quinta-feira, 24 de abril de 2014

“Essa prova foi elaborada no período do estagio frei Daniel, provavelmente em 2009. O trecho sobre candidatos caçados está defasado porque hoje tem a lei da ficha limpa. Se for usar no futuro tem que adaptar a atualidade alguns trechos.”Ainda na epoca da UEMA






Turma_______
Aluno -1___________________________________________________________
Aluno -2____________________________________________________________
Recuperação

O Brasil precisa de gente séria

ÉTICA: Conjunto que envolve os homens em valores morais
MORAL: São os valores que os homens adquirem em respeito a ética, não fugir das leis e respeita-las torna-se um homem com grau elevado de moralidade.
SUJEITO MORAL: Honesto segue as regras, e a ordem tem plena consciência de suas atitudes.
SUJEITO IMORAL: Desonesto, corrupto, conhece as leis mas não a respeita tem plena consciência do que faz.
SUJEITO AMORAL: Também conhecedor das regara, tem consciência do que faz mas é facilmente manobrado mesmo que seja em oposição a ética e a moral (é o popular teleguiado)

Com base nesses conceitos resumidos, percebemos que existe uma questão de valore que envolvem os candidatos a cargos públicos, e seus eleitores tanto na Roma antiga quanto na nossa Belém

Quando se pensa em democracia e eleição na antiguidade logo se lembra de Atenas, a visão tradicional que se tem é de que em Roma o povo participava da vida política. Não era bem assim, contudo as eleições podiam ser bastantes disputadas e os romanos desenvolveram técnicas de propaganda eleitoral sofisticada que em muitos aspectos prenunciam o mundo moderno, Cícero (106-a.C) um líder que conhecia bem os bastidores da política romana escreveu bastante a respeito acompanhe o que nos diz sobre a caça ao voto.

A Política na Roma Antiga

Para ganhar o favor popular, o candidato deve  conhecer os eleitores por seu nome elogia-los e bajula-los, ser generoso fazer propaganda e levantar-lhe a esperança de emprego no governo.
A generosidade é um tema amplo talvez sua renda privada não possa atingir todo o eleitorado, mas seus amigos podem ajuda-los a agradar a plebe ofereça banquetes e providencie que seus amigos faça o mesmo, procurando atingir os eleitores específicos de cada tribo.
Quanto a sua imagem espalhe que você fala que os coletores de impostos e a classe media gosta de você, que você já defendeu e que os jovens se amontoam à sua volta, assim como os clientes que você já defendeu e que veio gente do campo e de cidades do interior, até Roma explicitando para apoiar a sua campanha. Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirija a eles pelo nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto que você é generoso e aberto, que mesmo antes do amanhecer SUS casa está cheia de amigos que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessa para todo mundo e que as cumpriu realmente para a maior parte das pessoas.
Sua campanha na medida do possível deve  levantar contra os adversários suspeitas negativas apropriadas as suas penalidades, envolvendo crimes, vícios e corrupção
Algumas sugestões de Cícero são usados por nosso político?

1º ) Que elementos indicam que o texto foi escrito nos dias de hoje? Explique!

2º ) Enumere as sugestões que o experiente político romano Cícero faz aqueles que desejam se candidatar a algum, cargo publico?

3º ) A partir do texto reflita e opine a falta de ética na política


Política em Belém

Quando chega épocas de campanhas eleitorais, é comum vermos candidatos caçados que se recusam ser investigados, pela CPI, e renunciam fazendo com que a investigação nem seja iniciada, e depois quando o povo esquece, eles retornam e se candidatam novamente mesmo quando não são eleitos, ainda sim recebem vultosa quantidade de votos. Sabemos que os corruptos ou suspeitos que se negam a esclarecer a investigação é porque tem algo a esconder e por negarem a dar justificativas ao povo,estão quebrando valores éticos e Morais pelo qual os homens se identificam com atitudes corretas e de boa índole.
Mas não podemos penas cobrar ética, sem nos portarmos como tal, nos tornamos imorais quando nos vendemos e elegemos um candidato corrupto não existe a expressão ex –corrupto, não existe ditado que dizem “rouba mas faz”, a conduta do político e de seu eleitor tem que ser séria o Brasil precisa de gente séria.  


1º ) O que você houve os adultos  falar sobre a política ?

2º ) Você votaria em um candidato que já foi caçado que já renunciou temendo uma investigação/ Justifique!

3º ) e se esse candidato fosse seu parente irmão tio ou pai? Justifique!


4º ) O que são valores éticos e morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário