quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Caderno 1º Semestre; Anotações da fala dos professores. 2013 Faculdades Integradas Ipiranga; Turma LHN 01 Curso Licenciatura em História. Aluno Sebastião Pereira Viana Júnior.


FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

Sebastião Pereira Viana Júnior
Caderno Primeiro Semestre

                                                                           

                                                                            
 



Sociedade, Cultura Ética e Cidadania
Prof. Sergio Bandeira do Nascimento

Linguagem e Meios de Comunicação
Ayvania Alves Pinto

Educação Desenvolvimento e Aprendizagem
Maria do Socorro Rodrigues Rocha

Fundamentos Específicos I  Métodos de Historia  I
Andrea da Silva Pastana

Ciência, Tecnologia. Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Luiz Macedo de Lima Pinheiro

Libras – Língua Brasileira de Sinais
Walber Christiano Lima da Costa



SEGUNDA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Sociedade, Cultura Ética e Cidadania
Prof. Sergio Bandeira do Nascimento

 06/08/2012

Ele quer o conceito de sociedade e cultura

         Sociedade: Lea pode ter a denominação de capitalista segunda Karl Marx, no entanto outros pensadores a vêem de forma diferente. Também pode ser um conjunto de normas e regras que estabelece a convivência entre os indivíduos de uma sociedade.
         As sociedades não são autônomas entre si, nem os indivíduos que precisam um dos outros. Principalmente porque elas não se desmembram, continuam juntas mesmo diante de problemas e mazelas que prejudicam a sociedade como os delitos    

         Cultura: O homem se apropria da natureza, a transforma em alguma atividade como, por exemplo, um barco, a forma como ele utiliza o barco é chamada cultura. Também afirmou que se for ao caso do homem construir arma com a natureza, também é cultura. Então concluímos que cultura é tudo aquilo que o homem usa da natureza para produzir. Tudo o que o homem transforma é cultura, como uma cadeira, por exemplo, que era uma arvore, mas foi transformada em cadeira.
         Também estabelecido por uma variáveis  de comportamento e costumes que vão determinar a categoria de determinado grupo e a existência de uma tradição que caracteriza aquela sociedade não se pode falar de cultura sem lembrar sociedade vice versa.
         Cultura é tudo aquilo que o homem produz que se constitui em uma cultura pode ser uma arma, uma cadeira, pode produzir musica etc. A cultura esta contida na sociedade que é ela que vai ser os elementos constituintes da sociedade.       

13/08/2012

         Entender a formação do estado brasileiro; no começo havia as três matriz culturais a branca o índio e o negro cada um com uma diversidade infinita. A formação se deu por uma visão do branco que não via no índio e no negro uma cultura, mais sim os via como um selvagem.
         Nos vamos trabalhar com etnia, por exemplo os portugueses são uma étnica, que compõe um grupo já raça fica por conta dos aspectos morfológicos. No começo da expansão marítima e a forma com nos vemos que o Brasil foi descoberto também está muito ligado a uma visão eurocêntrica ou seja a Europa como centro das atenções.
    O historiador deve ver que não tem apenas uma visão a visão de que os portugueses descobriram o Brasil não é errado, mas tem outras e nos não somos europeus pra pensar assim.

20/08/2012

         O professor que chegar à sala de aula e achar que tem um campo ou uma visão menos do que a do aluno, é melhor ele fazer alguma coisa, pois não é bom ele estar nessa posição em relação ao aluno.
         Já foi debatido que as diversas visões da historia como analise de documentos, e de que ele tem que ter uma visão à cima das pessoas normais. E também de que ele tem que perceber que as fontes têm um significado e um interesse político, em cada época. Como a carta de Caminha em que ele tem uma visão etnocêntrica, e não enxerga nem o índio como homens e que constitui uma cultura.
            Todos os documentos constituem uma fonte, e que constitui uma verdade, só que essa verdade pode ser substituída por outra de outro historiador com uma outra visão mas não quer dizer que a anterior não esteja errado. 
         Também temos que entender que a sociedade brasileira se formou convivendo com a exploração, são essas as raízes do nosso Brasil uma condição de exploração e um etnocentrismo praticado por parte dos portugueses.
         Essa desigualdade social e as injustiças cometidas pelos portugueses persistem até hoje em nossa sociedade, são heranças coloniais que ficaram enraizadas no Brasil desde o escravismo até a matança dos índios ambos resistiram mas prevaleceu a força portuguesa.
         Tanto isso é verdade que por viver numa sociedade em que não havia a hierarquia social mas havia pelos Portugueses acabou prevalecendo  a do mais forte a do mais violento como também é a nossa língua, ninguém  fala tupy a não ser o português.        

27/08/2012

         Quando da colonização no Brasil, e do trágica trabalho escravo. Sabemos que o Brasil não constitui apenas uma etnia, mas foram três matrizes o índio o branco e o negro.
         E que a escravidão negra se deu por conta de uma resistência indígena e um argumento ideológico que ele acreditavam se descendente de Canaã que havia sido condenados a serem escravos de um dos filhos de Abraão aquele que o viu nu e embriagado. Por tanto eles foram buscar na bíblia s justificativa para a escravidão dos africanos porque eles acreditavam que lá eram esses descendentes.        
         Não podemos mais dizer que nos Sul do para tem trabalho escravo porque eles não vivem em condição de escravidão,mas numa condição subumana de trabalho. Mas eles não pertencem a alguém com no século XVI com os africanos e como antigamente era legalizado, e eles acreditavam que aquilo era correto. 

03/09/2012

         O etnocentrismo envolve os mais terríveis valores como preconceito,violência etc. Porque ele sugere uma visão preconceituosa do outro, o mesmo que o europeu teve quando chegou e viu os índios e as suas vestimentas diferentes .  

10/09/1012

         O que foi mantido no Brasil, desde a época da colônia, a escravidão podemos dizer que acabou o que acontece em algumas fazendas é um trabalho análogo a escravidão. O home não se torna proprietário de um fazendeiro quando a policia chega ele tem a sua liberdade preservada ao contrario da colônia que era por via jurídica a escravidão. Nos não podemos dizer que eram sociedades iguais elas são diferentes no tempo e no espaço existiam coisa lá que hoje já não existem mais. Hoje não tem mais escravidão o que tem é um trabalho análogo a escravidão.    


TERÇA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Linguagem e Meios de Comunicação
Ayvania Alves Pinto

07/08/2012

         Sobre a linguagem de fotografias é porque um texto não é só o documento escrito, mas uma foto um desenho pode ter um contexto escrito e histórico. Para desvendar uma charge, é preciso fazer a leitura minuciosamente e prestar atenção nos detalhes. Ela pode insinuar coisa em que seja preciso desvendar em outras linguagens como a biologia, fotográfica etc. Ela mostrou uma charge em que o personagem não abria os olhos para a pobreza e, no entanto ele fala que a elite deveria ligar mais para esses assuntos. 
         Geralmente as charges apontam um problema social e fazem uma critica a sociedade de como ela se comporta. Também percebemos que em relação as fotos, cada pessoas vai entender de forma diferente. 

28/08/2012

         As diversas formas de escrever um texto, e os mecanismos com a intertextualização que pode ser a informação e os dados do individuo com mecanismo de informação.
         E um texto Poe ser escrito de varias formas com pode ser uma foto, um desenho, uma figura uma charge, um filme. Cada pessoa interpreta de um jeito, podendo dar as mais variadas interpretações.  


14/08/2012

         O assunto debatido foi um resgate das charges analisados na aula passada, que tem que ser um olhar minucioso, para analisar o desenho. Também sobre a análise de fotos, porque muitas vezes uma foto não parece ser o que é quando nos recortamos ela só depois percebemos quando fazemos a junção do todo.
         Textos: também tem que ser feito seguindo uma lógica. Não pode escrever por escrever cada parágrafo deve ser seguido uma norma de conivência, com, o seu parágrafo antecessor.      

21/08/2012


         Um texto pode terás chamadas palavras perigosas, que podem confundir o texto ou dar o significado a ela. Também percebemos que não é fácil elaborar um texto, como ao construir um texto, alguns pode dar ênfase a uma posição política ou focar numa estudante. 

11/09/2012

         Existem textos como os que comovem e os mais técnicos que dão informações precisas e que portanto determinam um parâmetro final. Alguém que Le o horóscopo vai pela emoção se constituindo por tanto um texto instável,  e uma propaganda  de camisinhas pode ter vários pontos ele pode ser um texto estável.

QUARTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Educação Desenvolvimento e Aprendizagem
Maria do Socorro Rodrigues Rocha

01/08/2012

         Porque uns nascem para servir e outros para serem servidos porque numa sociedade injusta, capitalista nos temos que viver conformados com a nossa posição de inferioridade em relação à classe dominante.
         A mídia, os meios de comunicação os programas de televisão, a necessidade de ter que atender os padrões de beleza que é imposto por esses meios de comunicações, e nos aceitamos isso.

08/08/2012

Historia Social da Criança e da família
         Por volta do século XVI, os costumes da população era bem diferente das de hoje. As crianças eram tratadas como um adulto em miniatura quando eles atingiam certa idade, por volta dos  7 anos eles já tinham que trabalhar.
         Ajudar a sua família para uma criança não pode ser aconselhado do ponto de vista para nos do século XXI, mas na época era isso o que se esperava da criança. Os homens que começaram a ver as crianças com outra visão. Elaboraram idéias de educar de forma repressora, e ainda tinha a questão da Igreja que nos oprime até hoje.
         Numa sociedade sufocada pelos valores e a visão preconceituosa da burguesia em relação aos pobres apesar da sociedade querer seguir um parâmetro igual ao da burguesia, tanto naquela época  como hoje ainda é assim.
         O modelo de sociedade e sua mortal foram construídos a partir do momento em que os grupos se diferenciaram e as características dominantes deviam ser respeitadas. Apesar da família e a escola terem conseguido tirar a criança do meio dos adultos, essa educação pensada acabou sendo opressora ela “privou a criança da liberdade da qual ela gozava”
         Penalidades chicotadas era empregadas e a prisão como castigo. Existe a presença dos moralistas esses moralistas eram contrario a lutavam com determinação contra a anarquia ou o que lhe aparecia anárquico. Mas tarde a Igreja iria impor a sua crença a educar a seu estilo.     

22/08/2012

         A cognição quer dizer inteligência acontece desde os primeiros anos de vida, a partir do momento em que nos vamos aprendendo as coisas. Para Piaget, nos ao entrarmos em contato som algum aprendizado nos passamos por um momento de adaptação do aprendizado, depois de acomodação daquilo que foi aprendido junto como que nos já sabemos.
         Se uma criança vê um cavalo, onde já teve um contato com um cachorro ela vai dizer que é um cachorro. Ate alguém dizer que não que aquilo é um cavalo ai ele vai passar pelo processo de adaptação, a acomodação. Para poder inserir o conhecimento.    


28/08/2012
         Para Piaget as crianças passam por estágios, estagio sensório motor,pré operatório e operatório. Onde o processo de inteligência se dá pela assimilação e acomodação.
         A ápice do desenvolvimento da inteligência é dos 11 em diante. Não pode chegar com 15 sem ter se estabilizado se não significa problema. Também na fase dos 7 aos 11 anos ela vai começar a se inserir nas classes sociais como ter as melhores amigas.  Quando criança elas não conseguem ver o outro por isso elas arrancas de outras crianças os brinquedos.       
         As idéias de Vygotsky faz oposição as de Piaget, porque esse não pensou com relação com os animais, de que o homem é diferente deles pois só ele faz cultura e consegue transmitir para as futuras gerações. 
         Para Vygotsky, não pode ser estabelecido uma idade certa para as funções ou fases acontecerem, ela pode acontecer tanto nos 2 anos com aos seus sucessivos nesse ponto ele descorda de Piaget.
         Também tem o papel social do desenvolvimento para ele a educação e a aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança. É a partir desse contato que ela vai estabelecer o seu padrão na sociedade.Três pensamentos básicos desse teórico: Funções psicológicas também na atividade cerebral; cultura que faz parte da cultura humana; necessidades com os outros inseridos.  

12/09/2012

         O multiculturalismo: c que tipo de homens nos vamos formar como estabelecer um parâmetro de aulas para alunos que fazem parte desse mundo globalizado tudo isso são questões a se debater.
         E também a de que nos temos de conviver com as diferenças, sem interferir, mas respeitando os outros, com todo o seu aparato multicultural não importa se é rico ou pobre, apesar das classes sociais ser uma realidade na sociedade.
          Consiste em termos na frente uma variedade de pessoas com suas culturas, e valores que as vezes são passados de geração em geração.O professor tem que conviver com ele,  e as perguntas  a se fazer é; Que  tipo de homem nos vãos formar? Como é que o professor deve se comportar em sala de aula diante de um mundo de alunos em transformação e em contato com uma mídia que não é das mais fáceis convivência pois ela impõe um padrão de comportamento,que é absorvido por nos. 
         E esse mesmo aluno que vive numa divisão de classes sociais, convivendo com a ilusão de que a globalização é a reinvenção do capitalismo, pois não é ela ilude, pois a posição de inferioridade é a mesma, e as regalias o filho do pobre não vai ter nessa sociedade nos somos educados a servir os mais ricos.
         Para Paulo freire, a liberdade se dá através da educação, só assim nos libertaremos dos grilhões do capitalismo. Também tem o fator religião na vida dos alunos que significa padrão de comportamento e tabu para eles e os professores.

03/10/2012

O desenvolvimento Humano: ela ocorre entra as relações esses elementos da cultura interagem entre si para o desenvolvimento da criança. Ela forma uma teia que são a religião, família, etc. o sofre influencia  externa
         Reconhecimento; Não existia o reconhecimento de infância e adolescência, não existia o universo infantil. Que é lúdico, como ela não era reconhecida  por isso não havia espaço. Eles conduziam essa criança para a fase adulta também no comportamento e para o trabalho etc. Conviviam sem grandes expressões infantis.
Não podemos olhar o homem apenas como um resultado, de outras expressões formadoras, não moldadas pela cultura. Ele é ativo, também constrói. Só é cultura se tiver relações com o grupo   

Rede de significações no desenvolvimento Humano

          No desenvolvimento humano, quando pensamos no desenvolvimento do ser humano, logo vêem a mente que o sujeito cresce, amadurece e que se constitui a partir de uma rede de relações familiares sociais e culturais.
          Pense  na seguinte sena: uma pessoa desconhecida em uma festa em uma loja ou em uma fila de supermercado. Não sabemos nada a seu respeito embora saibamos identificar o sexo (home ou mulher), a faixa etária criança. 

Instrução do se humano: O desenvolvimento humano e as relações entre relações dos elementos da cultura interagem entra si e para o desenvolvimento da criança que forma uma teia de constituída de religião, família, escola etc. que influencia a pessoa

Não existia o reconhecimento do sentimento de infância e adolescência: O universo infantil é lúdico, sem a infância reconhecida, por isso não existia o espaço para elas. Eles conduziam uma criança para a vida adulta  tanto no comportamento como no trabalho,  etc., eles conviviam sem grandes expressões infantis.  
Não podemos olhar o homem apenas como resultado não moldado pela cultura, ele é ativo também constrói, só é cultura se tiver relações com outros grupos         

Porque como o homem se desenvolve com a cultura o multiculturalismo é responsável por ele englobando diversas formas de comportamento. Os homens tem comportamento diferente dos outros animais estes que não chegam ao nível dos homens sendo assim o homem acaba por dominar esses outras espécies.
A cultura; O homem por se diferenciar dos outros animais pois estes que não conseguem transmitir os outros s aprendizagem feitos e observados em experiências. Ao contrario do homem que aprende coisas, inventa e repassa é essencial para o desenvolvimento das pessoas 



18/10/2012

O plano educador não e o da violência em meio aos contrastes da sociedade em casos de violência em que pais batem nos filhos e de que a violência contra o adolescente nas casas de família foi criado o ECA para das direito as crianças.
Até os 12 anos é considerado criança e até os 17 adolescência em alguns casos a adolescência vai até aos 20.

QUINTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Fundamentos Específicos I  Métodos de Historia  I
Andrea da Silva Pastana

02 e 09 de  Agosto  de 2012

         Não podemos mais dizer que num Shopping, esteja cheio de burgueses, no entanto são eles que têm as melhores mercadorias e as melhores escolas. Como o professor vai conseguir chama a atenção do aluno em sala de aula, para que ele goste da aula de historia.
         O aluno que já vêem de casa com as noticias do jornal sobre violência, e com uma infinidade de inquietações da idade adolescência é esse o aluno que nos vamos trabalhar.
         Segundo a professora, o capitalismo se reinventou, teve a globalização outras sociedades experimentaram outra formas de economia, mas o capitalismo prevaleceu sobre elas.    

16/08/2012

         O professor de historia vai lhe dar com o marxismo, e pode ter vários meios de ensinar. E ao mesmo tempo em que o ensino de historia passou por diversos processos até ser vista como profissão, e  essa profissão de professor já está regulamentada, que foi em 2010.
         Teve a época da ditadura militar em que os conteúdos eram controlados de acordo com a ideologia da ditadura em que você tinha que amar a pátria. Depois o ensino mudou e a historia foi vista com a ciência de todos os homens. Entre outras, a idéia de que nem o professor e tido como conhecedor de toda a matéria como foi pedido o domínio total na época em que ela era tida como frágil quando era lecionado como estudos sociais não havia um desprendimento e ficava muito confuso esse ensino.    

18/10/2012


A historia tem diversas interpretações onde o papel do historiador é fazer reflexões de todo o material produzido onde deve  ser um motivo de debate, isso de ser a produção do conhecimento histórico.
O historiador não tem autonomia, ele fica reduzido por exemplo quando uma editora manda ele reduzir um livro, isso tira a vontade dele de fazer um trabalho mais detalhado. Nesse contexto histórico temos elementos como : espaço, sujeito, contemporaneidade e  fonte.
Percebemos que a historia é o mesmo passado, mais com varias interpretações. Passado é passado, já passou não tem como fazer toda a interpretação, a historia nos estamos fazendo a todo momento o passado é um problema porque não consegue reconstruir ou a amplitude total, por isso ele se torna um problema. Mesmo assim o historiador precisa do passado. Mesmo não dando conta de todo o trabalho, onde valorizar todos os trabalhos, personagens etc.
Não somos imparciais quando estamos escrevendo, da feita que nos estamos escrevendo  temos um interesse ai. Os relatos não recuperam totalmente o passado não há verdade; Nas interpretações, versões e discursos.      

SEXTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Ciência, Tecnologia. Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Luiz Macedo de Lima Pinheiro


De alguns  anos para cá a vida mudou muito, e corre mais rápido nas ultimas década, o desenvolvimento técnico cientifico é acelerado,  na ultima década  foi mais rápido do que em toda a historia humana. Nas mais diversas formas com os transgênicos, e as energias renováveis e as perigosas como a energia atômica,  a eólica a diversidade em fim todo um contexto que envolve o homem e sua complexa sociedade.
Os médicos não gosto que as pessoas usam genéricos, segundo o professor, eles vêem com quantidade menos da substancia, se um remédio tem 500 miligramas, o seu genérico vêem na capa com 500 também, mas na verdade ele tem menos até porque isso o torna mais barato.
Estudamos as energias, e o homem tem capacidade de fazer uma energia mais barata, e nos ainda, estamos partindo para construir hidrelétrica, coisa do século passado. Os grupos foram divididos para falar das energias. Falamos da energia atômica, ela é muito perigosa,    
Os ecossistemas são células vivas? São porque ela que gera a vida, sem ela a vida se extinguiria e a humanidade não está cuidando bem dessa natureza. Porque ela fica como centro de tudo por isso são consideradas células. Muitos proproblemas causados pelos homens como o desmatamento gera o calor muitas construções de casas sem se preocuparem com as árvores, poluição dos rios por exemplo o rio Guamá é muito poluído.
As áreas mais afetadas pelos desmatamentos no Pará?  A quais atividades econômicas podem estar relacionadas ? Total de 23% de sua cobertura florestal esta intacta 67? Já foi desmatada. A Amazônia é afetada, exploração das drogas do sertão exploração da borracha e ocupação do  território na década de 1960. Os empreendimentos são: aberturas de rodovias Belém Brasília e transamazônica 


Na linha do tempo dos principais acontecimentos relacionados à conscientização ambiental no Brasil.
- Conhecimento sobre a origem das preocupações ambientais que passaram a afligir  as sociedades atuais

- A compreensão sobre fundamentos teóricos e filosóficos à Luz da complexidade ambiental.

_ A Identificação de pactos e documentos internacionais, nacionais, regionais e locais para equacionar questões socioambientais

_ Os desafios da complexidade ambiental para a atuação profissional

_ O entendimento sobre a importância da educação ambiental para a construção e fortalecimento de sociedades sustentáveis.

Existem  quatro alternativas de uso sustentável adequados para os recursos mais ameaçados pela ação antrópica  do planeta;  O  desenvolvimento sustentável, é idealizado por cientistas, que : tem como objetivo não desgastá-la, ou poluí-la demais. A reciclagem e  materiais aproveitáveis e fonte de usos alternativos de energia garantindo que gerações futuras também se beneficiar desses recursos.  

1-Só jogue fora o que realmente não poder ser usado por ninguém
2- Apóie as atividades de recuperação e ativação de objetos 
3- Utiliza papeis dos dois lados
4- Compre produtos reciclados pois eles ajudam a reduzir o lixo


TERÇA E QUINTA
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Walber Christiano Lima da Costa

O surdo é uma pessoa normal como qualquer outra, tem os mesmos desejos, sonhos temores se casam etc. o professor não pode ver ele como diferente, mas com um aluno especial que precisa de um aparato técnico para ser compreendido.
A filosofia bilíngüe, e que os surdos podem ter duas categorias a patalogica deficiente clinico e a psicossocial. Muitos dos surdos não de declaram deficiente,mas diferente por isso é bom perguntar como ele gosta de ser chamado.
         Desde a pré historia que pode ter existido surdos,mas não há registro até porque seria muito difícil a comunicação numa época em que não existia a fala a qual conhecemos hoje.
         Por meados da antiguidade, até Aristóteles disse que os surdos não eram humanos, e que nunca iriam conseguir aprender ou chegar ao nível dos que tinham a audição.
         Na época da idade media, numa época em que a religião era prevalecente quando nasciam um surdo, eles diziam assim” o que você fez pra merecer isso eram tratados como pecadores” 
         Depois desse resumo histórico chegamos a época em que foi organizado o congresso de Milão, onde apenas 6 surdos  participaram, e foi estabelecido de que o surdo tinha que aprender a falar por isso a língua de sinais estava proibida. Claro que eles continuaram a usar a língua de sinais escondidos.
         Entre os métodos tinha a comunicação total em que eles tinham que aderir a essa filosofia, e treinos em que eles era submetidos com vela, e  repetindo as letra eram entregue os  certificados de que eles tinham concluído o curso,mas não conseguiam falar.
         Passado alguns anos, no Brasil por exemplo um surdo fez um protesto fez um desenho retratando a trajetória e a tirania que foi proibirem a língua de sinais, e um dia caiu na mesa de Fernando Henrique Cardoso, depois disso foi decretada a lei que regulariza a língua de sinais oficial no Brasil, o pais passa a ter uma segunda língua oficial dessa com sinais. 
         Toda a luta dos surdos, ao longo do tempo esta marcada por perdas e ganhos, por exemplo no Brasil as leis de inclusão muitas vezes não são respeitadas não tem interprete nas escolas bares restaurantes tec.  
         A escrita dos surdos é diferente, é preciso muita atenção do educador na hora de ler pois as mesmas não apresentam concordância sendo até de difícil compreensão.  

03/12/2012

Revisão:

1-Surdes; Ela tem duas visões as vezes os surdos podem não gostar como nos referirmos a eles, por tanto existem: Visão Clinica: sugere que o surdo tem uma doença, deficiência,anormal, e tem que ter o treinamento para a fala, ela busca o método oral.
É dada a oportunidade para o surde fazer sinais  no bilingüismo, no oralismo não havia essa possibilidade.
Visão Sócio Antropológica: prega a diferença, e o respeito a libras seria a 1º língua oficial e a língua portuguesa a 2º.



2-Congresso de Milão: 1755 1º Escola de Surdos em Paris, 1880, Congresso de Milão. 2002 Lei de Libras, 2005 Decreto 5626
A escolarização de surdos entre diversos assuntos, oral X sinais se fosse surdos ou ouvintes deveriam ser excluídos. O método oral se tornou oficial na língua dos surdos eles tinham que aprender a falar. Não esteve presente em grande quantidade quem realmente interessava, como os surdos. 




3-Libras: Respeito aos surdo, conhecimento das língua de sinais. O surdo entende que através da língua de sinais eles se identifica melhor.


4-Correntes educacionais:
1-Oralismo;
2-Comunicação total;
3-Bilinguismo;



PLANO DE AULA

1. Identificação:

1.1. Disciplina:

1.2. Professor:

1.3. Tema da Aula:

1.4. Ensino Fundamental:

1.5. Carga Horária: Data:

2. Objetivos

2.1. Geral:

2.2. Específicos:

3. Conteúdo

4. Metodologia

5. Recursos

6. Avaliação

7. Bibliografia Básica

8. Bibliografia Complementar








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