segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Reflexo da Mídia na Sociedade




         (OBS): (Erro);No Blog aparece como se eu fosse professor; Na verdade ainda sou estudante de História.


         O multiculturalismo; Consiste em termos na frente uma variedade de pessoas com suas culturas, e valores que as vezes são passados de geração em geração.O professor tem que conviver com ele,  e as perguntas  a se fazer é; Que  tipo de homem nos vãos formar? Como é que o professor deve se comportar em sala de aula diante de um mundo de alunos em transformação e em contato com uma mídia que não é das mais fáceis convivência, pois ela impõe um padrão de comportamento,que é absorvido por nos. 
         E esse mesmo aluno que vive numa divisão de classes sociais, convivendo com a ilusão de que a globalização é a reinvenção do capitalismo, pois não é ela ilude, pois a posição de inferioridade é a mesma, e as regalias o filho do pobre não vai ter nessa sociedade nos somos educados a servir os mais ricos.
         Para Paulo freire, a liberdade se dá através da educação, só assim nos libertaremos dos grilhões do capitalismo. Também tem o fator religião na vida dos alunos que significa padrão de comportamento e tabu para eles e os professores.
Planos de aula, professores motivados alunos espertos e ativos nas escolas, são apenas alguns dos contextos em particular que levam uma pessoa a procurar e ramo da educação como motor principal para a vida que ele quer ter e guiar as crianças.
Para o educador, elaborar um plano de aula, não é das mais fáceis tarefas, diversas técnicas são apresentadas, diversas técnicas surgem, como esquema, bibliografia diversas alguns dizem que tem que ser no mínimo de quatro livros. Outros fazem de um livro apenas e quem sabe não da certo o trabalho talvez até melhor do que esses que enche de bibliografia o plano de aula.
   Dos diversos filmes que abordam a educação em que é retratado professores e suas relações com alunos e a sociedade o filme “Escritores da Liberdade” deixa claro que uma metodologia que deu certo para uma turma pode não dar certo para outra.
Geralmente esses planos de aula não são seguidos as vezes é preciso mudar antes, e até mesmo durante as aulas em vista da diversidade  complexa das salas.Vale ressaltar que uma escola é composta de diversos alunos, cada  com um universo psíquico especifico.
Por isso a importância dos estudos da psicologia na formação e desenvolvimento das crianças, e da sociologia como formadora  da abordagem critica sobre a sociedade. Para poder repassar aos alunos no mínimo possível, e o entendimento de quem é o aluno que nos estamos  trabalhando.
         Os bens de consumo a qual a sociedade é bombardeado todos os dias de forma impiedosa pela mídia é reflexos de uma sociedade capitalista que vêem  mostrando ineficiência, em se tratando de valores como educação.
           Na sociedade capitalista o valor educação é quase inexistente, em sua maioria deixada de lado para dar valor àquilo que a mídia pede como celular, um corpo sarado, produtos e a necessidade de estar sempre consumindo o que os comerciais e mídias  do momento apontam como é certo fazer.
         Nessa sociedade onde a mídia exerce um poder ilusório que mexe com os parâmetros individuais, e educando o ser social de forma errada e equivocada, onde existe por trás um grupo que comanda esses valores.
         Nos seus comerciais, telenovela nos é bombardeado uma realidade que não é comum, de um cotidiano angustiante, para as pessoas que vivem sob a pressão constante de uma mídia opressora e que quer impor os valores  a serem seguido, mero enganos, para nos que aderimos a esses valores como uma verdade para as nossas vidas.    
         Além de trabalharem sob uma alienação diante dos problemas como foi no caso do fórum social em Belém eles estavam só interessados em retratar o homem fumando maconha, brigas entre outras coisas que não englobava o real interesse do Fórum Social Mundial.
         Ela está presente na educação, nas formas de se achar e ver a sociedade, e de comportamento. As idéias revolucionaria como Aisten, Karl Marx, e outros, não estão se repetindo nessa geração, ficando um mero reprodutor daquilo que já existe. Ao mesmo tempo em que nos alienamos nos programas de televisão, e colocamos como mais importante esses meios de entretenimento, estamos ficando cada vez mais alienados.
         Se continuar assim, o nosso cérebro vai atrofiar, a muito evoluindo, vai parar no tempo e no espaço de uma sociedade conformada com a sua condição de alienação perante essa posição em relação a mídia   e a cultura. Nos não estamos mas reproduzindo pensamentos revolucionários como o de Karl Marx entre outros que deixaram sua marca na historia seja ela em qualquer  ramo social, cientifico e histórico.

Sebastião Pereira Viana Júnior
(91) 8869-3808

Nenhum comentário:

Postar um comentário