quarta-feira, 23 de abril de 2014

Caderno da UEMA


__________________________________________________              18/12/2009
América Independente                 

Obs: Ericks Hobertbal  é marxista. É preciso comprar os livros desse autor que é muito bem aceito pelos historiadores

A diferença entre um livro de Jornalista e de historiador é que o livro jornalista só quer passar a informação, sem investigação, o historiador passa até as origens é uma investigação mais completa.

EUA: protestante
Inglaterra: era extremamente católica, mas havia sido feito a reforma calvinista

Vicio na Colônia americana: era um vicio econômico, sobre as oprimidas colônias

Religião
Futebol
Política

HISTORIA DAS MENTALIDADES:
O que para os historiadores é mentalidade é mentalidade, para eles é realidade para se fortalecer, não mudar a sua cultura, estamos falando dos EUA. Quantitativamente defender a sua condição cultural .

FORÇA –MENTALIDADE- LIBERDADE

BRUXAS DE SALLÉN:
Pobre é o que sobre o sacrifício,

EX: O TEATRO DA PAZ, não confiaram na estrutura que podia desabar, por isso na sua inauguração eles enfiaram os pobres para servir de cobaia.

EVANGÉLICOS: Chamam muito o nome do inimigo.

MACUMBA: não pode mais ser visto aos olhos do historiador com essa visão por se tratar de uma visão preconceituosa.

INQUISIÇÃO: A maioria dos condenados na idade média pela igreja eram pobres, mas também havia condenação de ricos que eram tomados seus bens, acreditar que a igreja fazia isso por causa dos bens não é correto pós na idade média a maiores condenações eram dos pobres que não tinham muitos bens.  


A DOMINAÇÃO DO HOMEM NA SOCIEDADE:
O texto tem uma sequencia lógica





________________________________________­­­­­_______________04/ 03/2009

ICONOGRAFIA

Imagem, que vão relatar uma situação histórica e como utilizar em sala de aula uma imagem vale mais do que mil palavras, é mais fácil de assimilar o assunto utilizando uma imagem junto com o texto.


IMAGEM LOGOMARCA
Coca Cola
Yamada
 A criança começa a se identificar com a imagem mesmo que ela não saiba  o que significa,

IMAGÉTICAS:
Importância da imagem para as crianças.




HISTÓRIA EM QUADRINHO SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI
Carlos Felipe Figueira:  A Carta
Mesmo assim ela foi feita com exaltação.

“O DITADORES DO PARAGUAI”

Foram colonizados pelos Espanhóis,

Lideres:
José Rodrigues Gaspar de Francia
Francisco Solano Lopes

Um governo para o povo, acabaram com a propriedade privada, onde ele passa a exportar, mas Buenos Aires, a elite argentina está envolvida com a Inglaterra, e a elite do Paraguai não gosta dos lideres Paraguaios, por isso ele fica isolado.
Mas permanece até a morte, esse erro de ficar isolado no poder, e não depender da grande potência mundial, a Inglaterra acaba por culminar a guerra,.

Industria de Base 
Analfabetismo Zero
Questão Econômica

Paraguai muito bem economicamente, mas Brasil, Argentina e Uruguai estavam submissos a Inglaterra

OS INGLESES DOMINARAM TUDO
Empréstimo ao Brasil, um pais pobre, e miserável onde o modo de vida da elite prevalecia,  na escravocrata,nada mudou

COMPARAÇÃO DE DUAS SOCIEDADES
PARAGUAI RICO
BRASIL POBRE

A Inglaterra lança Ideologia: como se fez hoje contra o Iraque.
Naquela época, Server ao exercito não era nada honroso, quem tinha dinheiro procurava se livrar de servir ao exercito.Os generais ficaram ricos pós existia soldados fantasmas

OS EXERCITOS BRASILEIROS ERAM COMPOSTO POR:
Bêbados, doente mentais, escravos que eram obrigado  a servir; o objetivo dessa manobra de mandar escravos era que a elite branca tinha medo que pela quantidade de escravos no Brasil pudessem ficar muito fortes.

PARAGUAI: Ao final da guerra, eram recrutado criança, e idosos, que morriam de cólera, infecção, as mães tentavam resgatar mas acabavam morrendo.  

Duque de Caxias: Segundo o historiador, foi um grande filho da puta.
Dom Pedro II: também foi outro que roubou muito os cofres do Brasil.

Se o educador errar, quem será construído de forma errada é a sociedade, se o medico errar, acabou, mas a missão do educador continua

___________________________________________________________05/03/2009
História da América Independente

COMO TRABALHAR UM FILME EM SALA DE AULA.

1º) RECURSO: DVD, computador etc.

CONTEXTO HISTÓTICO: Contexto histórico, caso de amor enredo determina o recorte de um momento histórico
MENTALIDADE DA ÉPOCA:
RESGATE: È preciso voltar na história para contar os acontecimentos.

............................................................................................................................................

O FILME
Igreja católica quanto detentora do conhecimento do século XV e XVII

As bruxas de Salen, foi um episódio ocorrido no norte de Boston, um lugar extremamente ocupados por puritanos e calvinistas.

90%  dos condenados eram pobres, por isso não tinham bens que a igreja pudesse tomas

O movimento renascentista, Humanista começaram a por em cheque a verdade da igreja, isso ocorria entre as pessoas comuns também.

Ainda nessa época as pessoas acreditavam muito em bruxaria, feitiçaria, mas havia interesses políticos religiosos econômicos. Ainda existia os interesses pessoais no cotidiano das pessoas.Que faziam as denuncias para ficar com bens matérias.

ECONOMICO
POLÍTICO
PESSOAIS
Nessa época era comum padres transarem com freiras.
No puritanismo, a  abominação pelo sexo 


As bruxas de Salen.
Absolutismo, que quebra o feudalismo
Problema das 95 teses
A mentalidade das pessoas  foram, quando os puritanos foram expulsos, se formou uma nova elite

TRANSI
MENTALIDADE
SIMBOLOGIA

Protestantismo se apropria dos dogmas da igreja  católica, a inquisição.
Seminário  grupo 1  notas 10 e 6,0

O COMEÇO DA HISTÓRIA

A verdadeira história começa no presente, existe uma preocupação atual em fazer uma história mais crítica
O povo sem história
Controvérsia entre registros históricos  Bíblia etc.

 Nota 6,0
XVII narravam os fatos sem noção  eram patrocinados por mecenas, Reis e a Igreja católica
XVIII: Montaram provas, algo mais investigativo

XIX  A História Cientifica     3,0 2 0,0

Simmelle; Wilhum Dilth e Max Weber

 Bergoniano:
 A história se faz com texto,  o que significa que não se faz com experiências .
A história era um ramo do conhecimento que não era ciência.

A CRISE DA HISTÓRIA:  notas 6,0

Os fatos não podiam ser estudados separados historias são passiveis de analisar investigação.
Tem que ser estudados em conjunto.
 A história não é passiva mais ativa.

SENTIDO DA HISTÓRIA

 A razão não se tira da história eles costumam   botar a culpa no passado, a história é fonte de experiência humana tiram o passado  como experiência para o futuro.  II        

Nenhum comentário:

Postar um comentário