará (CLUBE ABOLICIONISTA PATRONI) e (SOCIEDADE DRAMÁTICA ABOLICIONISTA). A partir de 1884 os movimentos abolicionistas que incendiaram as regiões do Ceará e Amazonas, se fez espalhar na província paraense, com a intenção  imediata de abolir a escravidão.
         No Pará surgiu a ( SOCIEDADE LIBERTADORA  DE BENEVIDES) : esses grupos extremamente radicais, chegou a esconder escravos fugidos e foram criticados por essa atitude. por outros adeptos dos próprios abolicionistas, ou seja os mais moderados.
         Depois que a Cabanagem recuou e deixou a província livre o movimento se espalhou com mais força os componentes dos grupos saiam as ruas para pedir aos senhores que libertassem seus escravos.
A proclamação e redenção da província: no dia 15 de Agosto é proclamada, é proclamada a redação do trabalho escravo que conscindiu com a dita adesão paraense à independência proclamada no Sul do País, mesmo com esse fato ainda existia 10.535 escravos, alguns em Belém.

JUSTIFICATIVA.

         Estamos estudando o movimento emancipa dor e abolicionista, nos movimentos mais radicais como em Benevides. É importante esse estudo principalmente   para conhecer como foi a relação entre escravos e senhores e os abolicionistas.
          região de nosso Estado proporciona grande favorecimento a exploração do trabalho escravo, e por isso o surgimento de movimentos contra essa prática, foi inevitável e importante.
         Não podíamos ficar presos ficar presos somente nos movimentos do Centro sul , que se diziam principal área econômica do império, ou em outras áreas. A Amazônia fazia parte desse mecanismo, diziam eles que era de uma envergadura menor e não muito importante um erro que os historiadores talvez não tenham a visão da Amazônia em sua proporção.
No Pará a economia da região, e não merecia o esta to de Região periférica  do Brasil, em relação ao Centro sul e que coloca a Amazônia como modelos construídos sobre as sociedades existentes  no centro.
         Por isso entender o movimento abolicionista no Brasil mas especificamente no Pará e Ceará nos da uma idéia de que representou o movimento em todo o país.
         O segundo objetivo é diferenciar os movimentos (emancipa dores) e (abolicionistas). Os emancipa dores, surgiram de  solidariedade  e práticas e propostas de emancipar gradual da escravidão com total respeito a propriedade dos senhores.
Os abolicionistas visavam erradicar com o trabalho escravo, seriam mais radicais mas não quer dizer que esses dois movimentos não poderiam ser totalmente separados. Tanto os movimentos como a população e os escravos tomavam parte nas associações ou pelos moderados e emancipa dores ou radicais abolicionistas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário