domingo, 13 de outubro de 2013

Trabalho de: "Gestão Educacional" Professor; Marcelo Augusto Villaça de Lima. Turma LHN 02 (faculdades Integradas Ipiranga). Historia da Educação no Brasil.






 

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
 LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

ALEYCON WARLLEM DE OLIVEIRA
EGILDO MODESTO DA COSTA
JOSÉ RICARDO MOTA MELO
PAULO CRISTIANO BORGES DOS SANTOS
ROSIVAN ALMEIDA PINHEIRO JÚNIOR
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR




A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL











BELÉM-Pa
2013




FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA

ALEYCON WARLLEM DE OLIVEIRA
EGILDO MODESTO DA COSTA
JOSÉ RICARDO MOTA MELO
PAULO CRISTIANO BORGES DOS SANTOS
ROSIVAN ALMEIDA PINHEIRO JÚNIOR
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR




A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL



                        Trabalho de Gestão de Sala de Aula apresentado
                           ao curso  de história das faculdades Integradas               
                      Ipiranga,como requisito parcial
                         para obtenção do titulo
                     Licenciado em História orientado pelo
                            Prof. Marcelo Augusto Vilaça de Lima



BELÉM-Pa
2013



ALEYCON WARLLEM DE OLIVEIRA
EGILDO MODESTO DA COSTA
JOSÉ RICARDO MOTA MELO
PAULO CRISTIANO BORGES DOS SANTOS
ROSIVAN ALMEIDA PINHEIRO JÚNIOR
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


                                     Trabalho de Gestão de Sala de Aula apresentado
                                      História das Faculdades Integradas Ipiranga
                                      Como requisito parcial para obtenção do titulo de
                                      Licenciado em Historia. Orientado pelo Prof.
                                       Marcelo Augusto Vilaça de Lima


Data ____________________________________
Resultado_________________________________

BANCA EXAMINADORA                            
Prof. Marcelo Augusto Vilaça de Lima                                             faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura_____________________________________________


Prof. Marcelo Augusto Vilaça de Lima                                             faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura______________________________________________



          


                                                                     
Apresentamos o trabalho referente ao estudo da “Historia da educação no Brasil”.O  desenho a cima pode ser entendido como uma referencia a historia da educação nesse país “negro”. Desde a época da colônia  até os dias atuais, quando os Jesuítas chegaram aqui, e implantaram a seu sistema com o intuito de domesticar o nativo brasileiro, e também mais tarde de que poderiam lucrar em cima disso. Com a reforma pombalina implantou-se  o sistema de escolas centralizadas nas mãos do Estado, e de forma precária, pois não havia uma metodologia.
Depois no período joanino a educação se tornou descentralizada, onde o objetivo era formar pessoas para o trabalho em construções e demais ofícios como fazer chaves etc. A educação na republica velha não mudou muito, o objetivo era formar  mão de obra para o trabalho, não se pensava no intelectual, até as mulheres eram preparadas para o casamento.
Na época da ditadura militar, a repressão foi total, temia-se que eles fossem se levantar contra o regime por isso não era objetivo formar o cidadão critico. Na era Vargas que passa por dois períodos, ele descentraliza, e depois na ditadura ele centraliza, e tudo tem que passar na mão dele, mas teve o período populista que ele  obriga o brasileiro a estudar, mas com o intuito de conseguir trabalhadores.
Na redemocratização, temos a constituição e a  Elaboração da LDBEN,(lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)  de 1996, para redemocratizar a educação no Brasil. Vale lembrar que muitos centro para a formação técnica foram criados, mais uma vez para o intuito da qualificação da mão de obra para o trabalho, as instituições particulares cresceram muito.
         Vivemos numa época, em que os grandes conglomerados econômicos só pensam na lógica do capitalismo, assim sua  ética não poderia ser diferente, pois é de seu objetivo privatizar as escolas do Brasil para que o giro do capital ocorra em maior quantidade no Brasil que vai causar uma desigualdade social em nosso País sem precedente.

Atividade 1: Características da  Educação na Colônia dos jesuítas e do Marques de Pombal

Jesuítas

1- Educação de responsabilidade dos jesuítas

2- Preparo pedagógico por parte dos professores

3- Método, repetição, memorização e provas periódicas

4- Educação a deixar o sujeito passivo (idealizado)

5- Cursos de letras e filosofia eram secundários. Teologia e Ciências Sagradas eram de nível superior

6-A educação tinha como objetivo “catequizar” os índios; Os métodos de ensino eram pautados na repetição e castigo

Marques de Pombal

1- Educação nas mãos do Estado;

2-Falta de preparo dos professores. E  sua escolha era feita por nomeação. Exemplo: Se existia um taberneiro ele  ia dar aula de matemática, se existia alguém que escrevia poemas, ia dar aula de português...

3- Lógica e pratica voltada para a relação econômica, anglo - portuguesa.

4-  Não objetivava a formação e o ingresso na faculdade ( não existiam)

5- Aulas regias marcante na educação do marques. E os ensinos isolados não haviam  expansão das disciplinas

6- Ensino laico: constituiu-se no ocidente a partir da separação entre o Estado e a Igreja Católica, fortalecendo-se com o iluminismo. No Brasil, o ensino laico teve início a partir da expulsão dos jesuítas, em 1759, pelo Marquês de Pombal. Seus colégios foram fechados e o ensino no país foi laicizado.

Atividade 2: Características da  Educação no Império joanino e na Republica Velha

Características da Educação no Império Joanino

-Educação descentralizada

-A educação era repassadora de valores e conhecimento que privilegiava mais a elite

-Modelo privilegiado, era o técnico, aprender a fazer chaves, construção civil etc.

-Não havia uma política de educação sistemática e planejada

- Existência ainda das aulas regias: compreendiam o estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas à Igreja.

- São criados cursos de Agricultura na Bahia. 1818;· É criada a escola de serralheiros, oficiais de lima e espingardeiros, em Minas Gerais.· É criado o laboratório de química no Rio de Janeiro.

-No século XIX, ainda não havia propriamente o que podemos chamar de pedagogia brasileira.

-Ensino Superior: Academia real da marinha, Curso médico-cirurgico, diversos cursos, avulsos, de economia ; Letrados e eruditos com ênfase na formação humanista, cada vez mais se distanciam do trabalho físico “maculado” pelo sistema escravista.

-Ensino Secundário: São os parâmetros do ensino superior, que determinam a escolha das disciplinas, do ensino secundário, mas era de forma precário.

-Segundo Fernando de Azevedo, “a educação teria de arrastar-se através de todo o século XIX, inorganizando, anarquicamente e incessantemente desagregada entre o ensino primário e secundário.

- Não há vinculação entre os currículos dos diversos cursos de níveis, alias nem a propriamente currículo, devido a escolha aleatória das disciplinas, nem qual quer exigência de completar um curso só para iniciar o outro. 

- Ensino Elementar: Foi descentralizado, passando para a iniciativa autônoma das províncias. Sem a exigência de conclusão de curso primário para acesso aos outros níveis.

-Outra característica na educação era de que, aos escravos era proibido a matriculas nas escolas, 80% da população era analfabeta

Características da Educação na Republica Velha

- Educação voltada para ser mão de obra da indústria, não se pensa no intelectual

-Escola para as mulheres; O objetivo era prepará-las para o casamento

-Ensino elementar; favorecia a demanda da industrialização,

-Ensino secundário, desgastada ao longo do tempo

-Escolas normais; para melhor a formação, dos mestres, exemplo uma em Niterói

-Ensino primário e médio, era para as mulheres, e o profissionalizante era para os homens

-Colégio D Pedro II, destinou-se exclusivamente para os homens

-Surgimento dos 1º pensadores educacionais, que sérvio de base para o movimento pioneiro da educação

-Método Monitorial Lancasteriano; O método supunha regras pré-determinadas, rigorosa disciplina e a distribuição hierarquizada dos alunos sentados em bancos dispostos num salão único e bem amplo, “fracassou”

-Método Intuitivo Profissionalizante. Era um método que visava a serviços de trabalhos manuais, não intelectuais.

- Até a Reforma Francisco Campos, o Brasil não tinha uma estrutura de ensino organizado à base de um sistema nacional (Romanelli, 1978, p.131). Cada Estado da Federação tinha seu próprio sistema.





Atividade 3: Características da  Educação no Era Vargas e na Ditadura Militar

Característica da Educação na Era Vargas

-Descentralização do ensino do império, atribuindo a União a incumbência do ensino superior, e secundário e aos Estados  a educação elementar e a profissional; Isso na época populista. Depois com mão de ferro ele centraliza

-Francisco Campos decreta o retorno de ensino religioso, facultativo das escolas publicas.

- Em 1942, já no estado novo, através das “leis orgânicas do ensino”, Capanema implementa a sua reforma abrangendo os ensinos industriais, e secundários comercial normal primário a agrícola.  

- A lei orgânica do ensino profissional cria dois tipos de ensino; um pelo sistema oficial e outro pelas empresas (SENAI e SENAC)

- Havia muitas vagas para a demanda, que não havia mão de obra qualificada. Não havia pessoas para a demanda do capitalismo.

- Houve um aumento quantitativo, mas não qualitativo na educação. As pessoas não tinham a cultura de ir para a aula.

Características da Educação na Ditadura Militar

- Foi organizada a nova  LDBEN, de 1961, lei 5692; Enfim, a falta de obrigatoriedade do ensino de língua nas escolas  foi um retrocesso para o desenvolvimento do ensino no Brasil. Os menos favorecidos ficaram à margem dessa opção. Os estadistas defendiam que só o Estado deveria educar. Escolas particulares podiam existir, mas tão somente como uma concessão do poder público

-Em 1867, a ditadura embarga a lei das organizações consideradas subversivas.

-Para cada universidade é proibida, qualquer tipo de ação política; Estudantes é para estudar, trabalhador é para trabalhar.

-(OSPB) Organização Social e Política Brasileira, no caso superior (EPB), Estudos de problemas Brasileiros. Percebe-se o caráter ideológico manipulador da ditadura. 

-As escolas de ensino médio sofrem controle, seus grêmios são transformados em centros cívicos, sob a orientação do professor de Educação Moral e Cívica. Também esta disciplina era uma extensão da ditadura. 

- O regime fechou o Brasil, e caiu num atraso em relação a mão do obra técnica e cultural.Pelo menos esse era o objetivo. Não era permitido pensar.

- Os cargos de professores deviam ser ocupados por pessoas de confiança, sem passagem pelo Dops (Departamento Estadual de Ordem Política Social)

-Decreto Nº 477, proíbe aos professores e alunos e funcionários das escolas, toda e qualquer manifestação de caráter político.

-Com o pretexto de averiguar atividades “subversivas”, instala-se o terrorismo nas universidades. Processos sumários e arbitrários demitem ou aposentam professores.

-Seu currículo é voltado para a ciências exatas e engenharia, de distancia da tradição humanista e acadêmica. Alem disso, esses oficiais se sentem atraídos pelas formas de disciplinas  moral e severas, típicas do “contismo”.

-Na constituição estabelece a separação da Igreja do Estado e a laicização do ensino nos estabelecimentos públicos.

Atividade 4: Característica na Educação na Redemocratização

Redemocratização

- Promulgada a atual Constituição ela da atenção especifica a educação. Constituição de 1988, obrigatório e gratuita.

- Elaboração da LDBEN.  LEI Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

-Gratuidade em ensinos públicos e estabelecimentos oficiais.

-Ensino fundamental obrigatório e gratuito.

-Atendimento em creches e pré escolas as crianças de zero a seis anos

-Valorização dos profissionais de ensino, com planos de carreira para o magistério publico.

- Autonomia Universitária, ela pode escolher a metodologia de  ensinar os alunos.

-Modernização da metodologia escolar, da gestão de Fernando Henrique. Parabólica, vídeo k7 etc.







Atividade 5: Interesse Neoliberal

Qual o Interesse do Neoliberalismo em Privatizar as Escolas do Brasil?

Parece que a proposta neoliberal "capitalista" segue em sua sangrenta ideologia de oferta e procura desesperadamente, e  pela necessidade de manter o controle sobra a economia, as nações e as pessoas. Ideologicamente falando é isso; Eles querem inserir a educação no giro do mercado global capitalista para obter lucro.                                                                                             
Em relação a causa de desigualdade, se as escolas forem privatizadas. Vai ocorrer a concorrência no mercado, que vai ocorrer   algumas mudança nas escolas em  suas relações, transformando quem ensina num prestador de serviço, quem aprende no cliente. E a educação num produto a ser produzido com alta ou baixa qualidade".
A lógica de privatização e de subvenção, carrega um caráter meritocrático, que só contribui para o aumento das diferenças na escola, a mercantilização da educação só irá agravar a situação daqueles que já se encontram excluídos.
Devido à maior parte da população brasileira não ter acesso a esses serviços privados, já que os serviços oferecidos pelo estado não são de qualidade, isso gera a desigualdade social, pois somente uma minoria elite poderá pagar por esses serviços.
O possível interesse do governo em aderir; a privatização das escolas,  é possível, que aja um  interesse  do governo em aderir a esse sistema, se não for impedido por meio de protestos do povo porque assim, ele tira de sua costa a responsabilidade de educar o povo. Jogando para a propriedade privada, e ai que está o problema como vai ser essa educação, com que interesse, vai ser sempre com objetivo de formar trabalhadores como atualmente, mas hoje pelo menos se almeja uma mudança.

Atividade 6: Elaborar um texto a partir do vídeo  Zeitgeist Addendum do futurista Jaques Fresco, mostrada em sala de aula


“O trabalhador passa por diferente fases de desenvolvimento: Logo que nasce começa a luta contra a burguesia”

                                                                                       Karl Marx
                                           Manifesto Comunista


Segue o texto:

“O homem ainda é o mesmo de antes. é bruto, violento, agressivo, acumulador, competitivo. Ele construiu uma sociedade nesses termos” ...A sociedade capitalista. A relação capitalista, se desenvolveu para o que é hoje a globalização, e isso envolve um jogo sujo entre os poderosos. Parece que a lógica do capital, e  que o dinheiro não existe. Ele é criado,  em cima disso a pessoa, ou país que emprestam do FMI, ou do Banco Mundial, já estão endividados. Todos os lideres que ousaram a se opor a ordem capitalista dos EUA foram vitimas de conspiração, quando aquele esse país recorria a assassinatos para manter os seus interesses do capitalismo, isso é,a globalização das grandes corporações e pelo petróleo, e a corrupção, eles são corruptos.
Por exemplo: Saddam Hussein, foi uma vitima que chegou a ser aliado dos EUA, depois quando não correspondeu foi declarado inimigo. O mesmo podia ter acontecido com Hugo Chaves que queria que o petróleo servisse para o bem do seu povo a Venezuela. A ótica do capitalismo, parece que eles querem manter os sistema monetário, em que os grandes conglomerados mantém o Estado e a economia ao seu controle, no entanto a contradição da globalização capitalista é uma faca de dois gumes.
A raiz do capitalismo tem como objetivo endividar os países para que eles não consigam sair nunca desse jogo, e o Estado compartilha disso. O Karl Marx, já falava na possibilidade de outra sociedade comum a todos e sem religião. Em vista que o capitalismo beneficiava apenas a minoria, porque nesse sistema havia: “Ganância e Competição não são resultado de um temperamento humano imutável. Ganância e medo de escassez estão de fato sendo criadas e amplificadas. A conseqüência direta é que precisamos lutar uns com os outros para sobreviver.” Bernard Lietater, fundador do Sistema Monetário da União Européia “Nós podemos ou ter democracia neste país ou então grandes quantias concentradas nas mãos de poucos, mas não podemos ter ambos.” Louis Brandeis, Juiz da Suprema Corte
         É uma sociedade com lógica monetária, a qual o Brasil está envolvido, e o seu principal credor é o FMI, a qual o jogo deve ser o mesmo dos EUA. Onde ele está envolvido, eles trocam dinheiro criado, por títulos e os credores patrocinam os candidatos a governo. O sistema monetário é muito instável, não proporciona segurança ao trabalhador, que vive o tempo todo ameaçado e inseguro. 
O documentarista Peter Joseph trata de demonstrar como o sistema financeiro foi magistralmente arquitetado para manter o poder (e o dinheiro) nas mãos das mesmas pessoas de sempre, e que o atual sistema fracionário produz um “dinheiro de fumaça”, que na verdade não existe e, em situações como as que vivemos no momento (Crise Econômica Mundial de 2008), não há como fazê-lo aparecer, levando à quebra geral de instituições financeiras e bolsas de valores. O dinheiro não existe, quando ele é inventado, ela já vêem para endividar alguém.
Também de que o dinheiro surge do nada, o governo faz o empréstimo, em troca de títulos de dividas, a partir daí cria-se as notas, mas 97% é dinheiro virtual. Essa luta entre os grandes se consolida para a população que é um escravo alienado, e sem consciência da brutal realidade que envolve esse jogo sujo do capital, que quando chega nas mãos dele já está inflacionado, e com taxa de juros em cima, isso muda a forma de viver das pessoas.
"A sociedade é uma criação técnica, e os métodos mais eficientes para uma saúde humana optimizada, produção, distribuição de recursos, infraestrutura citadina e assim por diante, residem na área da ciência e da tecnologia, não na política ou na economia monetária. Os nossos problemas são técnicos, não políticos ou financeiros. no entanto, a maioria das soluções oferecidas no mundo de hoje continuam enquadradas dentro da atual ordem social e de suas práticas. http://bit.ly/17kkIeW
“Ninguém é mais irreversivelmente escravizado do que aqueles que falsamente acreditam ser livres.” Johan Wolfgang Von Goet.
         A globalização não é esse romantismo ideológico que se vê na televisão! Ela é bem dramática, envolve os interesses dos grandes capitalistas, de corporações e bancos, que com o jogo de empréstimos endividam o governo, a qual exerce certo poder sobre ele, e interfere na vida das pessoas.
“Existem duas formas de conquistar e escravizar uma nação. Uma é pela espada. A outra pela dívida.” John Adams. O mundo globalizado é caracterizado por uma Corporatocracia, governado de fato por instituições como:
- Banco Mundial – CIA – FMI - JP Morgan Chase - Reserva Federal dos EUA – OMC - Exxon
- Halliburton
Possivelmente o futurista Jaques Fresco, se inspirou na formulação de uma sociedade alternativa, no lugar dessa causticante capitalista, e sem religião como idealizou Karl Marx, onde seria uma sociedade comum a todos. O manifesto Comunista termina  assim: “proletários de todos os países, univos ! (frase do manifesto comunista)”. Chamando todos para uma união contra o sistema; assim como o Jaques faz ao sugerir que as pessoas não se alistem, e se reneguem a fazer parte do sistema capitalista. Em outro ponto Karl Marx diz, “Ela não consegue mais controlar os poderes que ela invocou das profundezas logo se voltará conta ela” (frase do manifesto comunista). Deve ser referente a   crise capitalista que não pode controlar, e se torna desastrosa.
Tem pessoas que não acreditem que essa realidade possa mudar um dia, até porque eles estão mergulhadas em conceitos culturais, da sociedade capitalista, por isso não podem  imaginar outra forma de vida a não ser o que já está ai; São escravos sem consciência como retrata o filme. O jogo envolve cada vez mais o surgimento de dinheiro, causando a inflação, isso um dia vai estourar, e causar um colapso nesse sistema, que já pode ser considerado falido e ultrapassado; temos que pensar realmente numa sociedade do futuro que vale a pena viver.

Com o estudo realizado, percebemos que ao longo da historia do Brasil, a educação foi movida por grupos de interesse particular. Os jesuítas tinham o seu interesse religioso, em manter aquele home  cativo, daí por diante. Nunca se pensou no bem do homem, da sociedade, para que a sociedade se transforme para melhor.
Os mecanismo que fizeram parte da historia, na educação do Brasil estiveram sempre ligados com interesses do Estado, ou quando não do capitalismo; Parece que qualificar o homem para que ele trabalhasse seria mais oportuno para a elite em vista que essa seria uma camada da sociedade que se destaque nas regalias.
A ditadura, o Estado neoliberal, o império, e outros  impôs aos brasileiros valores que correspondiam a eles, o interesse do Estado ou quando não de uma instituição chamada Igreja o povo realmente esteve sempre a mercê desses poderes excludentes que compões oligarquias no Brasil.
A exclusão do poder publico no Brasil,percebemos que não vêem de hoje com esse estudo fica a sensação de indignação de uma historia que parece que se repete nos dias atuais quando vemos falar de um neoliberalismo que quer privatizar as escolas no Brasil. Na atual democratização ainda falta muito para melhorar, mas privatizar definitivamente não seria a melhor saída para os nossos problemas; desde quando o capitalismo é a solução de problemas, eles são os problemas. 
         E a questão do capitalismo que é uma força excludente e terrível contra os interesses humanitários, até porque a lógica é tornar mais e mais rico aqueles que estão no topo da pirâmide. Muitas teorias são idealizada para uma substituição dessa, feita pela sociedade cível pois não há interesse do governo que faz parte desse sistema. Propõe-se a revolução na consciência para depois transformar a sociedade sem o materialismo.







Referências

Arruda Aranha Maria Lucia História da Educação. In Arruda Aranha Maria Lucia. São Paulo SP.Editora Moderna, 2001

Marx Karl e Engls Frederich. O Manifesto Comunista 150 Anos Depois In Marx Karl e Engls Frederich. São Paulo SP, Editora Fundação Perseu Ulbramo, 1998

http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32:ldb-de-1961&catid=1035:1961&Itemid=2

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb04.htm

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_metodo_monitorial_mutuo.htm

historia.br.face.unicamp.br

wwweducarparacrescer.abril.com.br

http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=333


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