terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trabalho de: “Sociedade, Cultura, Ética e Cidadania”.Professor: Sergio Bandeira do Nascimento. Turma LHN 01 (Faculdades Integradas Ipiranga).Qual o Conceito de Sociedade

                                                                                                 07/08/2012








Trabalho
Prof. Sergio Bandeira do Nascimento 
Sociedade, cultura ética e cidadania
Aluno: Sebastião Pereira Viana Júnior


                                     Capital
                                                   Tentativa de Organização
                                                                               Exploração


           
CAPITAL: é esse o produto gerador do movimento na sociedade, quem tem muito tem o poder, tem a segurança. Quem o produz está no topo da pirâmide social, são eles que serão os chefes da sociedade e nessa relação eles só pagam o necessário para o trabalhador se manter vivo 

TENTATIVA DE ORGANIZAÇÃO: A necessidade de se procurar, o modelo democrático da sociedade, e a forma como a sociedade trabalha, como um órgão vivo segundo Max Weber, e as Leis que são criadas para frear o ímpeto dos mais afoitos ou aqueles que causam as infrações. Nem sempre é bem sucedido, pois a convivência em sociedade não é fácil.    

EXPLORAÇÃO: se da por conta de que a sociedade vive com base na ordem capitalista, esse sistema é desumano a convivência com ele é das mais fáceis Eça se dá pela mais valia, que é o lucro varias vezes em cima do que é produzido pelo trabalhador  causando uma desigualdade social.


SOCIEDADE
             Ela pode ter a denominação de capitalista segunda Karl Marx, no entanto outros pensadores a vêem de forma diferente. Também pode ser um conjunto de normas e regras que estabelece a convivência entre os indivíduos de uma sociedade.
            As sociedades não são autônomas entre si, nem os indivíduos que precisam um dos outros. Principalmente porque elas não se desmembram, continuam juntas mesmo diante de problemas e mazelas que prejudicam a sociedade como os delitos.
            Na sociedade capitalista pode ser sim que os shoppings não estejam cheios de burgueses, mas, no entanto são eles quem fazem as melhores compras. E a posição de inferioridade que vive as pessoas em uma camada inferior da pirâmide social em explorados e exploradores.
            Também temos que perceber que nos é quem faz a sociedade com um multiculturalismo e varias visões de um mundo em transformação. Cada individuo compões essa complexa forma de viver do homem em sociedade. 
            Nessa sociedade injusta nos somos educados a estar sempre numa posição de subserviência para os capitalistas. Também temos que pensar a sociedade como uma relação onde poderia haver uma diferença entre quem manda e obedece.
Também temos o fato da sociedade ser muito voltada para os cultos religiosos o que é característica do pensamento de Max Weber.      




CULTURA

            O homem se apropria da natureza, transforma ela em alguma atividade como por exemplo um barco, a forma como ele utiliza o barco é chamada cultura. Também afirmou que se for no caso do homem construir arma com a natureza, também é cultura. Então concluímos que cultura é tudo aquilo que o homem usa da natureza para produzir. Tudo o que o homem transforma é cultura, como uma cadeira por exemplo que era uma arvore mas foi transformada em cadeira.
            Também estabelecido por uma variáveis de comportamento e costumes que vão determinar a categoria de determinado grupo e a existência de uma tradição que caracteriza aquela sociedade não se pode falar de cultura sem lembrar sociedade vice versa.    A sociedade tem problemas, a filiação religiosa é perigosa porque ela mantém uma camada hierárquica no topo e com poder. Esses influenciam na vida das pessoas, são considerados milagreiros, santos, ou guias espirituais, quando na verdade ele quer manter o poder e exigem um comportamento padrão para essa comunidade. Nessa comunidade da ética protestante e o espírito do capitalismo ela funciona como uma empresa.
Desde as mais simples ruas, as grandes esses homens se põe a citar comportamentos e leis para tirar bens financeiros, benefícios da sociedade. A nossa sociedade é sim muito devotada, para homens e santos de varias épocas. O projeto colonizador religioso foi por uma necessidade de controle e poder que a igreja necessitava e estava perdendo na Europa.       
            As praticas dos homens do colarinho branco nas igrejas não católicas também remontam de uma época em que a religião revolucionou o capitalismo quem era protestante era capitalista, como disso Max Weber “O capitalismo é protestante”. Nessas atividades quem trabalha e produz a riqueza são os eleitos de Deus.
Se existe divisão ela não é boa, pois haverá sempre gente no topo da camada; Essas pessoas controlam os meios de comunicação, TV, radio etc. e armam uma serie de normas a se beneficiar desses mecanismos e tiram proveito no meio político cultural. Não há liberdade realmente sempre existe um meio de controlar a sociedade que é escravizada.  
Essa camada da elite vai manter o poder e ao mesmo tempo ela se instrui se atualiza tem as melhores escolas as maiores oportunidades nos seus gabinetes estão presente os mais influentes seres da sociedade que engloba a religião e cultura, política... Formam-se e vão comandar a próxima geração. Para nós só resta a posição de subserviência e acomodação cultural.   
Então percebemos que até aqui, a sociedade tem dois problemas a filiação religiosa, e a educação porque a criança já cresce nesse mundo então não tem muito que fazer ela dificilmente irá contestar.
E a estratificação social, essas pessoas que estão na camada superior vão sempre ocupar os melhores cargos, serão chefes e controlaram o proletariado que ficaram com cargos de menos expressão.
Nesse lugar, quem foge dos padrões de comportamento que são exigidos, de cima para baixo, está descartado. Então é isso, uma sociedade de interesses, jogo político sujo desigualdades, acomodada, não veja mais indignação a não ser o conformismo das classes baixas diante de uma sociedade e governo opressor.

Fonte Apostila do Professor, a algum conhecimento sobre sociedade capitalista


Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@yahoo.com.br
(91) 8869-3808


Nenhum comentário:

Postar um comentário